Benefícios da Banana para a Saúde

Alimentação 655 visitas 2 Comentarios

A banana é um dos frutos mais produzidos e consumidos a nível mundial. E não, não se deve apenas ao seu sabor. É que esta fruta tem vários benefícios para a sua saúde.

Estima-se que a banana tenha começado a ser cultivada no Sudoeste Asiático, mais concretamente na Malásia, há mais de sete mil anos. A partir daí, chegou (mais tarde) a outros continentes. Trata-se de uma fruta tropical, composta por uma polpa doce e macia. E se agrada ao palato, agrada mais ainda ao seu organismo.

As propriedades da banana oferecem vários benefícios para a sua saúde, que vão desde a prevenção de cãibras ou dores musculares e ainda podem ajudá-lo na sua dieta.

As bananas são ricas em vitamina B que, segundo os especialistas, é essencial ao sistema nervoso. Este fruto pode, por isso, ajudar a regular os níveis de stress. Isto porque o Instituto de Psicologia Australiano concluiu que os pacientes hospitalizados que tinham mais peso eram os que tinham um elevado nível de stress no trabalho. Por isso, recomendam a banana como alternativa ao chocolate ou às batatas fritas.

Aos benefícios para o sistema nervoso, junta-se um maior nível de concentração. Um estudo da escola de Twickenham, em Inglaterra, analisou cerca de 200 estudantes que iam realizar um exame.

Os resultados dizem que os alunos que comeram uma banana ao pequeno-almoço apresentaram mais energia e motivação na realização do exercício. Os elevados níveis de potássio que compõem o fruto fazem com que o cérebro esteja mais ‘alerta’.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA BANANA:

  • Regular o intestino, devendo-se consumir banana bem madura em casos de prisão de ventre e banana mais verde em casos de diarreia;
  • Diminuir o apetite, pois aumenta a saciedade e é rica em fibras;
  • Evitar cãibras musculares, por ser rica em potássio e magnésio;
  • Reduz a pressão arterial, pois é rica em magnésio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos;
  • Melhorar o humor e ajudar a combater a depressão, pois contém triptofano, um aminoácido que participa da formação hormonas que melhoram o humor e ajudam a relaxar;
  • Fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, por ser rica em vitamina C;
  • Melhorar o metabolismo do colesterol e dos hidratos de carbono, por ser rica em magnésio;
  • Ajudar a controlar o colesterol e prevenir cancro intestinal, por conter fibras solúveis.

Para quem sofre de úlceras estomacais muitos alimentos ficam de fora, mas bananas são uma excepção. Isso porque a banana ajuda a proteger o estômago e proteger contra ácidos corrosivos e a irritação.

Benefícios da Banana para a Saúde

No que toca aos praticantes de desporto, a banana tem especial relevância graças a algumas características que esta apresenta:

  • Durante a prática de exercício o corpo gasta muito mais potássio que o normal e essa perda é a responsável pelas cãibras musculares. 100g de banana contêm cerca de 425mg de potássio o que ajuda e muito a reduzir a ocorrência deste problema;
  • A banana é rica em hidratos de carbono e, além disso, é rica em fibra, o que favorece o aumento da sensação de saciedade e tornando a banana ideal para consumir antes dos treinos;
  • Apresenta uma digestão rápida, impedindo aquela sensação de inchaço quando treinamos depois de comer;
  • É rica em vitamina B6, acelerando a recuperação muscular após o exercício.

Composição Nutricional Banana (Quantidade por 100 gr)

Hidratos de carbono 21.8 gr

Lípidos 0.4 gr

Proteínas 1.6 gr

Fibras 3.1 gr

Vitamina C 10 mg

Vitamina B1 0.06 mg

Vitamina B2 0.07 mg

Vitamina B3 0.3 mg

Vitamina B6 0.29 mg

Vitamina A 4 μg

Vitamina E 0.27 mg

Potássio 425 mg

Magnésio 28 mg

Fósforo 25 mg

Cálcio 8 mg

Sódio 6 mg

Zinco 0.2 μg

Ferro 0.4 μg

Benefícios da Banana para a Saúde

Formas de Consumir Banana

A banana é considerada uma fruta versátil por ser fácil de carregar e de descascar, mas engana-se que acredita que é só dessa forma que podemos comer a fruta.

A banana pode ser consumida crua, grelhada, assada, pode ser utilizada para fazer shakes, ela desidratada serve como tira gosto etc. A farinha de banana traz vários benefícios à saúde e pode substituir a farinha de trigo na maioria das receitas.

Como pode constatar, são muitos os benefícios da banana para a saúde e é um alimento bastante acessível.

A banana é daquelas frutas que não devem faltar na fruteira, não só por ser tão completa nutricionalmente, mas também porque oferece uma verdadeira explosão de energia que pode manter-nos saciados durante quase duas horas.

Benefícios da Banana


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
TAGS
2 Comentários
  1. Afonso

    | Responder

    tinha muitas caibras, aconselharam-me comer bananas e realmente deixei de ter as malditas caibras…

  2. Diogo

    | Responder

    Uma banana por dia não sabe o bem que lhe fazia… 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *