Controlar a glicose com alimentos

Alimentação 1678 visitas 1 Comentario

A diabetes é uma doença que atinge grande parte da população.

Ela acontece quando o pâncreas não consegue produzir a quantidade de insulina adequada para o organismo, aumentando a quantidade de glicose no corpo. Por isso, o primeiro passo de quem sofre com a doença é eliminar o açúcar, maior fonte de glicose existente.

Sabe como controlar a glicose com alimentos?

Muitas vezes acabamos ingerindo doces e massas em quantidades desnecessárias e até mesmo perigosas, pois deixamos o pâncreas extremamente sobrecarregado. Este pequeno órgão esforça-se ao máximo para dar conta de tirar todo o açúcar do sangue e levar para as células, no entanto, nem sempre  consegue. Além disto, este grande esforço vai desgastando o órgão que com o tempo fica com as suas funções prejudicadas.

Para baixar a glicose, antes de tudo, é preciso ter atenção aos hábitos alimentares.

Praticar exercícios físicos regularmente também ajuda bastante, assim como dormir o necessário e evitar situações de stresse.

Evitar tomar cafés, chás e refrigerantes é também indicado, da mesma forma, recomenda-se evitar ao máximo a ingestão de doces.

Controlar a glicose com alimentos

Alguns dos alimentos para controlar a glicose:

Abacate: Auxiliam na resistência à insulina, reduz os níveis de colesterol ruim, aumenta o colesterol bom e atua na prevenção de doenças cardiovasculares.

Amêndoas: Ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. É recomendado consumir 4 unidades por dia.

Aveia: Uma fibra solúvel que retarda a digestão impedindo grandes picos dos níveis de açúcar no sangue, além de melhorar a sensibilidade à insulina.

Canela: Controla o açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2.

Controlar a glicose com alimentos

Chá verde: Ajuda a regular a glicose no organismo, evitando ou controlando o diabetes.

Couve: Possui substâncias capazes de limitar a absorção de gordura e reduz o nível de colesterol LDL.

Feijão: Riscos em fibra solúvel e proteína com baixo índice glicémico, sendo ideal para prevenir grandes oscilações de açúcar no sangue, além de retardar o aumento de glicose no sangue.

Controlar a glicose com alimentos

Controlar a glicose foto

Laranja: Reduz o nível de colesterol LDL e tem um baixo índice glicémico.

Linhaça: Controla a glicemia e a libertação de insulina no organismo.

Salmão: Reduz a inflamação associada à resistência à insulina e ainda protege o coração devido a grande quantidade de ômega-3.

Vinagre de maçã: Melhora a sensibilidade à insulina em pessoas com diabetes ou resistência à insulina.

Estes alimentos e muitos outros ajudam a controlar diabetes, por isso converse com o seu médico ou nutricionista, para que eles possam aconselhar qual a melhor maneira para consumir estes alimentos.

Ficar atento ao nível de glicose no sangue é muito importante, especialmente para pessoas que sofrem de diabetes. Diante de casos frequentes de sintomas como os mencionados acima, não deixe de conversar com um médico para verificar o que realmente está acontecendo com o seu corpo.

Controlar A Glicose


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
1 Comentário
  1. Bruno Vinhas

    | Responder

    Tenho muito cuidado com a minha alimentação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *