Benefícios das sementes de melancia

Alimentação 1614 visitas 2 Comentarios

A parte da fruta mais aproveitada é a sua polpa, mas o que poucas pessoas sabem é que as sementes de melancia também podem ser utilizadas e são benéficas à saúde quando aproveitadas na forma de chá, por exemplo.

As sementes de melancia são compostas por cerca de 35% de proteínas de qualidade elevada. Dos nove aminoácidos essenciais, as proteínas desta semente são bem classificadas em quase todos, com excepção da lisina.

O chá é indicado para quem sofre com problemas de hipertensão, por conter substâncias vasodilatadoras, o que facilita a circulação do sangue no organismo, além de afastar o indesejável problema da retenção de líquidos, muitas vezes responsável pela desagradável sensação de inchaço.

É importante ressaltar que os 40 gramas de sementes não devem ser excedidos e a forma mais adequada de consumi-las é por meio da infusão. Ingerir as sementes de modo natural não é indicado, pois elas não são facilmente digeridas.

sementes de melancia

sementes de melancia foto

As sementes de melancia são bastante energéticas – nutritivas, as sementes de melancia são ricas em licopeno, um tipo de antioxidante bastante poderoso e que também está presente no tomate. Além disso, estas sementes contêm elevado teor de magnésio e zinco.

Para fazer o chá da semente de melancia é simples, você precisará de:

– 2 Colheres das sementes (já desidratadas de um dia para o outro)

– ½ Litro de água

Deixe ferver a água até e em seguida adicione as sementes, mantendo, a partir daí, o recipiente tapado até que o chá adquira uma temperatura mais amena. É importante que o chá esteja fresco, ou seja, é necessário que seja feito no dia em que for consumido para garantir dessa forma o aproveitamento de todas as suas propriedades.

Assim como na maioria das frutas, as sementes presentes na melancia podem agir como laxantes suaves e favorecer o trânsito intestinal. Algumas pessoas usam estas sementes para preparar uma infusão e combater a prisão de ventre.

A melancia é uma fruta saborosa e muito refrescante, adorada por muitas pessoas por todo o mundo, mas o impressionante é que poucas dessas pessoas conhecem o fantástico poder natural das suas sementes para a nossa saúde.

sementes de melancia


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Tiago

    | Responder

    Como adoro melancia, vou passar a aproveitar as sementes.

  2. Cristiana Braga

    | Responder

    Este chá é muito bom, recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *