Síndrome do Intestino Irritável – Tratamento Natural

Alimentação 2873 visitas 1 Comentario

A síndrome do intestino irritável é uma doença comum crónica que afecta o intestino grosso (cólon) e que exige acompanhamento médico a longo prazo.

Estima-se que a síndrome do intestino irritável afecta cerca de 10% da população, principalmente mulheres, e representa a principal causa de consultas em gastrenterologia.

Trata-se de uma perturbação motora do tubo digestivo que origina uma grande diversidade de sintomas digestivos crónicos ou recorrentes (dor abdominal, obstipação, diarreia, sensação de gás e distensão abdominal) na ausência de uma causa orgânica detectável.

A designação de intestino irritável deve-se ao facto de, nestes doentes, o tecido muscular do intestino ser mais sensível e reagir mais intensamente a estímulos habituais, como a alimentação e o stress. Essa disfunção muscular pode ocasionar atraso ou aceleração no movimento intestinal e, consequentemente, alteração na frequência, forma ou consistência das fezes.

foto Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do Intestino Irritável foto


As paredes dos intestinos são revestidas com músculos que se contraem e relaxam conforme o alimento ingerido vai passando do estômago em direcção ao recto.

Na síndrome do intestino irritável, as contracções podem ser mais fortes e podem durar mais tempo do que o normal, fazendo com surja alguns sintomas característicos da doença, como gases, flatulência e diarreia.

O tratamento para a síndrome do intestino irritável tem como objectivo aliviar os sintomas, pois não existe um tratamento específico ou cura. Na maioria dos casos, alterações na dieta e diminuição do stress já são suficientes para controlar o intestino irritável e aliviar os sintomas.

A sensibilidade alimentar é muito individual, mas, geralmente, fazem parte da lista de “suspeitos”:

• Leite e derivados: muitos pacientes têm intolerância à lactose;
• Cafeína: chá preto, chá mate, chá verde, café, chocolate, refrigerantes à base de cola;
• Condimentos e especiarias: canela, pimenta, alho, cebola;
• Frutas cítricas: laranja, limão, abacaxi, maracujá;
• Gordura: fritos, amendoim, queijos amarelos;
• Refrigerantes, bebidas alcoólicas;
• Glúten: pão, macarrão, bolo, biscoito;
• Sacarose: açúcar, doces;
• Algumas carnes, como a de porco.

Nos casos em que há distensão abdominal causada por gases intestinais, deve evitar alimentos como feijão, lentilha, cenoura, uva-passa, damasco, brócolos, couve-flor e cebola.

Síndrome do Intestino Irritável

Síndrome do Intestino Irritável foto


O kiwi é óptimo para quem tem a síndrome do intestino irritável. Isto porque investigadores constataram que o consumo de dois kiwis por dia, durante um mês, reduziu significativamente o tempo de trânsito do cólon, aumentou a frequência de defecação e melhorou a função intestinal naqueles que têm SII.

Conheça alguns alimentos para o tratamento natural do Síndrome do Intestino Irritável

1. Iogurte

O iogurte contém ‘culturas vivas’, são bactérias amigáveis que fornecem uma camada de protecção aos intestinos e ajudam a gerar ácido láctico e a expulsar as toxinas do corpo.

2. Semente de Linhaça

Coma uma colher de sopa de semente de linhaça com água, uma vez por dia.

Como alternativa, adicione uma colher de chá de semente de linhaça numa chávena de água a ferver. Aguarde 5 a 10 minutos e depois beba este chá de ervas antes de ir para a cama.

3. Hortelã

A hortelã reduz os sintomas da SII como cólicas, distensão abdominal e diarreia.

4. Gengibre

Gengibre reduz os gases e o inchaço, portanto, é frequentemente recomendado para o tratamento da SII. O gengibre também reduz a inflamação nos intestinos e relaxa os músculos intestinais.

Adicione meia colher de chá de gengibre fresco ralado numa chávena de água quente. Deixe em infusão por 10 minutos, retire o gengibre e adicione um pouco de mel e em seguida beba o chá. Pode beber chá de gengibre duas ou três vezes por dia para aliviar cólicas e dores abdominais.

Síndrome do Intestino Irritável

5. Aveia

Comer farelo de aveia diariamente dará ao seu corpo a fibra necessária e reduzirá os sintomas da SII.

Adicione uma colher de sopa de farelo de aveia ao iogurte, smoothie ou salada.

6. Cenouras

As cenouras são uma boa fonte de pectina, o que pode ajudar a prevenir os sintomas da SII, bem como tratar a diarreia e a constipação

7. Camomila

A propriedade anti espasmódica, bem como a alta quantidade de taninos presentes na camomila pode fornecer grande alívio dos sintomas da  síndrome do intestino irritável como da diarreia. Além disso, a camomila reduz a inflamação nos intestinos e alivia espasmos abdominais.

Alguns pacientes conseguem bons resultados aliando a psicoterapia ao tratamento “tradicional”, principalmente quando a Síndrome do Intestino Irritável é desencadeada por factores emocionais, como o stress psicológico e a ansiedade. Essa avaliação deve ser feita pelo médico, assim como a decisão de utilizar ou não medicamentos e por quanto tempo.

A prevenção passa pelo controlo dietético, pela adopção de práticas de vida saudáveis e por evitar todos os factores que podem desencadear as crises.

O exercício físico e o controlo do stress são dois aspectos igualmente muito importantes.

O tabaco pode contribuir para o agravamento dos sintomas associados à síndrome do cólon irritável, pelo que é importante evitá-lo.

Conhecer bem a doença e saber identificar os factores que a agravam é o melhor caminho para prevenir os seus sintomas.

Para mais informação, clique aqui


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
1 Comentário
  1. Pingback: Bebida que elimina a barriga em 8 dias | Portal sobre dietas

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *