Queda de cabelo – Tratamento natural

Beleza & Estética 1280 visitas 2 Comentarios

Queda De Cabelo

A queda de cabelo deixou de ser uma preocupação só dos homens. Hoje muitas mulheres também sofrem desse problema ainda jovens e procuram em produtos e cremes alguma forma de prevenir esse acontecimento.


queda de cabelo tratamento

No período de gestação, o aumento dos níveis dos hormonas femininos (estrógenos) prolonga a fase de crescimento dos fios, o que significa que a queda natural se torna mais lenta. Após o nascimento do bebé, as alterações hormonais provocam uma queda maior, pois os folículos que permaneceram em repouso, no pós-parto caem juntamente com os demais.

A carência de ferro é uma causa comum da anemia e afecta a saúde dos cabelos (principalmente das mulheres), pois esse mineral age directamente na oxigenação dos tecidos. Para diagnosticar o problema, o médico analisará o histórico do paciente e solicitará exame hematológico para controle da dosagem de ferretina (stock corporal de ferro).

O tratamento é medicamentoso. Para prevenir, observe as perdas de sangue durante a menstruação e aumente o consumo de alimentos ricos em ferro como folhas verde-escuras (agrião, espinafre, salsa), grãos integrais, amêndoas, nozes, castanha de caju, frutas secas (damascos, passas, ameixas), brócolos, ervilhas, feijões, sementes como gergelim e girassol, algas marinhas, etc.

A fragilidade ou maior intensidade de queda de cabelo é multifatorial: stress e cansaço, alterações hormonais, como por exemplo, o pós-parto, alimentação desequilibrada, alguns medicamentos, etc.

As alterações climáticas, são também, uma dessas causas uma vez que o crescimento e a queda do cabelo dependem das variações do ciclo de cada folículo e estas são influenciadas pela variação da luz solar. Uma elevada percentagem de pessoas (cerca de 70%) apresentam um aumento do número de cabelos que caem durante os meses de outono essencialmente por esse motivo. Nesses momentos, o ideal é fazer um reforço nutricional dos nutrientes que ajudam à renovação do cabelo para repor mais rapidamente os cabelos que caem.

Queda De Cabelo
Para o tratamento natural da queda do cabelo, tenha em consideração o seguinte:

1. Coma vegetais, frutas, cereais integrais, peixe, nozes, sementes e garanta uma adequada ingestão de proteínas.

2. Reduza a cafeína, o açúcar, o sal e as gorduras saturadas.

3. Evite o uso de produtos químicos e de calor no seu cabelo. Faça uma massagem no couro cabeludo, com óleos essenciais e deixe durante a noite, para proteger o cabelo e estimular o crescimento de novos folículos pilosos.

4. Considere a toma de suplementos de vitaminas do complexo B e ácidos gordos essenciais.

5. Escove ou penteie o cabelo sempre de forma suave. Mantenha as tranças e os rabos de cavalo frouxos.

6. O excesso de calor ou o uso exagerado do secador, pode enfraquecer as proteínas do cabelo, tornando-o mais frágil e quebradiço,

7. Não fume – o cigarro, além de estragar os fios e acabar com a saúde deles, deixa um cheiro horrível. Fumar é uma das principais causas da queda de cabelos nas mulheres.

8. O exercício físico regular e os hábitos de sono saudáveis aumentam a circulação e a saúde geral, promovendo um cabelo saudável

queda de cabelo foto

A queda de cabelo pode estar relacionada a diversas causas e dentre elas está a deficiência de alguns nutrientes e por isso indivíduos que não se alimentam de forma adequada, principalmente com uma dieta pobre em proteína, têm grande probabilidade de ter queda de cabelo.

Existem vários tipos de alimentos que podem ser consumidos para fortalecer e prevenir a queda de cabelo.

Feijão – proteína é essencial para o cabelo saudável e o feijão são uma grande fonte de proteína magra. Eles também fornecem grande quantidade de Biotina, Ferro e Zinco.

Comer vegetais de folhas verdes –  espinafre, couve e Acelga fornece ao corpo vitaminas essenciais para o cabelo, como as Vitaminas A e Vitamina C, que ajudam os folículos pilosos a produzirem sebo. As folhas verdes também contêm Biotina, Cálcio e Ferro

Abacate – contém várias benefícios para o cabelo, incluindo Vitaminas do Complexo B, Vitamina E, betacaroteno, Cobre, Vitamina C, e gorduras saudáveis.

Mariscos – são uma grande fonte de Vitamina B12, Zinco, ferro e outras vitaminas essenciais para a saúde do cabelo. Frutos do mar também é rico em ferro, zinco, vitamina D, selênio, e de Omega-3. Atum, caranguejo e lagosta têm a maior quantidade de selênio em comparação com outros mariscos. Ostras são particularmente ricas em zinco.

A vitamina E

A vitamina E é vital para a circulação do couro cabeludo e regeneração celular, ambos necessários para o crescimento do cabelo. Na hora de escolher qual a melhor vitamina para cabelo e pele, a vitamina E deve ser uma das prioridades, e deve ser obtida de fontes de alimento como cereais integrais, óleos vegetais e sementes, a gema do ovo, fígado e a gordura que envolve a carne.

Durma o suficiente, tente dormir pelo menos 8 horas por dia, pois um cabelo saudável necessita sempre de uma boa noite de sono;. Vigie o estado de oleosidade do couro cabeludo. A oleosidade em excesso pode conduzir à alopécia.

Fique atento ao uso de antibióticos e anti-inflamatórios, o uso contínuo desses medicamentos é grande aliado da queda capilar

DICA: Prepare uma bebida à base de mel, iogurte, banana e leite magro. Esta bebida é rica em biotina ajudará a fortalecer as raízes do seu cabelo, beba dia sim, dia não.

 


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Isabel Dimas

    | Responder

    Nesta altura do ano cai-me imenso cabelo, vou levar estas dicas!

  2. Barbara

    | Responder

    Desde que mudei a minha alimentação, o meu cabelo está mais brilhante e saudável sim!

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *