Os benefícios da dança

Bem Estar Emocional 1986 visitas 3 Comentarios

A dança é uma actividade física que também serve como factor de socialização. Além de aproximar as pessoas que a praticam, o que acaba por ter efeitos positivos na sua saúde mental, tem benefícios com repercussões no organismo, nomeadamente musculares, articulares, cardíacos, pulmonares e circulatórios.

A dança é uma actividade física que traz inúmeros benefícios para o corpo e para a mente e, ainda, pode ser utilizada como terapia.

Em pouco tempo, nota-se que os benefícios vão muito além do bem-estar físico.

Uma das formas mais simples e divertidas de queimar calorias é dançar. Sozinho, em pares ou em grupo, a dança tem no entanto muitos outros benefícios tanto para o corpo como para a mente, podendo trazer melhorias significativas à sua vida de quem a pratica.

Ao praticar qualquer actividade física, o cérebro liberta uma substância chamada serotonina que transmite uma sensação de alívio, relaxamento e bem-estar. A dança não é excepção e, qualquer que seja a modalidade escolhida, o aumento do bem-estar psicológico é garantido.

Com o cérebro a libertar a serotonina, verificam-se também mudanças no humor e na qualidade do sono. As aulas de dança em ginásios ou academias de dança, proporcionam momentos de diversão e convívio, pelo que a prática da dança em grupo tem ainda mais vantagens.

O praticante desliga-se dos seus problemas, funcionando a dança quase como uma terapia, que aumenta o bem-estar e a auto-estima.

benefícios da dança

benefícios da dança foto

O seu nível de habilidade, a sua idade, tipo ou tamanho do corpo não importa quando se trata de receber os benefícios da dança. Dançar é um bom exercício, até mesmo para pessoas que não têm sido muito activas fisicamente.

Qualquer tipo de dança é um exercício válido e altamente benéfico para sua saúde.

A dança oferece os mesmos benefícios que outros exercícios com uma pequena e importante diferença, ao dançar, você concentra-se em aprender e desfrutar de uma actividade física que está apaixonada, em vez de se concentrar na queima de calorias.

A dança pode tornar-nos mais inteligentes, mais rápidos a pensar e a conseguir soluções criativas, como revelou que dançar é ainda uma arma poderosa no afastamento de doenças degenerativas.

Para além disso, quanto mais dançar melhor!

E para potenciar ainda mais os efeitos da dança sobre o cérebro, deve optar por aprender diferentes estilos de dança (quanto mais exigentes, melhor!), improvisar sempre que possível (ao invés de cingir-se a passos coreografados) e se dançar a dois, trocar de parceiro de dança as vezes que puder… para manter a actividade interessante e o cérebro activo!

Precisa de mais algum motivo para pisar a pista de dança?

Os benefícios da dança


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Júlia Campos

    | Responder

    A dança liberta as más energias 🙂

  2. Gabriela Pausa

    | Responder

    Adoro dançar porque me liberta completamente…

  3. Fernanda

    | Responder

    Não falto ás minhas aulas de zumba 🙂

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *