Como obter uma memória saudável

Bem Estar Emocional 1290 visitas 3 Comentarios

Memória saudável, você já teve um “branco”? Quando você mais precisa de uma informação ela simplesmente desaparece na sua mente. Esse problema é muito comum e também fácil de resolver. Tudo está ligado aos seus hábitos e a maneira como utiliza a sua memória.

Se ganhasse um euro cada vez que se esquece de um produto da sua lista de compras, nunca precisaria de se preocupar com o dinheiro para fazer as suas compras no supermercado. Seria abastecido para a vida. É isso que acontece muitas vezes, as pessoas esquecem-se de pequenas coisas como os produtos da lista de compras, números de telefone, etc. Não deixe que os pequenos esquecimentos se tornem em grandes esquecimentos. Leia estas sugestões para salvar a sua memória.

Sabia que, mesmo no final da vida, pode fazer crescer novas células cerebrais no centro da memória do seu cérebro?

Uma pesquisa recente revelou que um alto nível de exercício aeróbico, como a corrida e o ciclismo, realmente estimulam o crescimento de novos neurónios dentro do hipocampo do cérebro. Se quer ter uma memória melhor, adicione mais exercícios aeróbicos às suas actividades diárias, pois isso vai ajudar.

Estamos mais propensos a lembrar de algo que nos acontece quando estamos junto de outras pessoas do que quando estamos sozinhos. As pessoas são atraídas umas para as outras, e por isso lembramo-nos mais do tempo de quando estamos acompanhados do que quando estamos sozinhos. É por isso que os grupos de estudo funcionam tão bem.

Antes de fazer um compromisso para melhorar a sua memória, certifique-se que está pronto para o fazer e mantenha uma mente aberta. A memória de algumas pessoas não vai melhorar, porque não estão dispostas a experimentar algumas técnicas que lhes são indicadas. Diga a si mesmo que com um trabalho suficientemente árduo, a sua memória vai funcionar tão bem como nunca funcionou!

Memória Saudável

memória saudável


Uma maneira de ajudar a melhorar a sua memória em geral é ver menos televisão. A televisão realmente estraga os estudos cerebrais, pois esses estudos mostram que as pessoas que vêem mais de uma hora de televisão por dia têm mais dificuldade em concentrarem-se e lembrarem-se de coisas a curto prazo. Em vez disso, tente exercitar o cérebro jogando jogos de memória como as palavras cruzadas, ou o sudoku, entre outros ou conversando.

Uma estratégia para melhorar a sua memória e que muitas vezes fica esquecido é o exercício físico. A pesquisa mostrou que os exercícios aeróbicos (como correr, andar de bicicleta, caminhar, etc) estimulam o crescimento de células cerebrais no hipocampo. O hipocampo é a área do cérebro que é dedicado ao armazenamento e às recordações da memória, assim ter mais células cerebrais nesta área ajuda a melhorar a sua capacidade global para recordar informação.

Se precisa de mais uma desculpa para fazer exercício, saiba que a actividade física melhora os efeitos das substâncias químicas úteis dentro do cérebro e, na verdade, protege as células cerebrais! O exercício é uma arma potente na melhoria da sua memória e na sua manutenção, à medida que envelhece. Portanto, mantenha-se activo, mantenha-se em movimento e mantenha a sua memória!



Para melhorar a sua memória para um determinado assunto que tenha que estudar, certifique-se que está totalmente focado no assunto. A memória trabalha agarrando factos importantes do presente e armazena-os para mais tarde recordar. Se não está focado no que está a estudar, o seu cérebro não irá considerar esses factos importantes e não os vai armazenar.

Sim, os pequenos lapsos de memória podem eventualmente transformar-se em grandes lapsos de memória. Esquecer-se do que precisa de comprar na loja hoje, pode-se transformar em esquecer-se de ir buscar o seu filho e levá-lo ao futebol amanhã. Pare o envelhecimento do seu cérebro treinando-o para memorizar.

Dormir é extremamente importante para a memória saudável e também para a concentração. O ideal é dormir entre 7 e 8 horas por noite.

Use as sugestões deste artigo para o ajudarem a lembrar-se.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Maria

    | Responder

    Vendemos Telemoveis ao melhor preço do mercado.

  2. Rui

    | Responder

    Parabéns pelo artigo

  3. Fátima Lopes

    | Responder

    Dormir – melhor remédio para vários problemas de saúde

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *