Bem Estar Emocional

Como obter uma memória saudável

Memória saudável, já teve uma “branca”?

É realmente possível melhorar a sua memória? Se alguma vez se esqueceu onde deixou as suas chaves ou a apagar informações sobre testes importantes, então provavelmente desejou que a sua memória fosse um pouco melhor.

Felizmente, há muitas coisas que pode fazer para ajudar a melhorar a sua memória.

Quando mais precisa de uma informação ela simplesmente desaparece na sua mente. Este problema é muito comum e também fácil de resolver.

Tudo está relacionado aos seus hábitos e a maneira como utiliza a sua memória.

Se ganhasse um euro cada vez que se esquece de um produto da sua lista de compras, nunca precisaria de se preocupar com o dinheiro para fazer as suas compras no supermercado. Seria abastecido para a vida.

É isso que acontece muitas vezes, as pessoas esquecem-se de pequenas coisas como os produtos da lista de compras, números de telefone, etc.

Não deixe que os pequenos esquecimentos se tornem em grandes esquecimentos. Confira algumas sugestões para salvar a sua memória.

Sabia que, mesmo no final da vida, pode fazer crescer novas células cerebrais no centro da memória do seu cérebro?

Estudos recentes revelaram que um alto nível de exercício aeróbico, como a corrida e o ciclismo, realmente estimulam o crescimento de novos neurónios dentro do hipocampo do cérebro.

Se quer ter uma memória melhor e muito mais activa, pratique mais exercícios aeróbicos às suas actividades diárias, pois isso vai ajudar.

Estamos mais predispostos a lembrar de algo que nos acontece quando estamos junto de outras pessoas do que quando estamos sozinhos.

As pessoas são atraídas umas para as outras, e por isso lembramo-nos mais do tempo quando estamos acompanhados do que quando estamos sozinhos.

É por esse motivo que os grupos de estudo funcionam tão bem.

Antes de fazer um compromisso para melhorar a sua memória, confirme se está pronto para o fazer e mantenha uma mente aberta.

A memória de algumas pessoas não vai melhorar, porque não estão dispostas a experiênciar algumas técnicas que lhes são propostas.

Diga a si mesmo que com um trabalho suficientemente complicado, a sua memória vai funcionar tão bem como nunca funcionou!

lembretes

Uma forma de ajudar a melhorar a sua memória em geral é ver menos televisão.

Estudos recentes mostram que as pessoas que vêm mais de uma hora de televisão por dia têm mais dificuldade em concentrarem-se e lembrarem-se de coisas a curto prazo.

Ao invés disso, tente exercitar o cérebro jogando jogos de memória como as palavras cruzadas, ou o sudoku, entre outros ou conversando.

Exercício físico

Uma estratégia para melhorar a sua memória e que muitas vezes fica menosprezado é o exercício físico.

A pesquisa revelou que os exercícios aeróbicos (como caminhar, correr e andar de bicicleta,  etc) estimulam o crescimento de células cerebrais no hipocampo.

O hipocampo é a área do cérebro que é dedicado ao armazenamento e às recordações da memória, assim ter mais células cerebrais nesta área ajuda a melhorar a sua capacidade global para recordar informação.

Se precisa de mais uma desculpa para fazer exercício, saiba que a actividade física melhora os efeitos das substâncias químicas úteis dentro do cérebro e, na verdade, protege as células cerebrais!

O exercício físico é uma arma eficaz na melhoria da sua memória e na sua manutenção, à medida que envelhece.

Portanto, mantenha-se activo, mantenha-se em movimento e conserve a sua memória!

memória saudável

Dormir bem é fundamental

Para melhorar a sua memória para um conteúdo especifico que tenha que estudar, certifique-se que está totalmente concentrado no assunto.

A memória trabalha retendo factos importantes do presente e armazena-os para mais tarde recordar.

Lembre-se de estimular a sua memória diariamente.

Se não está concentrado no que está a estudar, o seu cérebro não irá considerar esses factos importantes e não os vai armazenar.

Sim, os pequenos lapsos de memória podem provavelmente transformar-se em grandes gafes. Esquecer-se do que precisa de comprar no supermercado hoje, pode-se transformar em esquecer-se de ir buscar o seu filho e levá-lo ao ténis amanhã.

Trave o envelhecimento do seu cérebro treinando-o para memorizar.

Dormir é extremamente importante para ter uma memória saudável e também para a concentração.

O ideal é dormir sempre entre 7 e 8 horas por noite.

Como obter uma memória saudável

Métodos para melhorar a sua memória

Utilizar Dispositivos Mnemónicos

Os dispositivos mnemónicos são uma técnica frequentemente utilizada pelos estudantes para ajudar na recolha. Uma mnemónica é simplesmente uma forma de lembrar a informação.

Por exemplo, pode associar um termo que precisa de lembrar a um item comum com o qual está muito familiarizado.

A melhor mnemónica é aquela que utiliza imagens positivas, humor, ou novidade.

Elaborar e ensaiar

A fim de recordar informações, é necessário codificar o que se está a estudar em memória a longo prazo. Uma das técnicas de codificação mais eficazes é conhecida como ensaio elaborativo.

Um exemplo desta técnica seria ler a definição de um termo-chave, estudar a definição desse termo, e depois ler uma descrição mais detalhada do que esse termo significa. Depois de repetir este processo algumas vezes, provavelmente notará que recordar a informação é muito mais fácil.

De forma semelhante aos músculos, o cérebro necessita de uma utilização regular para se manter saudável. Os exercícios mentais são tão essenciais à matéria cinzenta como outros factores, e desafiar a mente pode ajudá-lo a crescer e expandir-se, o que pode melhorar a memória.

Estudos recentes revelaram que as pessoas que fizeram apenas 15 minutos de actividades de treino cerebral pelo menos 5 dias por semana tiveram melhorias na função cerebral.

A memória de trabalho dos participantes, a memória a curto prazo, e a capacidade de resolução de problemas melhoraram significativamente quando os investigadores os compararam a um grupo de controlo que fazia palavras cruzadas.

Poderá usar como exemplo as sugestões deste artigo para o ajudarem a lembrar-se.

4.8 / 5. Votos: 107

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo