Os benefícios da Sauna

Bem Estar Emocional 1249 visitas 2 Comentarios

As saunas surgiram nos países nórdicos, mais especificamente na Finlândia, onde o clima é bem frio, mas hoje é encontrada em qualquer lugar do mundo. Pode não parecer, mas frequentá-las de vez em quando pode trazer benefícios à sua saúde.

As temperaturas altas das Saunas (80º a 100º) induzem ao relaxamento muscular e o metabolismo funciona de uma forma mais rápida, ocorre uma vasodilatação, e as batidas cardíacas aumentam. O calor gerado, leva a que o corpo venha a ter uma febre artificial.

A febre é uma reacção natural de defesa contra bactérias e infecções.

Sem qualquer poder curativo, a sauna é, sobretudo, um ritual de prazer e bem-estar que pode ajudar a diminuir os sintomas de algumas doenças ou combater a fadiga muscular e o stress.

Seguem alguns benefícios da sauna:

Os benefícios da sauna vão além da desintoxicação. Sabe-se que a sauna também é fundamental para o coração. Sessões de sauna têm efeitos semelhantes ao exercício leve. O coração recebe um treino suave, a medida que o calor da sauna dilata os vasos capilares e melhora o fluxo sanguíneo.

A Sauna tem como outros benefícios para a Saúde é o descongestionamento nasal, melhora as dores de cabeça e enxaquecas, dores menstruais e sintomas da menopausa.

Combate o stress – Os vapores e o cheiro a menta facilitam o alívio dos sintomas do stress e aumentam a sensação de relaxamento.

Hidrata a pele e desobstruí os poros – Após a sessão de sauna os poros estão abertos e a pele hidratada. Logo, a aplicação de cremes cosméticos ou rejuvenescedores tem maiores hipóteses de apresentar resultados satisfatórios.

A absorção de cremes capilares também é facilitada com o calor e o vapor.

Os benefícios da Sauna

Os benefícios da Sauna foto

A transpiração durante uma sauna de no mínimo 15 minutos faz o corpo se livrar de metais pesados que os rins levariam 24 horas de trabalho constante para expelir.

Daquilo que o suor traz à superfície da pele 99% são água e 1% são substâncias tóxicas. O sal em excesso também é transportado pelo suor, por isso estimular a transpiração é muito benéfico nos casos de hipertensão leve.

Deixa os cabelos mais bonitos

O forte calor da sauna activa glândulas sebáceas no couro cabeludo que soltam componentes que ajudam a proteger os fios, tornando-os mais sedosos e saudáveis. Por isso, ao invés de comprar produtos caríssimos que nem sempre são tão eficazes, tente algumas sessões de sauna.

Não descure a necessidade de se hidratar antes e depois de entrar numa sauna, pois de contrário pode ocorrer uma desidratação trazendo terríveis sintomas.

Os Benefícios Da Sauna


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Pingback: Bronzeado perfeito - Portal de Tratamento Natural

  2. Pedro Melo

    | Responder

    adoro a sensação de bem estar que a sauna me proporciona

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *