Corpo

Bico de papagaio

Sintomas, tratamento e como prevenir

Alguma vez você já escutou esse termo, bico de papagaio? Essa é uma doenças chamada osteofitose, mas recebeu o nome popular de bico de papagaio.

O problema é uma das formas de manifestação da conhecida artrose que atinge a coluna vertebral.

Você deve saber que com os anos as articulações sofrem um grande desgaste, isso quer dizer que a articulação de um jovem não é a mesmo de uma pessoa com 60 anos.

Por causa desse desgaste natural o problema de bico de papagaio pode aparecer.

Ele é a calcificação nas cartilagens, essa calcificação acontece nas cartilagens que estão envolvendo as vértebras e os ligamentos. Isso acontece porque o organismo tenta encontrar uma forma de estabilizar o desgaste que acontece na estrutura.

Como já falamos, o desgaste é natural e acontece ao longo dos anos.

É claro que algumas pessoas têm mais chance de ter o problema, principalmente as pessoas que não cuidam da saúde e não fazem exercícios físicos.

Quando o desgaste acontece e a cartilagem calcifica a dor aparece, esse processo provoca dor, pois o local que antes era macio ficou duro e calcificado.

A rigidez na região afetada acaba pressionando outras áreas como os nervos e músculos.

Mas é importante falar que não é só a idade que pode desencadear a doença, o problema pode ser hereditário ou provocado pela obesidade, por exemplo.

Vamos ver logo mais algumas causas do bico de papagaio, os sintomas e o tratamento para o problema.

Como o bico de papagaio aparece

A maior causa do problema não é a idade como muitos pensam, mas sim a má postura das pessoas.

Se você trabalha muito tempo sentado é melhor vigiar e começar a mudar sua postura se você senta errado, provavelmente se você não cuidar no futuro o bico de papagaio vai aparecer e trazer dores e outros sintomas bem indesejados.

bico de papagaio

Mas essa não é a única causa, o esforço repetitivo e traumas também podem causar o problema, por isso se você trabalha em alguma área que precisa fazer esforço repetitivo é bom vigiar e se cuidar.

Se não dá para tocar de emprego a dica e criar alternativas para evitar o problema, mas fique tranquilo, pois vamos falar disso logo mais.

Fique atento se:

  • Você trabalha muito tempo na frente do computador;
  • Você passa muito tempo na mesma posição e principalmente na posição errada;
  • Você carrega muito peso e faz muito esforço na coluna.

Uma forma de minimizar esses problemas é sentar de forma adequada, com as costas sempre no encosto da cadeira, pés elevados e pernas em 90 graus.

Confira outras causas:

  • Sobrepeso;
  • Sedentarismo;
  • Doenças reumáticas;
  • Trauma;
  • Fatores hereditários.

Sintomas bico de papagaio

O principal sintoma do bico de papagaio é a dor que com o passar do tempo fica mais intensa e constante. Quando a dor aparece o paciente não consegue fazer esforço físico, pois a dor piora muito mais.

O maior problema dessas dores é que o paciente não dá atenção e por isso toma um remédio apenas para aliviar.

Mas se o problema é bico de papagaio o remédio, como um analgésico não vai sarar a dor, vai apenas minimizar por um momento. É preciso tratar a doença o quanto antes para evitar agravar o problema.

Se você notar os sinais das dores constantes é melhor procurar um médico para examinar a causa da dor e fazer o tratamento se necessário.

Em problemas como o bico de papagaio ou dores nas costas você pode procurar um médico ortopedista, esse é o profissional indicado para fazer o tratamento e examinar a situação do paciente.

Outros médicos podem até ajudar a descobrir o problema, mas o tratamento deve ser feito com o ortopedista.

O diagnóstico não é complicado, o médico vai conversar com o paciente e tentar descobrir como é a postura do paciente no dia a dia. Também será realizada uma radiografia para mostrar a situação da região afectada.

O médico pode pedir outros exames se achar necessário, depois disso já é possível diagnosticar o problema e passar para o tratamento.

O tratamento vai depender de cada paciente, das características de cada um e do nível do problema.

O paciente fará uso de medicamentos e também deverá submeter a prática de exercícios regulares com o acompanhamento de um fisioterapeuta.

Os exercícios vão ajudar a estabilizar o problema e contribuir para acabar com as dores.

O tratamento é esse, é bem simples e deve ser feito uma tentativa de mudar os hábitos do paciente.

Em outra etapa do tratamento se não houver resultados nessa primeira etapa o paciente pode ser submetido a um procedimento cirúrgico.

Em caso de cirurgias o tratamento é mais demorado e o tempo de recuperação é bem maior, principalmente por causa da cirurgia. Nesse caso é importante seguir todas as recomendações do médico para não sofrer no pós-operatório.

É importante saber que cada paciente tem um tempo de recuperação e os cuidados são especiais para cada tipo de pessoa.

Por isso não pense que o mesmo que funcionou com seu amigo vai funcionar com você.

Como prevenir bico de papagaio

A melhor forma de prevenir a doença é observar a postura, além disso é importante fazer exercícios físicos durante toda a vida, as atividades físicas são muito importantes e você precisa fazer.

Já falamos aqui sobre maneiras de tornar a atividade física parte da vida diária, são formas simples que você pode adotar.

As atividades que mais ajudam a prevenir o bico de papagaio são:

  • Alongamento;
  • Hidroginástica;
  • Natação;
  • Musculação.
Bico de papagaio

Você também deve evitar a obesidade e excesso de carga na coluna. Evitar o problema é mais fácil que lidar com ele depois, por isso siga essas dicas para prevenir o problema.

O bico de papagaio demora muito tempo para estabelecer, mas quando ele se instala exige cuidado para a vida toda.

Por isso previna observando as dicas que demos, assim você não precisa se preocupar com o bico de papagaio o resto da sua vida.

Observe sua postura para prevenir essa e outras doenças. E compartilhe com seus parentes e amigos para que eles também evitem esse problema.

Se ficou alguma dúvida não deixe de comentar, pois podemos responder e ajudar em qualquer dúvida que aparecer.

4.8 / 5. Votos: 77

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo