O que são PROTEÍNAS?

Corpo 1340 visitas Comentar

O que são PROTEÍNAS?

As proteínas são grandes moléculas compostas por unidades mais pequenas designadas por aminoácidos. As enzimas, denominadas proteases, decompõem as proteínas da alimentação em aminoácidos e pequenos péptidos susceptíveis, ao contrário daquelas, de serem absorvidos pelo organismo.

É da combinação que é feita a partir de aminoácidos distintos que o organismo produz as proteínas de que necessita.

O nosso organismo usa 20 aminoácidos (moléculas) para criar proteínas, mas dessas 20 moléculas só 12 é que são produzidas pelo próprio organismo, as outras 8 vêm da alimentação — são chamados de aminoácidos essenciais.

Para a proteína ter o efeito desejado em nosso corpo, temos que estar com todos os 20 aminoácidos completos qu

A proteína é um macro-nutriente que deve estar incluído na dieta de quem quer emagrecer ou ganhar massa muscular. A proteína cumpre com a função de macro-nutriente e fornecer energia ao corpo.

É um facto que o excesso de alimentos com proteínas podem sobrecarregar o fígado e os rins além de entupir as artérias devido ao acumular de gordura, o que provoca ainda o aumento do colesterol.

Outra desvantagem em só comer proteína é que o aumento do consumo faz o corpo perder muita água, além de fazer mal para o coração. Além do mais, sem hidratos de carbono, a pessoa poderá sentir fraqueza e falta de energia.

Podemos encontrar proteínas tanto nos alimentos de origem animal como vegetal. Numa alimentação equilibrada devemos ingerir diariamente alimentos das duas origens.

As vegetais são consideradas incompletas por serem pobres em variedade de aminoácidos essenciais.

A proteína de origem animal, é considerada completa por conter todos os aminoácidos essenciais.

Carnes brancas – Os peitos de peru e de frango são muito bons para si. Saciam e têm pouca gordura.

Atenção: a carne magra seca muito rapidamente na frigideira. Evite-o marinando-a previamente, por exemplo com uma mistura de sumo de limão, tomilho e azeite.

Legumes – Para manter o seu nível de energia no máximo, acrescente isto à sua saladas: ervilhas, grão de bico ou feijão branco. Além de terem proteínas, são alimentos ricos em fibra, o que facilita as digestões e reduzem o nível de lípidos no sangue.

Ovos – Para o corpo humano não existe melhor combinação de aminoácidos que a gema e a clara.

PROTEÍNAS

O que são PROTEÍNAS?

Peixe – O salmão (fumado ou fresco), a cavala, o atum e as gambas são riquíssimos em proteína e bastante saudáveis. Vantagem extra: o peixe contém um conjunto de nutrientes indispensáveis para o organismo, como o iodo, a vitamina D e os ácidos gordos Ómega 3.

Os alimentos com proteínas são essenciais para manter o corpo em óptimo funcionamento. Porém, é preciso estar consciente que uma alimentação equilibrada requer todos os grupos alimentares, bem como exercícios e muita água.

Uma dieta saudável deve conter proteínas, hidratos de carbono e gorduras.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *