Artrite Reumatóide – Tratamento Natural

Corpo 3117 visitas 3 Comentarios

A Artrite Reumatóide (AR) é uma doença crónica, inflamatória, auto-imune que se caracteriza pela inflamação das articulações e que pode conduzir à destruição do tecido articular e periarticular.

A articulação é a região onde há conexão de dois ou mais ossos distintos. Exemplos: joelhos, cotovelo, punhos, tornozelo, ombros, etc.

As articulações ao longo do corpo não são todas iguais. Algumas articulações são conectadas por um tecido fibroso, que cola um osso ao outro, tornando-os imóveis, como no caso dos ossos do crânio; outras são ligadas por cartilagens e permitem uma pequena mobilidade como os discos vertebrais que unem as vértebras da coluna; há ainda as articulações móveis, que normalmente são ligadas por uma cartilagem e uma bolsa cheia de líquido (líquido sinovial) permitindo amplo movimento dos ossos com mínimo atrito entre eles, como é o caso do joelho, cotovelo, ombros, etc.

A inflamação desta membrana é responsável pela dor, inchaço claramente visível, sensação de rigidez que os pacientes podem sentir nas manhãs e perda da mobilidade articular.

Os primeiros sintomas surgem precocemente, entre os 25 e 40 anos, normalmente, mas podem surgir a qualquer idade, até mesmo em crianças.

A artrite reumatóide é mais comum em mulheres, afectando 1 a 2% da população mundial.

Segue tratamento natural para artrite reumatóide:

Artrite Reumatóide

EUCALIPTO

As folhas de eucalipto têm sido utilizadas durante muito tempo no tratamento da artrite reumatóide. O eucalipto é rico em taninos, que reduzem os inchaços provocados pela artrite e a dor nas articulações.

Artrite Reumatóide

ROMÃ
Além de ser uma fruta rica em antioxidantes, a romã tem efeito anti-inflamatório e é muito benéfica para as pessoas com artrite reumatóide e gota. Também alivia a azia, purifica o sangue, ajuda a prevenir doenças e é rico em antioxidantes. Você pode consumir a fruta ou fazer um chá de sua casca para tomar diariamente.

CEREJA

As cerejas são uma boa fonte de magnésio e potássio, ambos ajudam quem sofre de artrite. O magnésio é um analgésico natural, e o potássio ajuda a reduzir a inflamação.

VINAGRE DE MAÇÃ

Uma outra boa solução natural para artrite é comer um prato de salada temperado com 1 colher de vinagre de maçã. O vinagre de maçã é feito do sumo de maçã fermentado e as suas enzimas dissolvem os depósitos de cálcio das articulações, sendo ideal para combater esta doença.

GENGIBRE

o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias naturais. Comer gengibre cru pode ajudar a aliviar a dor, melhorando a circulação sanguínea.

Artrite Reumatóide

A Artrite Reumatóide

Os doentes com AR frequentemente sentem dor e dificuldade em mobilizar as articulações, mas os sintomas podem ser muito variados. A supressão da inflamação nos estágios iniciais da doença, ou seja o tratamento precoce, pode resultar em melhoria substancial do prognóstico a longo prazo.

A artrite reumatóide é mais comum em mulheres e em caucasianos (brancos). O pico de aparecimento da doença é entre 30 e 55 anos. Até 5% das mulheres acima de 65 anos apresentam AR. O ato de fumar está associado a um maior risco de AR e a uma maior gravidade da doença.

Conforme a doença progride, mais articulações são acometidas. Punhos, ombros, joelhos, pés, tornozelos, coluna, articulação da mandíbula, quadril e outras podem ser atacadas pelo sistema imune. O sintomas podem ser cíclicos, alternando-se períodos de melhora com momento de grande piora, ou contínuos. Se não houver tratamento, deformidades podem surgir ao longo do tempo.
Não existe cura para artrite reumatóide. O tratamento é voltado para redução dos processos inflamatórios e prevenção das deformidades.

O tratamento natural para artrite reumatóide pode ser feito com o uso de plantas medicinais que possuem propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e diuréticas, em forma de chá ou sumo. Alguns bons exemplos de remédios naturais para artrite são:

  • Chá de cavalinha, erva-doce e bardana
  • Beber sumo de beringela com limão ao acordar
  • Beber sumo de abacaxi diariamente.


Chá de Sálvia + Alecrim – Ajuda a diminuir as dores causadas pela artrite e reumatismo, sendo um óptimo anti-inflamatório natural.
Coloque 6 folhas de sálvia + 3 ramos de alecrim em 300 ml de água a ferver. Deixe arrefecer, coe e beba 2 vezes ao dia.

Massagens diárias ajudam a relaxar e acalmar o corpo e a mente. A massagem ajuda na regulação da circulação sanguínea do corpo o que faz o corpo relaxar. Também alivia a dor nas articulações.

O tratamento não medicamentoso inclui exercícios físicos controlados, fisioterapia e orientação nutricional para se evitar sobrepeso e controlar o colesterol.

Não existe dieta específica para a AR.

Artrite Reumatóide

Mais info


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Ana Rita

    | Responder

    Tenho muitas dores, tive que alterar em muito a minha vida diária.

  2. Marcia

    | Responder

    O exercício físico acompanhado e uma alimentação cuidada ajudaram-me neste meu problema de saúde.

  3. TERESA SILVEIRA

    | Responder

    Depois de tanto sofrer consultas , medicamentos ,fisioterapias etc , nunca tinha nada .Abençoada greve ,fui a um hospital particular apenas que o medico viu no estado em que entrei disse :a senhora esta com artrite reumatoide mas vai fazer exames para ter a certeza .Resultado confirmado com os exames . Á anos que me queixo dos sintomas será que os medicos não estudaram nas mesmas universidades ?????? ou algo fáz a diferença ????? PUBLICO E PRIVADO ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *