Tratamento Natural para Cãibras

Corpo 1348 visitas 1 Comentario

As cãibras são contracções involuntárias e dolorosas dos músculos por um período curto de tempo que, geralmente, acontecem devido à desidratação e falta de sais minerais, como magnésio, potássio, cálcio e sódio.

A maioria dos nossos grandes grupos musculares funciona de forma voluntária, ou seja, contraem e relaxam de acordo com a nossa vontade. Quando um ou mais músculos se contraem subitamente de forma involuntária, chamamos de espasmo muscular. Se o espasmo for intenso e persistente, damos o nome de câimbra ou cãibra.

Um óptimo tratamento natural para cãibras é o sumo de banana com coco, porque a banana é rica em potássio e o coco tem muitos minerais, como magnésio, por exemplo, que são fundamentais para evitar o aparecimento de cãibras.

1 banana
1 copo de água de coco

Passar todos os ingredientes no liquidificador  e beber logo a seguir.

Recomenda-se tomar 1 copo deste sumo todos os dias antes de dormir para evitar, principalmente, as cãibras nocturnas.

Cãibras

Cãibras tratamento


Alguns medicamentos naturais, no entanto, podem actuar na prevenção e no tratamento das cãibras.

Experimente, por exemplo, caso as suas cãibras sejam recorrentes, consumir um copo de leite morno antes de dormir e de manhã consuma duas colheres de sopa de mel.

Para se evitar a cãibra deve ser realizada uma boa sessão de alongamento antes e após exercícios, principalmente para indivíduos sedentários. Também são importantes uma boa hidratação antes, durante e depois do esforço. Se possível, evite exercícios físicos em dias muito quentes.

Beber bastante água diariamente também ajuda a eliminar as cãibras, pois uma das maiores causas da ocorrência de cãibra é a desidratação.

E o que fazer no momento da cãibra? A primeira coisa é alongar o músculo posterior que está sofrendo a contracção involuntária.

Durante as contracções, procure ficar em pé e fazer massagens no músculo atingido até que volte à normalidade.

Se a cãibra for na panturrilha, por exemplo, deve-se alongar o músculo tibial anterior. Massagear a musculatura, aumentando o calor, também ajuda na circulação do sangue.

Cãibras

O chá de camomila, por exemplo, actua como um relaxante e deixa os músculos mais relaxados antes de dormir, evitando que se contraiam involuntariamente.

O consumo do chá de alfazema, angélica, limão, camomila, açafrão, agrião, bardana ou erva cidreira deve ser feito diariamente, três ou quatro vezes ao dia, até achar que está melhor.

Consuma alimentos ricos em magnésio como os cereais integrais, as nozes e o feijão, com alto conteúdo em potássio como a banana, a laranja e o melão e certifique-se de incluir na sua dieta os lacticínios  necessários para a cota de cálcio que o seu corpo precisa.

Para mais informações, clique aqui.

Cãibras tratamento natural


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
1 Comentário
  1. Bruna Guedes

    | Responder

    Durante a gravidez sofri bastante com as caibras

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *