Tratamento Natural da Anemia

Corpo 1482 visitas 2 Comentarios

A anemia é uma condição na qual o sangue tem quantidade de células vermelhas menor do que o normal. Anemia também pode ocorrer se as células vermelhas não contêm hemoglobina suficiente. A hemoglobina é uma proteína rica em ferro que dá ao sangue sua cor vermelha. Essa proteína ajuda as células vermelhas a carregar oxigénio dos pulmões até o resto do corpo.

Nas fases iniciais, a anemia tende a passar despercebida, sendo confundida com fadiga.

Nas fases mais avançadas, a fadiga associa-se a uma falta de força generalizada, palidez, dores de cabeça, irritabilidade, alterações do sono, tonturas, dificuldade de concentração, depressão, tensão arterial baixa, ritmo cardíaco acelerado, respiração acelerada com sensação de opressão, desmaios, unhas quebradiças, perda de apetite, extremidades frias.

Anemia

Tratamento Natural da Anemia

Se a anemia evoluir sem tratamento, ela tenderá a agravar outros problemas de saúde, como a insuficiência cardíaca, por exigir um esforço acrescido ao coração.

Existem no nosso sangue três tipos fundamentais de células: os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e plaquetas. Todas estas células são formadas na medula óssea, que se situa no interior dos ossos. Os glóbulos brancos ajudam a combater as infecções e as plaquetas são essenciais para a coagulação.

A causa mais comum de anemia é a falta de ferro. O ferro absorvido na alimentação é usado para a produção da hemoglobina dos glóbulos vermelhos e permite o transporte do oxigénio, necessário ao funcionamento de todas as células do organismo.

Nas mulheres em idade fértil, o excesso menstrual (hipermenorréia), não notado ou desvalorizado, é a causa de 95% dos casos de anemia ferropênica, e a razão da prevalência desta ser 20 vezes maior em mulheres que em homens. As pacientes (às vezes, também, os médicos), entretanto, custam a crer ser essa a causa da anemia; habituadas à hipermenorréia, consideram-na “normal, porque sempre foi assim” e persistem em procurar na dieta, na “falta de fixação do ferro”, motivos outros em detrimento da causa óbvia. O ferro do corpo humano não tem mecanismo de excreção e, certamente, não se evapora: perde-se com a perda de sangue.

A anemia ferropênica cura-se em dois a três meses com a administração de sulfato ferroso oral.

Quando o assunto é corrigir completamente a deficiência de ferro e os sintomas produzidos pela anemia, é possível usar suplementos de ferro com vitamina C para aumentar a absorção do mesmo.

A vitamina C é encontrada em frutas como a acerola, citrinos, morangos, kiwis, brócolos, espinafre e pimentões, entre outros.

Tratamento Natural da Anemia

Tratamento Natural da Anemia

Ela ajuda a aumentar a absorção do ferro na corrente sanguínea, e também pode ser encontrada em sumos de frutas, como a laranja, maçã, abacaxi, uva e manga ou inclusive fazer uma vitamina que contenha fontes de ferro e vitamina C. Os sumos não devem conter açúcar.

Outro tipo de anemia pode ser produzida pela deficiência de vitamina B12, por isso é importante consumir alimentos que contenham essa vitamina, como mariscos, peixes como o atum ou a sardinha e outros alimentos com menores quantidades também são válidos, como carnes, leite, ovos e cereais fortificados, que contenham entre 25-30% de vitamina B12, algas e levedura de cerveja.

Tratamento Natural da Anemia

Para evitar a anemia é necessário consumir alimentos ricos em ferro, como carnes vermelhas, fígado, cereais fortificados com ferro, frutos secos, como ameixas, passas e vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve e seus sumos, legumes, frutos secos e batatas assadas, para evitar a carência de ferro.

A Organização Mundial de Saúde estima que cerca de 25% da população mundial poderá ter algum tipo de anemia, não existindo dados concretos sobre o número de casos de anemia em Portugal.

Mais informação, clique aqui.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Tatiana Melro

    | Responder

    A minha alimentação tem que ser muito cuidada pois sofro de anemia.

  2. Joana Galvão

    | Responder

    De x em x tempo lá tenho eu que tomar ferro.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *