Tratamento Natural com Acupunctura

Curas Naturais 222 visitas Comentar

A acupunctura é uma terapia milenar originária da China, que consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e para promover saúde.

Estas agulhas, quando aplicadas sobre algumas regiões específicas são capazes de tratar diversas doenças físicas ou emocionais como sinusite, asma, enxaqueca ou artrite por exemplo, além de melhorar o sistema imunitário.

Praticada na China há mais de dois mil anos, a técnica baseia-se na premissa de que existem padrões de energia vital (que os chineses chamam de Qi) que circulam pelo nosso organismo e são essenciais para a nossa saúde. Quando ocorrem desvios nessa energia e ela começa a ficar acumulada em determinados pontos do corpo, o equilíbrio do organismo fica comprometido e então surgem as doenças.

Seguindo essa teoria, ao estimular esses pontos onde há acumulação de energia, haverá um reestabelecimento do Qi, melhorando as funções dos órgãos e permitindo que o organismo volte ao seu funcionamento normal.

Na verdade, quase todas as patologias podem ser tratadas e acompanhadas por esta técnica chinesa, sendo que se podem reconhecer resultados excepcionais em, por exemplo, doenças de foro:

  • Físico – distensões musculares, dores lombares, ciática, fibromialgia e artrite reumatóide
  • Dermatológico – acne, micoses, eczemas, herpes e psoríase
  • Pulmonares e respiratórias – gripes, amigdalites, asma e bronquite
  • Cardíaco – híper ou hipotensão, angina de peito e neurose cardíaca
  • Intestinal – cólicas, náuseas, diarreia, gastrites e úlceras
  • Renal – cólicas, incontinência e infecção renal
  • Nervoso – enxaquecas, neuralgia, arteriosclerose e AVC
  • Psíquico – depressão, insónias, esquizofrenia e ansiedade

Tratamento Natural com Acupunctura

Quantos tratamentos são precisos?

O número de tratamentos necessários difere de pessoa para pessoa. Para condições complexas ou de longa duração, um ou dois tratamentos por semana durante vários meses podem ser recomendados. Para problemas agudos, as visitas geralmente são necessários menos.

O sentido das agulhas, o tempo e a forma de estimulação podem variar conforme o tratamento. É costume utilizar um “guia” para inserir as agulhas. Trata-se de um pequeno tubo plástico descartável dentro do qual se encontra a agulha.

A leve pressão da ponta do “guia” sobre a pele ajuda a reduzir a sensação da entrada da agulha, mas os acupunctores experientes muitas vezes optam por inserir a agulha, com um movimento rápido sem o guia até a profundidade indicada.

Quem pode realizar tratamentos de Acupunctura ?

Qualquer pessoa pode fazer acupunctura, estando doente ou não. Ela é indicada inclusive para crianças, mas no caso delas a acupunctura pode ser feita com laser, para que a criança não tenha medo das agulhas. Além disso, a acupunctura também pode ser benéfica durante a gravidez, pois ajuda na diminuição das variações hormonais, que são frequentes durante este período e alivia as dores nas costas e o desconforto causado pelo peso da barriga.

A acupunctura é segura?

Sim, a acupunctura é geralmente muito segura. Os efeitos adversos graves são muito raros (menos de 1 para cada 10.000 tratamentos).
Que efeitos adversos pode ter a Acupunctura?

Apesar da Acupunctura ser uma técnica terapêutica segura podem ocorrer efeitos indesejáveis, tais como:

  • Sonolência após o tratamento (sendo desaconselhada a condução, se isso acontecer);
  • Pequenos hematomas temporários e leve sangramento no local da agulha;
  • Ligeira dor e rubor local (durante o tratamento);
  • Agravamento passageiro das queixas (menos de 3%). Desse facto, normalmente é um sinal de bom prognóstico.

Para além destes efeitos, podem surgir outros de acordo com o seu caso clínico.

No Ocidente, a acupunctura é procurada principalmente para alívio da dor e controlo emocional (depressão, ansiedade, stress). No entanto, devido ao seu sucesso terapêutico, em Dezembro de 1979, a Organização Mundial de Saúde – OMS – reconhece a acupunctura como uma técnica terapêutica eficaz em 43 doenças.

Desde aí, têm-se desenvolvido estudos exaustivos em hospitais e universidades do Ocidente que confirmam óptimos resultados em mais de 100 doenças.

Na China, a Acupunctura é utilizada para tratar mais de 300 doenças com excelentes resultados.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *