Infertilidade – Tratamento natural

Curas Naturais 444 visitas 1 Comentario

A infertilidade é definida como a incapacidade de um casal conceber depois de, pelo menos, um ano de relacionamento sexual regular sem qualquer protecção, ainda que o diagnóstico possa ser encontrado mais cedo, no caso de disfunção evidente. Infertilidade não é, contudo, sinónimo de esterilidade (incapacidade definitiva de conceber).

Na verdade, a maioria dos casais que tem dificuldade em engravidar não é estéril, mas apenas infértil ou sub-fértil, isto é, apresenta uma capacidade reduzida de conceber espontaneamente, de forma natural, podendo, contudo, vir a ter filhos através de ajuda médica.

As causas de infertilidade na mulher são na maior parte das vezes devidas a problemas hormonais. Estas podem-se manifestar por irregularidades menstruais. Podem haver também outros problemas hormonais, como a presença de ovários poliquisticos, insuficiência ovárica, por vezes precoce, que por falta de ovócitos, causam uma dificuldade em engravidar. Outro grupo de causas de infertilidade tem que ver com a obstrução das trompas de Falópio ou devido a infecções intra-abdominais ou a aderências pós cirúrgicas.

Tratamento natural da Infertilidade

vários motivos para a infertilidade

Uma doença também frequente é a presença de endometriose que por vários motivos influenciam a fertilidade. Existem também causas genéticas e outras desconhecidas.

Da parte do homem, as deficiências dos espermatozóides quer em quantidade quer em motilidade, são as principais causas. Os homens também podem apresentar alterações genéticas ou deficiências de fertilização, cujas causas são por vezes difíceis de explicar.

A infertilidade é sempre do casal!

Há vários motivos para a infertilidade feminina e masculina. A obesidade e o tipo de alimentação podem determinar a facilidade em engravidar.

A acumulação excessiva de gordura no corpo leva a um aumento do tecido adiposo. Este tecido também é responsável pela reserva de estrogénios – uma hormona feminina. A elevada quantidade de uma hormona feminina no corpo de um homem, diminui a quantidade de espermatozóides produzidos. Nas mulheres é o desequilíbrio de estrogénios que afecta a fertilidade, impedindo a ovulação – o excesso de estrogénios nas mulheres obesas e a escassez nas mulheres muito magras ou nas desportistas com muito pouca massa gorda.

No caso dos homens, a obesidade traz uma dificuldade acrescida na altura de conceber. O aumento de temperatura do corpo, em particular dentro do escroto onde se localizam os testículos, afeta a produção de espermatozóides. Os testículos estão localizados externamente no corpo humano para se manterem um grau abaixo da temperatura normal do corpo.

Os condutores profissionais, os homens que passam muito tempo sentados de pernas juntas, os ciclistas, os utilizadores de saunas ou os homens que usam roupa interior muito justa podem sofrer deste problema.

Tratamento natural da Infertilidade

Principais causas de infertilidade:

Na mulher

  • Disfunção ovulatória provocada por alterações hormonais, endometriose (presença de mucosa uterina fora do útero) e ovário poliquístico (disfunção ovárica)
  • Obstrução das trompas de falópio, geralmente devido a infeção genital
  • Patologia uterina (fibromiomas e pólipos, entre outros)
  • Tumores malignos
  • Malformações anatómicas

No homem

  • Anomalias nos espermatozóides (redução da quantidade e perda de mobilidade)
  • Criptorquidia (descida incompleta dos testículos para o escroto, uma anomalia congénita muito frequente em Portugal)
  • Lesões do escroto
  • Alterações genéticas
  • Tumores malignos
  • Malformações anatómicas

Tratamento natural da Infertilidade

É importante que a mulher tenha cuidados alimentares no mês anterior à concepção quando o óvulo está amadurecendo; já o homem deve ter cuidados alimentares quatro meses antes, pois é o tempo necessário para a produção de novos espermatozóides. No geral, os alimentos que contribuem com a fertilidade possuem baixo índice glicêmico, ausência de gordura trans e são ricos em vitaminas e minerais.

Alimentos que contribuem para o aumento da fertilidade:

  • Aveia – A aveia auxilia no bom funcionamento do sistema nervoso, reduz a ansiedade, é fonte de energia e acredita-se que possua efeitos afrodisíacos.
  • Chá verde – Segundo especialistas, o consumo do chá verde aumenta as chances tanto do homem quanto da mulher, pois auxilia no combate ao stresse oxidativo devido à presença de bioflavonoides, que são importantes para a manutenção de óvulos e espermatozóides saudáveis.
  • Ostras e frutos do mar – São alimentos muito ricos em zinco, mineral que contribui para a formação das hormonas sexuais, principalmente os masculinos, participando na formação do sémen, além de colaborarem com a produção e secreção da testosterona.
  • Castanhas – As castanhas possuem grande concentração de ómegas 3, 6 e 9, que são capazes de reverter possíveis inflamações no organismo que possam interferir na fertilidade, além de serem fontes de selênio e zinco, que são, respectivamente, um poderoso antioxidante e um ingrediente indispensável na formação dos hormonas.
  • Inhame – Estudiosos acreditam que o inhame aumenta a taxa de fecundidade e estimula a produção de mais de um óvulo por ciclo reprodutivo.
  • Sementes de girassol – As sementes de girassol possuem uma grande quantidade de vitamina E, que é importante para aumentar a fertilidade em homens e mulheres.
  • Alimentos ricos em vitamina B6 – Alimentos como a couve-flor, agrião, banana e brócolos, que são ricos em vitamina B6, também são óptimos para contribuir no aumento da fertilidade, pois esta vitamina trabalha conjuntamente com o mineral zinco, produzindo níveis adequados de hormonas sexuais.
  • Proteínas vegetais – Alimentos que são fontes de proteínas vegetais, como a soja, feijão, grãos, cogumelos, grão-de-bico e quinoa, também podem ajudar quem quer engravidar. Com relação à proteína animal, é necessário ter atenção com a quantidade ingerida: segundo especialistas, a gordura proveniente das carnes, especialmente as mais gordas, pode ajudar a aumentar o tecido adiposo, e fazer com que a mulher produza mais hormonas masculinos, levando a uma irregularidade hormonal.

Tratamento natural da Infertilidade

Entretanto, para quem pensa engravidar, e antes de ter completado o primeiro ano de tentativas, o melhor é relaxar e não se sentir pressionado pela data ideal para manter relações sexuais.

Lidar com a infertilidade pode ser difícil, dado não ser possível saber quando o problema ficará resolvido. Como tal, a carga emocional associada à infertilidade é considerável.

É, por isso, importante que o casal defina os seus próprios limites. Os meios de diagnóstico e os tratamentos são caros e nem sempre se obtém o resultado desejado. Devem ser consideradas todas as alternativas que possam reduzir a ansiedade que a infertilidade tende a trazer.

Essa ansiedade pode ser minimizada mediante o apoio das equipas de profissionais da saúde, dos amigos e familiares e recorrendo a técnicas de relaxamento, se necessário.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
1 Comentário
  1. Marta P

    | Responder

    Compre perfumes baratos em Portugal e Brasil, visite a nossa loja online.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *