Menopausa – Tratamento Natural

Curas Naturais 624 visitas 1 Comentario

Menopausa é o termo usado para designar o período fisiológico após a última menstruação espontânea da mulher. O seu início só pode ser definido após completar um ano sem período menstrual, uma vez que, durante esse intervalo, a mulher ainda pode, ocasionalmente, menstruar. Resulta da falência da actividade endócrina dos ovários, sobretudo da sua incapacidade na produção de estrogénios.

A maioria das mulheres entra na menopausa entre os 48 e 51 anos, mas isso não é uma regra e a mulher pode começar a sentir as ondas de calor típicas da menopausa aos 42 anos.

A menopausa afecta cada mulher de forma diferente. Algumas podem sentir várias queixas, enquanto outras não apresentam nenhum sintoma. A transição para a menopausa implica mudanças nos níveis das hormonas estrogénio e progesterona, o que, por sua vez, pode levar ao aparecimento de sintomas que podem permanecer durante meses ou anos depois de o período menstrual ter cessado.

Tratamento Natural da Menopausa


Sintomas mais comuns

  • Períodos menstruais irregulares – A menstruação pode não surgir todos os meses, pode durar mais ou menos dias do que é usual e a quantidade da hemorragia pode ser maior ou menor.
  • Afrontamentos – consistem numa sensação súbita de calor no rosto e no pescoço mas que, em alguns casos, pode afectar todo o corpo. Os afrontamentos podem fazer-se acompanhar de transpiração abundante e arrepios de frio.
  • Dificuldade em adormecer – a mulher pode sentir mais dificuldade em conciliar o sono e ter suores nocturnos, o que leva a que esteja mais cansada durante o dia.
  • Problemas vaginais e urinários – as paredes da vagina tornam-se mais finas e secas devido aos níveis mais baixos de estrogénio, o que pode afectar as relações sexuais e a libido. Por outro lado, como o estrogénio também ajuda a proteger a saúde da bexiga e da uretra, é possível que surjam infecções vaginais ou do trato urinário. Pode também ser mais difícil controlar a vontade de urinar.
  • Alterações de humor, memória e concentração – a mulher pode ter mudanças de humor repentinas, estar irritável ou ter acessos de choro. Pode também ter falta de memória e/ou problemas de concentração.
  • Osteoporose – patologia em que os ossos se tornam mais finos e fracos, podendo levar a fracturas. Pode acontecer que a altura da mulher diminua.
  • Mudanças corporais – a cintura pode alargar e a mulher pode perder músculo e ganhar gordura.

Tratamento Natural da Menopausa

Alimentos a incluir:

• Os produtos hortícolas, frutas, cereais integrais e legumes fornecem vitaminas e minerais essenciais, antioxidantes, fibras e compostos que podem reduzir o risco de cancro e doenças do coração, e melhorar a saúde geral. Em particular, prefira os brócolos, couves de Bruxelas, couve-flor e repolho, porque estes vegetais contêm compostos que ajudam as hormonas a serem processadas pelo fígado, ao mesmo tempo que reduz o risco de cancro da mama;

• Os alimentos de soja (tofu, leite de soja, feijão de soja, tempeh e grãos de soja) contêm isoflavonas (estrogénios à base de plantas), que ajudam a minimizar os sintomas da menopausa, oferecem protecção contra o cancro da mama e melhoram a saúde dos ossos. Aponte para duas porções desses alimentos por dia. Podem decorrer várias semanas até notar alguns benefícios;

• A linhaça é uma fonte rica em fibras, que promove a regularidade do intestino e reduz o risco de cancro do cólon e da mama e reduz o colesterol. Também contém lignanas (outra forma de fitoestrogénio), que pode ajudar a equilibrar os estrogénios e a reduzir os sintomas da menopausa;

• Os peixes, nozes e sementes contêm ácidos gordos essenciais que são importantes para o coração e para a saúde da pele.

Alimentos a evitar:

• Álcool, cafeína e alimentos picantes podem piorar os calores súbitos;

• As gorduras saturadas (carne vermelha) e gorduras transformadas (alimentos processados, fritos e fast food) aumentam o risco de doença cardíaca.

Tratamento Natural da Menopausa

Menopausa

Sugestões de estilo de vida

Aprenda a gerir o seu stress – O stress pode tornar os sintomas da menopausa mais pronunciados e afectar a função da glândula adrenal, reduzindo a produção de hormonas. A meditação, o yoga e as técnicas de respiração podem ajudar a reduzir o stress. A massagem e a acupunctura promovem o relaxamento, e diversos estudos têm demonstrado que a acupunctura pode reduzir os calores súbitos;

• Pratique exercício físico regular – Os estudos têm demonstrado que o exercício regular reduz a frequência e a gravidade dos afrontamentos. Também melhora o humor e o sono, protege contra doenças cardíacas, e as actividades de levantamento de pesos fortalecem os ossos;

• Não fume – Fumar pode piorar os afrontamentos e os sintomas de ansiedade, irritabilidade e depressão;

• Vista diferentes camadas de roupa, de modo que possa tirar algumas peças quando sentir calores súbitos;

• Considere juntar-se a um grupo de apoio: pode ser benéfico partilhar a sua experiência com os outros;

• O riso é um bom remédio. Assista a filmes engraçados, vá a espectáculos de comédia e passe tempo com pessoas que a façam rir e sentir-se feliz.

A menopausa é uma fase que deve ser encarada com coragem pelas mulheres, estando estas preparadas para administrar todas as consequências trazidas por ela.

A alimentação e os exercícios físicos são peças chaves nesta fase, através destes dois mecanismos muitas mulheres não apresentam sintomas da menopausa ou os tem bem atenuados. A busca pela qualidade de vida desde cedo, garante uma menopausa mais tranquila e uma vida mais saudável.

Tratamento Natural Da Menopausa


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
1 Comentário
  1. Leila da Silva Cordeiro

    | Responder

    Estes esclarecimentos me ajudaram muitíssimo.Grato.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *