Tratamento Natural do Aumento da Próstata (Hiperplasia Benigna da Próstata)

Curas Naturais 1202 visitas 3 Comentarios

Tratamento Natural do Aumento da Próstata (Hiperplasia Benigna da Próstata)

O QUE É A PRÓSTATA?
A próstata é uma glândula (por isso é também chamada de glândula prostática) com forma arredondada, que possui em média 3 cm de altura, 4 cm de comprimento e 2 cm de largura, totalizando um volume de aproximadamente 15 a 20 gramas.


Localização da próstata
A glândula prostática fica localizada logo abaixo da bexiga e à frente do recto (porção final do intestino grosso). Colada à próstata também ficam as vesículas seminais, órgãos responsáveis pela produção de parte do líquido presente no esperma.
Por dentro da próstata passa a uretra, canal que drena a urina da bexiga em direcção ao pénis. Também por dentro passam os vasos deferentes, que são os canais que trazem os espermatozóides produzidos pelos testículos. Os vasos deferentes desembocam na uretra no interior da próstata.

A hiperplasia benigna da próstata é uma formação não cancerosa (benigna) desta glândula.

A hiperplasia benigna da próstata é frequente a partir dos 50 anos. A causa é desconhecida, mas pode ter que ver com as alterações nos valores hormonais que se verificam com o envelhecimento.

A próstata é uma glândula que rodeia a uretra e, se crescer, pode estreitá-la gradualmente. Com o passar do tempo, o fluxo de urina pode ficar obstruído. Como resultado, os músculos da bexiga tornam-se mais grossos e fortes para poderem empurrar a urina para fora. No entanto, quando um indivíduo com hiperplasia benigna da próstata urina, a bexiga pode não se esvaziar por completo.

Como consequência, a urina é retida, ficando o indivíduo exposto a infecções e à formação de cálculos.

Uma obstrução prolongada pode danificar os rins. Num homem com hiperplasia benigna da próstata, os fármacos que afectam negativamente o fluxo da urina, como os anti-histamínicos, podem provocar uma obstrução.

Diagnóstico

O médico que suspeita de um caso de hiperplasia benigna da próstata, baseando-se nos sintomas, faz um exame físico. Ao palpar a próstata durante um exame rectal, o médico geralmente pode confirmar se ela está aumentada. Procurará também nódulos, que podem indiciar a presença de cancro e confirmará se existe dor, o que pode ser indício de infecção.

Tratamento Natural do Aumento da Próstata

Tratamento Natural do Aumento da Próstata

Em geral, fazem-se análises ao sangue que medem a função renal, bem como outros exames que determinam se o indivíduo tem cancro da próstata. Estas análises medem as concentrações do antigénio específico prostático (AEP). Os resultados mostram valores elevados em 30 % ou 50 % dos homens com hiperplasia benigna da próstata. Este aumento significa que se deverá fazer outra avaliação para determinar se o indivíduo tem cancro da próstata, mas não significa que assim seja.

SINTOMAS

Quando a próstata está aumentada, os sintomas que ocorrem e que tendem a agravar-se com o passar do tempo são:

  • maior necessidade de urinar
  • maior necessidade de urinar durante a noite
  • dificuldade para começar a urinar
  • fluxo urinário fraco e intermitente
  • sensação de esforço para conseguir urinar
  • sensação de que a bexiga não foi esvaziada totalmente depois de urinar
  • a urina continua a gotejar depois de terminado o ato de urinar

Poderão ocorrer, ainda, complicações decorrentes, como infecção do trato urinário. Cálculos (pedras) na bexiga e nos rins também podem acontecer.

Que tal proteger e melhorar o funcionamento da sua próstata ao mesmo tempo que se alimenta de forma saudável? Alguns alimentos, se incluídos no seu cardápio diário, agem tanto na protecção quanto na melhoria dos tratamentos de próstata.

ALIMENTOS A INCLUIR:

• Beba muita água para manter fluidos através do seu tracto urinário;

• Os peixes e a linhaça contêm ácidos gordos benéficos que reduzem a inflamação;

• Os alimentos ricos em soja, como o tofu, contêm substâncias (isoflavonas), que podem também proteger a próstata e prevenir o cancro;

• As sementes de abóbora contêm zinco, um nutriente essencial para a próstata;

• Os tomates contêm licopeno, um nutriente que tem um efeito protector sobre a próstata. Os produtos de tomate cozinhado, como o molho de tomate e o ketchup, na verdade, contêm mais licopeno do que o tomate fresco.

• Os Bróculos são conhecidos por serem benéficos no tratamento da próstata.

Tratamento Natural do Aumento da Próstata

ALIMENTOS A EVITAR:

• O álcool aumenta a produção de urina e irrita a bexiga;

• A cafeína aumenta a produção de urina, causa irritação da bexiga e agrava os seus sintomas;

• A gordura saturada (carne vermelha e lacticínios) podem agravar os sintomas;

• O açúcar dificulta a função imunitária e pode aumentar o risco de infecções da bexiga. Limite os doces e os refrigerantes.

Limite as bebidas após as sete horas da tarde, para reduzir a necessidade de ir à casa de banho durante a noite.

Uma alteração nos valores de PSA no sangue não determina se o indivíduo está com cancro da próstata ou não pois a cada 10 indivíduos com cancro da próstata, 4 apresentam valores de PSA normais.

Para ter certeza do diagnóstico de cancro prostático o exame do toque rectal e a biopsia da próstata são os mais indicados.

Tratamento Natural Aumento da Próstata


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. FLORINAL DE SOUZA

    | Responder

    Achei importante esse asunto.

  2. José

    | Responder

    Beleza de orientação. Todos homens deviam e devem ter conhecimento das informações aqui descritas. Parabens a esse site.

  3. carlos roberto carlos

    | Responder

    fiquei muito interessado no SAW PAMETO e seus benefícios, achei várias marcas na internet; podem me ajudar qual mais confiável para adquirir? agradeço deixar de fumar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *