Tratamento Natural para Enxaqueca

Curas Naturais 2137 visitas 2 Comentarios

O termo “cefaleia” (Enxaqueca) é utilizado para designar desconforto ou dor de cabeça.

Enxaqueca e dor de cabeça não são exactamente a mesma coisa. A cefaleia, normalmente designada por dor de cabeça, é uma situação clínica muito frequente. Pode ser um sintoma isolado ou pode estar integrada numa síndrome mais ou menos complexa.

Já a enxaqueca é um tipo comum de dor de cabeça ou de cefaleia. Ou seja, a enxaqueca é uma dor de cabeça, mas uma dor de cabeça nem sempre é uma enxaqueca. Conhecer os sintomas e as causas é essencial para um correto diagnóstico e tratamento.

De um modo geral, as cefaleias são divididas em dois grandes grupos: primárias e secundárias.

As cefaleias primárias correspondem a uma doença, não traduzindo outros problemas de saúde e representam cerca de 90% do total das cefaleias.

As cefaleias secundárias são sintomas de doenças do sistema nervoso ou de outros órgãos do corpo humano. Podem ocorrer em situações comuns, como uma gripe, intoxicação ou abstinência alcoólica, pequenos traumatismos cranianos, hipoglicémia (baixa dos níveis de açúcar no sangue) ou uma crise de hipertensão arterial.

A enxaqueca é uma cefaleia primária em que ocorrem episódios de dor muito intensos intervalados por períodos sem sintomas.

Algumas pessoas conseguem identificar factores precipitantes para as suas crises. Os mais frequentes são queijos, chocolates, morangos, mariscos, vinhos, molhos artificiais, alterações do ritmo de sono, stress, menstruação, jejum, exercício físico, pequenos traumatismos. Outras pessoas não conseguem identificar nenhum precipitante.

Tratamento Natural para Enxaqueca

Estima-se que 8 a 15% dos cidadãos dos países ocidentais (incluindo Portugal) sofram de enxaqueca. O facto de atingir as pessoas em fase produtiva implica grandes custos económicos, sociais e familiares.

A enxaqueca não tem cura mas pode ser controlada. Existem medicamentos e comportamentos que podem reduzir a frequência, duração ou intensidade das crises.

Entre os factores que podem provocar a enxaqueca, podemos encontrar:

  • Alterações hormonais durante o ciclo menstrual ou o uso de pílulas contraceptivas.
  • Transtornos do sono
  • Consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas.
  • Saltar as principais refeições
  • Stress e ansiedade
  • Barulhos muito fortes e luzes muito claras
  • Sress físico causado por um excesso de exercícios ou outros esforços
  • Tabagismo ou ser fumador passivo
  • Aromas fortes demais

Também há relação entre a alimentação e as enxaquecas. Estudos identificaram que o consumo de determinados alimentos também pode desencadear uma crise.

Entre estes alimentos encontramos, por exemplo:

  • Açúcar e farinha refinada
  • Alimentos processados
  • Chocolate
  • Lacticínios
  • Carnes que possuem nitratos

O tratamento sintomático, durante a crise aguda, passa pelo repouso num local sossegado e escuro. Pode-se aplicar pressão ou frio no local da dor. Nesta fase os analgésicos e anti-inflamatórios são muito úteis.

Um excelente remédio natural para enxaqueca é tomar o chá das sementes de girassol, assim como o chá de alfazema ou colocar compressas deste chá na testa para aliviar as dores de cabeça características da enxaqueca.

60 gr de sementes de girassol
1/2 litro de água

Coloque as sementes de girassol num tabuleiro e leve ao forno até que fiquem ligeiramente alouradas e secas, depois bata-as no liquidificador até que fiquem em pó.

A seguir, ferva a água e acrescente as sementes deixando descansar durante 20 minutos. Deixe arrefecer, coe e beba a seguir. Tome 3 chávenas deste chá por dia enquanto os sintomas da enxaqueca persistirem.

Alguns conselhos Tratamento Natural para Enxaqueca

Evitar Luz Intensa

Evitar fontes de luz intensa ou que estão piscando. Evitar utilizar as luzes provenientes daquelas lâmpadas muito compridas e finas que se costuma ver por exemplos nas cozinhas. Essas luzes, devido às características da oscilação da lâmpada, tendem a cansar a vista mais do que as outras lâmpadas.

Comer bananas

Comer bananas pode contribuir para o alívio dos sintomas de dor de cabeça. A banana é rica em potássio e magnésio, o que são nutrientes essenciais para tratamento de enxaquecas.

Enxaqueca

Beber Água

Durante uma enxaqueca, a água ajuda a limpar o organismo e a compensar pela proteção natural do organismo que hidrata a zona da cabeça como forma de eliminar a causa da dor. É importante que aumente o consumo de água para contribuir para um alívio imediato dos sintomas. O aumento do consumo de água também diminui.

Tomar banho

Tomar banho morno, de banheira ou chuveiro, relaxa os músculos da cabeça e permiti a dilatação das artérias do corpo.

Com o relaxamento total do corpo, os músculos da zona da cabeça também relaxam, contribuindo para o alivio dos sintomas da dor de cabeça.

Refrescar a Parte de Traz do Pescoço

Colocar algo, como um pano frio na parte de trás do pescoço perto da base da cabeça, para aliviar os sintomas de enxaqueca. O pano deve estar ligeiramente molhado de água fria, para que mantenha a temperatura baixa por mais tempo.

Métodos naturais de tratamento dos sintomas de enxaqueca são uma solução rápida e eficiente para a cura ou alivio dos sintomas.

Limão x enxaqueca

Tudo o que vai precisar para preparar a mistura é de um limão espremido e diluído  num copo de água e duas colheres (café) de sal, de preferência sal do Himalaia. Depois é só misturar e beber.

Conforme especialistas, a mistura ajuda a melhorar em minutos. E, embora o limão seja importante, é o sal que ajuda a activar a serotonina, um neurotransmissor que actua no nosso cérebro regulando o humor, o apetite, o sono, o ritmo cardíaco, a temperatura corporal, a sensibilidade à dor etc.

Enxaqueca

 

 

Sabia que…

A enxaqueca não é uma doença exclusiva das mulheres e dos adultos, ao contrário do que muitos pensam, afectando também os homens e as crianças.

Habitualmente, porém, surge a partir dos 15 anos e é mais comum no sexo feminino.

Mais Informação clique aqui

Enxaqueca


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Luisa Vasco

    | Responder

    Com as enxaquecas tenho que me isolar, nem a luz consigo suportar

  2. Ana Borges

    | Responder

    Tenho enxaquecas há muitos anos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *