Curas Naturais

Tratamento Natural do Mau Hálito

O mau hálito, conhecido cientificamente como halitose, é uma condição comum que afeta mais de 50% da população.

Embora possa ser constrangedor e irritante, o mau hálito não é apenas um problema cosmético, e pode significar um problema de saúde subjacente.

Aproximadamente 90% dos casos de mau hálito têm origem em problemas na boca.

A má higiene oral (não escovar os dentes ou fazer fio dental regularmente, ou corretamente) permite que as bactérias cresçam e se alimentem de partículas de alimentos na boca.

As bactérias emitem gases de enxofre, que não só causam mau hálito, como também danificam os tecidos na boca, levando a inflamação das gengivas.

Se não for tratada, as bactérias continuam a crescer e a causar recessão gengival, cárie dentária, mau hálito e até mesmo pior odor.

O “mau hálito matinal” é algo que todos nós temos, mas sabia que isso ocorre porque o fluxo de saliva é diminuído quando dormimos?

Dormir com a boca aberta também causa boca seca. Um bom fluxo de saliva é importante porque o oxigénio na saliva mata as bactérias.

mau hálito

Alimentos a evitar:

• Os alimentos que se movem lentamente através do seu aparelho digestivo são mais propensos a causar prisão de ventre e mau hálito, tais como as carnes vermelhas, os fritos e os alimentos processados;

• Os compostos sulfurosos encontrados na carne, ovos e produtos lácteos interagem com as bactérias na sua boca, causando mau hálito;

• O café e o álcool causam boca seca e permitem que as bactérias causadoras de odor proliferem;

• Minimize os alimentos ricos em açúcar (doces, refrigerantes), pois promovem a cárie dentária.

Nota: O alho, a cebola e os alimentos picantes são geralmente acusados de causarem mau hálito. No entanto, a comida é apenas uma causa temporária para o problema.

A comida que comemos é digerida e absorvida na corrente sanguínea.

Os odores são transferidos para os pulmões e expelidos pela nossa respiração, e permanecem até que o alimento é eliminado.

Tratamento Natural do Mau Hálito

Para acabar com o mau hálito de vez, além de ter uma boa higiene bucal, escovando os dentes e a língua depois de comer e sempre antes de dormir, é importante saber quais são as suas causas do mau hálito para tratá-las adequadamente e, para isso, é indispensável ir no dentista.

No entanto, algumas dicas que podem ser úteis para diminuir incluem:

  • Evitar o jejum prolongado por mais de 3 horas;
  • Beber água ao longo do dia, ingerindo pelo menos 2 litros de água;
  • Comer uma maçã, pois ajuda a refrescar o hálito;
  • Chupar polpa de fruta congelada, como kiwi ou laranja, por exemplo;
  • Chupar um cravo-da-índia;
  • Ir ao dentista pelo menos 1 vez ao ano, para fazer uma limpeza nos dentes;
  • Fazer exames de rotina para verificar a possibilidade de outras doenças gastrointestinais, como refluxo.

Para evitar o mau hálito e manter uma boa higiene oral, tenha em consideração o seguinte:

  • Escove os dentes e passe o fio dentário diariamente, e faça visitas regulares ao dentista
  • Use um creme dentário e um elixir bucal contendo zinco, ou óleo de árvore do chá ou eucalipto
  • Limpe a língua – Escovar e passar fio nos dentes geralmente não basta. A língua também é um viveiro de bactérias, células mortas e restos de comida. Use a escova de dentes para escovar a língua, ou use um limpador de língua.
  • Beba muita água e coma salsa e arandos
  • Não fume

Soluções caseiras para combater o mau hálito

Mascar folhinhas de hortelã, cravo-da-índia ou pedacinhos de gengibre podem ajudar a manter o hálito puro porque são aromáticas e possuem propriedades anticépticas que combatem os micro-organismos que podem estar no interior da boca.

Antes de escolher os produtos de higiene bucal que ajudam a eliminar a placa bacteriana e as bactérias causadoras do mau hálito, consulte o seu dentista e reveja as técnicas a serem utilizadas em casa. Além disso, pergunte ao dentista quais os produtos de higiene bucal que deve usar para ajudar a combater o mau hálito.

O segredo de uma boca limpa e saudável é a higiene bucal feita em casa regularmente de acordo com as instruções e recomendações do dentista.

4.8 / 5. Votos: 86

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo