Tratamento natural para a anemia

Curas Naturais 1187 visitas 1 Comentario

Estima-se que aproximadamente um quarto da população mundial sofra de algum tipo de anemia, uma doença resultante da diminuição de glóbulos vermelhos no sangue. Como é nestes glóbulos que se encontra a hemoglobina, que assegura o transporte do oxigénio desde os pulmões até às várias partes do corpo, a sua diminuição provoca uma insuficiência de oxigénio no corpo, o que por sua vez desencadeia os vários sintomas da anemia.

Se suspeita que pode ter anemia, deve consultar o seu médico assistente a fim de esclarecer as dúvidas. O diagnóstico é, na maior parte dos casos, alcançado através de uma simples análise ao sangue (hemograma), isto embora possam depois ser necessários exames adicionais para identificar a causa da anemia. É fundamental que se conheça a causa de modo a tratar a anemia da forma mais adequada.

De uma maneira geral, a anemia pode ser desencadeada por vários factores:

  • Baixa ingestão de alimentos ricos em nutrientes necessários para a produção dos glóbulos vermelhos e da hemoglobina, como ferro, vitamina B12 e ácido fólico
  • Perda excessiva de sangue por hemorragia, menstruação intensa ou verminoses
  • Anormalidades genéticas
  • Aumento das necessidades de nutrientes em determinadas fases, como infância e adolescência (em função do crescimento e desenvolvimento corporal), gestação e amamentação

Anemia tem três principais causas: perda de sangue, pouca produção de células vermelhas, ou altas taxas de destruição de células vermelhas. Essas causas podem ser decorrentes de muitas doenças, condições médicas e outros factores.

Muitos tipos de anemia são moderados, de curto prazo e facilmente tratáveis. Alguns tipos podem até ser prevenidos com uma alimentação saudável. Outros tipos podem ser tratados com suplementos alimentares.

Porém, certos tipos de anemia podem ser graves, de longa duração e ameaçar a vida se não forem diagnosticados e tratados. Se a pessoa tiver sinais e sintomas de anemia, deve procurar um médico.

A anemia é uma condição na qual o sangue tem quantidade de células vermelhas menor do que o normal.

O tratamento dependerá das causas da anemia e sua gravidade.

Anemia

SINAIS E SINTOMAS DA ANEMIA

• Dificuldade em pensar
• Fadiga e fraqueza
• Infecções frequentes
• Dores de cabeça e tonturas
• Irregularidade menstrual
• Dormência nas extremidades
• Pele e lábios pálidos
• Falta de ar

Se não for controlada, a anemia pode levar a um batimento cardíaco rápido ou irregular (arritmia), porque o coração trabalha mais para compensar a falta de oxigénio no sangue, podendo mesmo levar à insuficiência cardíaca congestiva.

A anemia perniciosa não tratada pode levar a danos nos nervos e diminuição da função mental, e a vitamina B12 é importante não só para a saúde dos glóbulos vermelhos, como também para os nervos.

Uma alimentação variada, equilibrada e saudável é o primeiro passo para prevenir e tratar a anemia.

Alguns alimentos são mais ricos em ferro do que outros, como é o caso dos alimentos de origem animal, cujo ferro é melhor absorvido pelo organismo, como carnes vermelhas, vísceras (fígado, rins e coração), aves, peixes e mariscos.

Nos alimentos de origem animal, prefira alimentos de folhas verde escuro como agrião ou couve, leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilhas, etc.), nozes e castanhas.

Mas há um truque para que o ferro presente nos alimentos de origem vegetal, seja melhor absorvido pelo organismo. Para isso, deve acompanhar com alimentos ricos em vitamina como a beterraba, brócolos, tomate, pimentos, kiwi e citrinos.

Alguns dos remédios naturais que podem ajudar a tratar a anemia:

Sumo de beterraba com laranja

Ingredientes:

2 chávenas (chá) de sumo de laranja
1/2 beterraba crua picada

Como preparar:

No liquidificador, bata o sumo laranja com a beterraba. Coe e beba 30 minutos antes do almoço ou do jantar.

Anemia

Chá de agrião

Este chá deve ser preparado com a proporção de um punhado de folhas de agrião para cada ½ litro de água.

Ferva a água e coloque por cima das folhas. Abafe e deixe descansar durante dez minutos, coando e bebendo de seguida. Pode adoçar com mel e consumir de três e cinco chávenas ao dia.

Nos casos mais graves de anemia, a toma de medicamentos e suplementos à base de ferro pode ser necessária, sendo recomendada por um médico.

Para que a absorção do ferro seja realizada de uma forma mais eficiente, este deverá estar sempre associado a alimentos ricos em Vitamina C.

Podemos encontrar a Vitamina C em maior quantidade nos frutos cítricos, kiwis e brócolos.

Dica: Junte um sumo de laranja natural a uma refeição que contenha alimentos ricos em ferro de origem vegetal.

É importante ressaltar que existem também substâncias que podem dificultar a absorção do ferro:

  • Fósforo: presente nos lacticínios, cereais integrais, nozes e sementes
  • Polifenóis: presentes em algumas frutas e vegetais
  • Taninos: presentes em chás, café, vinho tinto e chocolate
  • Cálcio: presente principalmente nos lacticínios

Evite estas substâncias nas refeições principais para não prejudicar a absorção de ferro.

O tratamento da anemia depende largamente da sua causa, mas passa sempre pela normalização dos elementos em falta no organismo (nomeadamente através da reposição de ferro ou vitaminas), de forma a permitir que este recupere os níveis normais de glóbulos vermelhos e hemoglobina no sangue.

Mais info wiki.

Anemia


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
1 Comentário
  1. Pingback: Alimentos naturais

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *