Benefícios dos Tremoços para a saúde

Plantas & Vitaminas 566 visitas 2 Comentarios
Tremocos

Os tremoços são uma leguminosa da mesma família das ervilhas e das favas, o tremoço é extremamente tóxico quando é colhido da planta, ainda em grão seco. Só depois de cozido e demolhado em água salgada se torna comestível.

O inconveniente do tremoço é elevada quantidade de sal proveniente da salmoura em que são conservados tantas vezes, chegando uma porção de 60g a atingir um quinto da dose máxima diária recomendada de sal que são 5g.

Uma solução caseira é passar os tremoços por água corrente ou demolhá-los antes do seu consumo e quando os comprar embalados leia os rótulos e compre os que tenham menor teor de sal.

O tremoço, também conhecido como o fiel companheiro da cerveja, é um óptimo aperitivo para um dia de calor, pois possui menos calorias e gorduras comparado com outras iguarias de Verão, como os caracóis, as batatas fritas, os amendoins ou as tradicionais azeitonas.

Benefícios dos Tremoços

  • Contém três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca
  • Quantidade elevada de cálcio
  • Vitaminas E e do complexo B
  • Fósforo
  • Potássio
  • Ácidos gordos insaturado (ómega 3 e 6)
  • Ferro e fibras
  • Diurético

Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.

Possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo, facilitando assim uma eliminação dos intestinos e baixa o LDL (mau colesterol)

De baixo índice glícemico, esta pequena semente é excelente para a redução da obesidade porque além de ser muito proteico é também óptimo para a redução do apetite.

Na Europa, já é comum a substituição da soja pelo tremoço, já que o nível proteico é semelhante. Isso tem facilitado a vida de quem sofre de intolerância à soja.

Os tremoços são também uma excelente opção para vegetarianos e para todos que querem aumentar a ingestão diária de proteinas, como, por exemplo, praticantes de musculação.

Por cada 100 gramas desta leguminosa cozida e sem casca, obtém 15,4 gramas de proteínas e 9,4 gramas de fibra. Pelo contrário, não corre o risco de abusar da gordura, pois contém 1,1 gramas e além disso a gordura presente é sobretudo insaturada, menos prejudicial para a saúde.

Os tremoços contêm ainda sais minerais, como cálcio, potássio e, em menor escala, ferro. Para quem come a casca, o valor nutricional é semelhante, mas com um pouco mais de fibra.

Em suma, o tremoço é um alimento pouco calórico, altamente saciante e com diversos benefícios na saúde, em particular se se conseguir reduzir o teor de sal na sua elaboração.

Uma deliciosa sugestão de um patê de tremoços .

Em suma: o tremoço é um excelente alimento de Verão, pouco calórico, altamente saciante e com efeitos benéficos ao nível do funcionamento intestinal, controlo glicémico e diminuição do colesterol.

Benefícios dos Tremoços para a saúde


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Fernando Caldeira

    | Responder

    adoro tremoço

  2. Vasco

    | Responder

    como muitos tremoços entre as refeições

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *