Iodo – para que serve?

Plantas & Vitaminas 74 visitas Comentar

O iodo contribui para uma normal função cognitiva e para o normal funcionamento do sistema nervoso. Este oligoelemento participa na produção normal de hormonas tiróideas e no normal funcionamento da tiróide. O iodo também contribui para o normal metabolismo produtor de energia e auxilia na manutenção de uma pele normal.

O Iodo Dá Energia – O iodo também desempenha um papel importante na manutenção de níveis de energia ideais do corpo, assegurando a utilização eficiente de calorias, sem permitir que sejam depositados como Gorduras em excesso.

Benefícios do Iodo Para Unhas, Cabelos e Dentes – Os Benefícios do Iodo Para Saúde incluem a formação de uma Pele, Cabelo e Dente saudável e brilhante. O Iodo é um elemento importante para o cuidado do Cabelo. Com a falta deste mineral pode resultar em Perda de Cabelo. Além disso, também acelera o crescimento do Cabelo e aumenta a força folículo.

Uma boa maneira de ingerir iodo é substituir o sal comum por sal iodado.

Iodo


Iodo é um elemento essencial para que vários órgãos do corpo funcionem normalmente.

Exemplos: para o metabolismo da tireoide, mamas, mucosa gástrica e próstata distúrbios do endométrio, ovários e estômago.

É também um poderoso desintoxicador natural.

A deficiência de iodo está relacionada com a diminuição da capacidade intelectual, fadiga física, infertilidade.

A carência de Iodo traz sensibilidade ao frio, ocasionando extremidades frias.

Onde podemos encontrar iodo?

Peixes e mariscos – O mar é um tesouro natural de iodo, por isso recomenda-se que, ao menos três vezes na semana, se consuma peixes e mariscos. Possui maravilhosas vitaminas do complexo B, vitamina A, D, E, além de ácidos gordos como o ómega 3, muito apropriados para a nossa saúde.

Seria, portanto, perfeito que consumíssemos salmão, arenque, camarões, lagostim, bacalhau, mexilhões ou linguado.

Cereais – Muitos de nossos cereais mais comuns como, o arroz, o trigo e o centeio, são ricos em iodo. Se consumirmos 100 gramas de farinha de milho, por exemplo, consumiremos 80 mg de iodo.

Iodo

Verduras – Talvez não estejamos acostumados a ver a alga Kelp como um vegetal, porém é uma fonte incrível de iodo, que seria óptimo incluir em nossa dieta de vez em quando. Além das algas, são recomendados a cebola, a beterraba, a acelga, o espinafre, o pepino, feijões verdes, o agrião e o alho, além de serem ricos em iodo, têm propriedades anti-bactericidas.

Iodo

 

A deficiência em iodo tem múltiplos efeitos adversos no crescimento e desenvolvimento e é a causa mais comum de retardamento mental.

Défices neste mineral durante a gravidez provocam efeitos irreversíveis no feto e ao longo da vida caso se agravem estes défices pode desenvolver-se bócio.

Sintomas da ausência de iodo

  • Bócio
  • Hipotiroidismo
  • Tendência a sentir frio
  • Cansaço, dores nas articulações
  • Insónia
  • Pele e cabelos secos
  • Prisão de ventre
  • Cretinismo: doença que acomete as crianças, culminando no atraso físico e mental

Quando os sinais e sintomas da alteração da tiróide se manifestam, o ideal é procurar um médico. Atestada a disfunção da tiróide, além do tratamento recomendado, é importante procurar um nutricionista para ter orientações importantes quanto ao cardápio quotidiano.

Iodo


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *