Zinco | Os benefícios

Plantas & Vitaminas 1024 visitas 1 Comentario

Zinco

O Zinco é um elemento mineral que é necessário ao organismo em quantidades muitos pequenas, tal como o ferro e outros minerais. As ostras são boas fontes de zinco, sendo mesmo a melhor entre os alimentos de origem animal.

Os frutos secos, leguminosas, gérmen de trigo ou sésamo igualam ou suplantam as carnes e queijos curados em volume nutricional de zinco.

O zinco intervém em várias reacções químicas do organismo, tendo a função de manter a pele, cabelo e unhas saudáveis, e também no desenvolvimento e funcionamento dos órgãos reprodutores.

As funções do zinco não colaboram apenas para a boa saúde em geral, mas também para a saúde reprodutiva e para a fertilidade de homens e mulheres. Além disso, há inúmeros benefícios do zinco para a boa forma, sobretudo porque níveis adequados de zinco favorecem o emagrecimento e o ganho de massa muscular.

Os benefícios do zinco abrangem também o sistema nervoso. Como o revestimento das células nervosas é feito por gorduras cujas sínteses dependem do zinco, esse elemento é simplesmente essencial para o funcionamento e para a comunicação entre os neurónios.

Fontes extremamente ricas em zinco são os frutos do mar como as ostras e lagostas, mas níveis altos também são encontrados nas carnes, sobretudo nas vermelhas.

Zinco

Além disso, a gema dos ovos e os lacticínios também fornecem níveis consideráveis de zinco, seguidos por alimentos com concentrações menores do mineral, como os feijões, os amendoins e amêndoas, e o chocolate escuro.

Ostra – a ostra é o alimento campeão em quantidades de zinco. Uma única ostra fornece 38 mg de zinco, sendo que a necessidade diária é de 8 mg para adultos, 10 mg para crianças e para as grávidas 12 mg.

Carne bovina – cada 130 gramas de carne bovina fornece 4 mg de zinco. Junto com 2 porções de arroz integral que fornece 2 mg e uma porção de feijão que fornece 1, 15 mg, já temos quase que toda necessidade diária necessária.

Pão integral – Muito rico em fibras, o pão integral fornece em 80 gramas 1,6 mg de zinco.

Farelo de aveia – a aveia é um cereal muito nutritivo, rico em fibras, vitaminas e minerais, e traz inúmeros benefícios a nossa saúde. 94 gramas de farelo de aveia fornecem 2,9 mg de zinco.

Os sinais mais notáveis da deficiência de zinco são a perda do apetite e a perda ou redução da sensibilidade do paladar. Como o zinco se encontra em altas concentrações nos glóbulos vermelhos, a sua falta causa um quadro progressivo de anemia.

Há, ainda, um severo prejuízo no funcionamento do sistema imunológico, aumentando o risco de contrair doenças infecciosas. O risco de doenças crónicas e degenerativas também se torna maior, sobretudo quando se trata de cancro.

Zinco


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
1 Comentário
  1. Paulo Brandão

    | Responder

    Já tive necessidade de tomar suplemento de zinco

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *