Terapias

Os benefícios do yoga para saúde

Os benefícios do yoga, de forma simplificada, o Yoga (pronuncia-se “yôga”) busca o equilíbrio, para que o homem possa viver melhor.

No mundo actual, os adultos e as crianças tem  uma rotina stressante, onde acabam alimentando-se mal, dormindo mal, enfim, vivendo num estado de tensão permanente que deixa o corpo mais vulnerável, onde limites físicos e mentais são ultrapassados, levando a uma série de doenças e trazendo enormes prejuízos.

É muito importante que as pessoas conheçam o seu corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las a buscar um equilíbrio.

O Yoga motiva o auto conhecimento, onde o indivíduo aprende a se conhecer e ter responsabilidade sobre seu corpo, que estimula a auto-suficiência, ensina que o seu bem-estar depende de você mesmo e não dos outros.

O Yoga é excelente para trabalhar a sua flexibilidade e força

Qualquer pessoa pode praticar, não é apenas para aqueles que conseguem tocar os dedos dos pés ou querem meditar. Lá chegará com o tempo…

O yoga é uma prática milenar que permite relaxar o corpo e a mente e atingir níveis de bem-estar elevados.

O Yoga é baseado na sabedoria dos antigos mestres que acreditavam ser mais simples e possível promover o desenvolvimento por meio de aspectos mais visíveis da natureza humana (corpo), do que buscar atingir os mais sensíveis e abstractos (mente e espírito).

yoga

De uma forma mais específica o yoga permite:

• Ajudar a melhorar problemas de insónias e depressão

• Estabilizar o sistema nervoso central

• Aumentar a atenção, concentração e equilíbrio emocional e diminuir o stresse e a ansiedade

• Melhorar e aumentar a capacidade respiratória

• Aumentar os níveis de energia, flexibilidade e força dos músculos

• Melhorar a coordenação motora

• Aumentar a lubrificação das articulações, ligamentos e tendões

• Ajudar na limpeza do sangue, desintoxicando o corpo e retardando o seu envelhecimento

• Melhorar a postura, diminuindo dores nas costas

• Diminuir a agressividade

• Ajudar a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida.

É possível praticar Yoga mesmo estando acima do peso e os exercícios devem ser adaptados de acordo com as limitações físicas do praticante. É importante visitar um médico, fazer o exame ergo-métrico e receber a permissão para fazer a actividade física.

Uma dica para quem quer perder peso é aliar o Yoga a exercícios aeróbicos como caminhada e bicicleta.

Que efeitos o yoga tem sobre o corpo?

O aspecto mais importante do yoga é que a sincronização de respiração e movimento ajuda a restaurar o estado de relaxamento. Quando estamos stressados, o nosso sistema nervoso simpático é activado. Para minimizar o impacto do stress e das esperadas sensações de esgotamento, precisamos realizar regularmente actividades que quebrem o círculo do stress.

Ao praticarmos yoga ao longo do tempo e aprendermos que determinados exercícios ajudam a restaurar o estado de calma, isso também fomenta o nosso senso de auto-eficácia. Ao sentirmos que somos capazes de fazer algo para recuperar o controle, isso também ajuda a minimizar os efeitos do stress.

Os benefícios serão ainda muito maiores, quando em casa, praticamos algumas técnicas de maneira habitual e diária. Podemos e devemos ter um conjunto progressivo de práticas pessoais voltadas para nosso propósito individual de um ou outro item em que nos favoreça.

yoga-foto-446

As posturas da Yoga trabalham o corpo inteiro de forma integrada.

Assim, os benefícios do Yoga enquanto treino isométrico incluem uma diminuição de dores na região lombar, alinhamento corporal, fortalecimento do abdómen e da musculatura para-vertebral, estabilidade articular, melhoria na flexibilidade, na resistência muscular e na força.

Um corpo mais estável, mais forte e uma mente mais clara e tranquila é o que o Yoga nos faz.

Para quem sofre com problemas de ansiedade, insónia e depressão, o yoga pode servir como calmante.

4.3 / 5. Votos: 53

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo