Chá para dor de garganta

Corpo 491 visitas Comentar
Chá para dor de garganta 1

A dor de garganta, é um sintoma comum caracterizado por irritação, inflamação e dificuldade em engolir ou falar, que pode ser aliviada com o uso de analgésicos a anti-inflamatórios.

Com a chegada do inverno, as inflamações da garganta são mais frequentes. A maioria é de origem viral e os antibióticos raramente são necessários.

A dor de garganta pode ser passageira (normalmente acompanhada de gripe ou resfriado), ou pode ser persistente — o que acontece especialmente em pessoas com amigdalite. Os sintomas passam geralmente ao fim de 3 a 7 dias sem tratamento, mas é possível atenuá-los com algumas medidas simples e baratas.

A garganta inflamada e irritada pode provocar bastante dor e desconforto

O que é a garganta inflamada?

Regra geral, a inflamação da garganta indica o início de uma constipação comum. Normalmente, a inflamação da garganta é causada por vírus e os sintomas podem variar entre a sensação de desconforto na garganta e a inflamação grave da garganta.

Se a inflamação da garganta for decorrente de uma constipação comum, os sintomas considerados gerais podem desenvolver-se ainda mais, resultando em congestão  e corrimento nasal, tosse e sintomas da constipação.

O que são a amigdalite e a faringite?

Amigdalite é a inflamação das amígdalas, faringite é o nome dado à inflamação da faringe. As duas apresentam como principal sintoma a dor de garganta. Como estão próximas anatomicamente, é muito frequente  a faringe e as amígdalas inflamarem simultaneamente, um quadro chamado de faringoamigdalite. Apesar de inflamarem juntas, algumas pessoas têm predominantemente faringite, enquanto outras, apenas faringite.

Chá para dor de garganta

Para aliviar a dor de garganta, alimentos como mel, chá morno de gengibre e limão são excelentes opções. Eles ajudam a diminuir a sensação de irritação, além de fortalecer o sistema imunitário a combater melhor a inflamação.

  • Beba muitos líquidos, de preferência dois litros por dia
  • Beba chá quente de ervas ou chá de gengibre
  • Aqueça a garganta, por exemplo com um lenço de pescoço macio
  • Descanse e relaxe

Gargareje com água e sal –  a água salgada acalma a inflamação e pode ajudar a libertar a infecção ou os irritantes que estão a dar-lhe tanta dor de garganta. Dissolva meia colher de chá de sal em 200ml de água morna e gargareje a cada uma ou duas horas.

Vinagre de maçã – Contém níveis altos de acidez que podem destruir as bactérias e, quando misturado com mel, pode aliviar a dor de garganta. Misture uma colher de sopa de vinagre de maçã e uma colher de sopa de mel numa chávena de água morna e beba.

dor de garganta

Vapor – o vapor pode aliviar a dor de garganta, principalmente quando ela dói devido à secura. Ele ajuda a desobstruir as vias nasais, deixando a garganta hidratada e evitando a proliferação das bactérias.

Ferva uma chávena de água e acrescente óleo essencial de eucalipto. Respire profundamente este vapor.

Chá de camomila – é um excelente remédio para a garganta inflamada. Os seus componentes matam as bactérias, enquanto a erva funciona como um analgésico natural. Também possui propriedades antiespasmódicas, que relaxam os músculos e ajudam a descansar melhor.

O que não deve comer

Existem alguns alimentos que devem ser evitados quando a garganta está inflamada. Cereais ou granola, torradas, que são duros, podem arranhar a garganta e aumentar a dor.

Alimentos gelados, também devem ser evitados, assim como os sumos de frutas ácidas (laranja ou abacaxi, por exemplo), por aumentarem o incómodo ao entrar em contacto com a garganta inflamada.

 

E se nada disto resultar em 48 horas… pode ter um infecção bacteriana, por essa razão deve consultar o seu médico para que este o possa medicar adequadamente.

 

Votos: 15 | Pontuação: 4.7

No votes so far! Be the first to rate this post.

Partilhar este artigo
  • 2
    Shares
Artigo colocado por Paulo Dias em 18 Dezembro, 2019.
Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/alimentacao/cha-dor-garganta/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *