Possíveis sinais de cancro frequentemente ignorados

Alimentação 401 visitas Comentar

As mulheres, apesar de terem maior tendência para fazer exames regularmente, na realidade, por vezes acabam por não verificar alguns sinais que o organismo lhes oferece, transmitindo que algo não está bem. São principalmente as mulheres mais jovens que ignoram estes sinais, pois, têm vinculado à sua mente que jovens não têm certo tipo de doenças como, por exemplo, cancro.

Contudo, o cancro pode surgir em qualquer idade e existem 15 sintomas que deveriam ser verificados com recorrência a exames médicos e aos quais as mulheres muito frequentemente não atribuem muita relevância.

Possíveis sinais de cancro:

Alterações na língua – O surgimento de manchas ou pontos brancos na boca e na língua devem ser analisados por um médico, principalmente se o paciente é fumador. Estas alterações na boca e na língua podem ser indícios de leucoplasia, uma situação clínica que pode evoluir para cancro na boca.

Perda de peso inesperada – Uma perda de peso acentuada (mais de 4,5 kg num mês), sem explicação aparente como, por exemplo, uma alteração na dieta ou um exercício físico regular, pode ser sugestivo de cancro. Uma alteração de peso sem tentativa de emagrecimento ou explicação para tal é indicativo de doença, sendo cancro o mais comum. O médico deverá fazer vários exames para despiste de outras doenças, tais como problemas na tiróide.

cancro

Hemorragias – Sangue nas fezes pode ser um sinal de cancro no intestino, e sangue na urina pode ser um resultado de cancro nos rins ou bexiga. Além disso, sangramento fora do período menstrual ou após a menopausa pode indicar cancro uterino ou no endométrio.

Fadiga – Fadiga pode apontar para várias doenças, ou apenas para simples cansaço. É normal ter períodos de cansaço, mas sentir um cansaço extremo ou uma sonolência incontrolável que impede a vida normal é um sinal de alarme que precisa de assistência médica para ser apurada a causa.

Dificuldade em engolir – No caso do cancro da garganta ou cancro do esófago, podem existir problemas ao engolir ou sentir que há um alimento no peito ou garganta que se agrava ao longo do tempo. Outros sinais de cancro comuns são dor e sensação de queimação durante a deglutição.

Dificuldades na deglutição não devem ser ignoradas, ou contornadas, alterando a dieta para líquidos e alimentos mais fáceis de engolir. É importante que esta dificuldade seja devidamente analisada e acompanhada por um médico, pois, pode ser sugestiva de cancro gastrointestinal.

Distensão abdominal – A distensão abdominal ou inchaço é frequentemente ignorado pelas mulheres e raramente recorrem a um médico com estes sintomas. No entanto, sentirem-se inchadas, assim como cheias demasiado depressa (isto é, sem comerem quase nada), dor pélvica e/ou abdominal e problemas urinários podem ser sintomas de cancro nos ovários. Uma mulher com distensão abdominal frequente e constante (vários dias por semana durante várias semanas) deveria recorrer a um médico para fazer alguns exames para despiste de cancro.

Gânglios linfáticos – Sempre que sentir um nódulo ou um inchaço de algum gânglio linfático, estas alterações devem ser analisadas pelo seu médico, pois são sintomas possíveis para cancro. Estes nódulos podem surgir em vários locais, sendo mais frequente no pescoço e axilas.

Tosse persistente – A tosse persistente que dura três semanas ou mais, não deve ser ignorada – especialmente se é fumador. A tosse intensa ou prolongada pode ser sinal de bronquite crónica, mas é também um dos sinais de cancro de pulmão.

Possíveis sinais de cancro frequentemente ignorados

É de extrema importância que conheça o seu corpo e aprenda a ouvir os seus sinais. Qualquer dor, mais comum ou incomum, ou qualquer mudança que persista ou piore com o tempo merece a devida atenção médica, pelo que não deverá hesitar em procurar ajuda.

Ignorar, nos casos de cancro, pode ser fatal.

De acordo com os médicos, cerca de metade dos atuais pacientes de cancro teria mais dez anos de vida se o diagnóstico da doença tivesse ocorrido mais cedo.

Além disso, a medicina e a investigação estão em constante desenvolvimento e, mesmo as situações mais complexas, poderão ter uma maior possibilidade de cura ou tratamento se detetadas ainda em fase inicial. Esteja atento!

Possíveis sinais de cancro frequentemente ignorados
4.6 (92%) 20 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *