Como Deixar de Roer as Unhas

Beleza & Estética 4406 visitas 3 Comentarios

A onicofagia ou roer as unhas, é uma patologia de carácter psicológico relacionada, geralmente, com a má gestão de emoções, tais como nervosismo, medo e ansiedade.

De um hábito suave, pode tornar-se um problema mais sério.

A unha, a cutícula e até mesmo a pele são a nossa proteção contra vírus e bactérias. Quando roemos as unhas, rompemos essas barreiras, deixando-as expostas a esses perigos.

Para se livrar do mau hábito, a dica é identificar o que provoca a ansiedade que leva a começar a roer as unhas e tentar eliminá-la.

Roer as unhas é algo mais que um mau costume. Este hábito é bastante frequente e não discrimina entre homens ou mulheres nem adultos nem crianças.

O que no principio parece ser um comportamento inadequado que não contém nenhum mistério, na realidade é uma manifestação de ansiedade, angustia e timidez.

Normalmente roer as unhas é uma forma de extravasar perante existência de um conflito interno que não se pode resolver. Algo que está errado, que nos preocupa e ao não o dizermos, manifestamo-nos através das unhas.

Noutros casos este vício não está na categoria dos grandes problemas, apenas se deve a um hábito de imitação.

Muitos meninos que roem as unhas fazem-no simplesmente porque viram os seus pais ou irmãos fazerem o mesmo.

Este hábito pode causar graves danos à haste, cutículas, bem como a pele ao redor, o que podem tornar-se vermelhas e doridas e pode até sangrar e infeccionar. Também pode prejudicar os dentes.

Além disso, o acto é socialmente inaceitável e dá uma impressão negativa para os outros.

Motivos para roer

Um dos motivos que faz você fraquejar e voltar a roer as suas unhas é o facto da fragilidade, pois as unhas costumam a quebrar e descamar. Por isso, é importante fortalecer as suas unhas. Compre cálcio e um bom fortalecedor, que ajude as suas unhas fragilizadas.

Tenha sempre a seu alcance uma lixa de unhas, inclusive na sua bolsa. Pois, caso a sua unha quebre ou lasque, não cairá na tentação de roer!

Resista a esse momento e lixe a sua unha imediatamente.

A matriz está localizada na base das unhas, sob a cutícula. O problema maior é que, ao danificar constantemente as unhas a ponto de atingir a região próxima à matriz, a produção da unha também fica prejudicada.

Afinal, é na a matriz que são armazenadas as células para a produção das unhas.

hábito de Roer as Unhas

O hábito de roer as unhas só consegue ser deixado com motivação: é preciso querer e ter um objectivo parar.

Tente encontrar o que faz roer e tente direccionar o impulso para outras práticas.

Para encorajar a nunca mais voltar a roer, fotografe as suas unhas bonitas e cuidadas e guarde as imagens para que sirva de inspiração para que não volte mais a roê-las.

Deixar de Roer as Unhas

Segue tratamento natural

  • Diminuir a ansiedade – Fazer uso de chás que ajudam a diminuir a ansiedade, como a valeriana ou a tília. Irá permitir que você fique mais tranquilo e relaxado e com isso diminuindo a vontade em roer as unhas, sem muito esforço.
  • Alho nas unhas – esfregar em cada uma das suas unhas um pedaço do dente de alho irá ajudar a diminuir a vontade em roer. Apesar de ser um método não muito agradável devido ao odor que o alho liberta ele é bastante eficiente.
  • Limão nas unhas – Da mesma forma que no caso anterior, esfregar meio limão em cada unha irá ajudar a inibir a vontade de roer . Como o sabor do limão permanecer por horas nas unhas você acabará deixando este hábito.

Deixar de Roer as Unhas

O vício pode provocar ainda graves problemas gastrointestinais como esofagite infecciosa, gastrite, entre outros, até prejudicar a dentição, a musculatura do maxilar e a articulação. Além desses, o ato de levar a mão à boca deixa a pessoa mais exposta a outras bactérias que podem desencadear doenças futuras, H1N1, diarreia, hepatite A, rubéola, sarampo, etc.

A prática de roer as unhas é prejudicial para o corpo e mente. É necessário procurar ajuda de profissionais especializados para identificar o motivo da “compulsão” e as consequências.

Como Deixar de Roer as Unhas

Dicas parar parar de roer as unhas

1. Corte as unhas – se as unhas estiverem curtas o suficiente, será difícil roê-las;

2. Use um verniz especial – existem alguns vernizes específicos que o podem ajudar. Estes têm um sabor desagradável que torna muito difícil o ato de roer as unhas;

3. Vá à manicure – tratar das unhas com uma profissional e deixá-las com um ótimo aspeto pode evitar a tentação;

4. Use luvas ou adesivos – usar luvas diariamente, em qualquer lugar, pode parecer algo sem sentido, mas a ideia por trás desta ajuda para deixar de roer as unhas é bem simples, basta usar algo que impeça o atrito. Neste caso, até o uso de adesivos para unhas pode ajudar;

5. Entenda qual é o “gatilho” – procure entender o que estimula o hábito, se é um processo interno ou algo que outra pessoa diga ou faça. A consciencialização do vício pode ajudar a tratá-lo;

6. Mantenha a mão ou a boca ocupada – bolas anti-stress, gomas, pequenas atitudes que possam ser o foco da sua atenção, ao invés do ato de roer as unhas;

7. Peça ajuda – Ás vezes levamos as mãos à boca sem nos darmos conta. Avisa as pessoas com quem convives no dia-a-dia do teu propósito e pede-lhes que te avisem quando te vejam roer as unhas.

O mais importante – não se cobre demais. Nem todas as pessoas conseguem na primeira tentativa, por isso, experimente definir pequenas metas e objectivos e assumir que vai demorar algum tempo até chegar lá.

 

Como Deixar de Roer as Unhas
4.8 (95.23%) 88 voto[s]

Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/beleza-estetica/roer-as-unhas/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Margarida

    | Responder

    Tive que comprar um produto para colocar nas unhas, para deixar de roer e consegui.

  2. Bianca

    | Responder

    Quando me sinto mais stressada tenho tendência a roer as unhas… vou levar esta informação

  3. Fernando

    | Responder

    Maldito vicio que tenho há anos… 🙁

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *