Beleza & Estética

Tratamento Caseiro Queda de Cabelo

A queda de cabelo é um tema preocupante e temido por muitas pessoas, mas pode ser tratada inicialmente através de tratamento caseiro.

Existem muitas razões pelas quais o cabelo pode cair: má alimentação, anemia, stress, genética, alguns tratamento de doenças, uso excessivo de químicas, nível baixo da ferritina, depressão e interrupção do uso de anticoncepcionais são só alguns exemplos.

A queda de cabelo é tão normal no Outono quanto a pele seca no verão. A única coisa que podemos fazer é adoptar alguns gestos que vão minimizar as suas consequências.

Falamos de uma queda casual associada à mudança da estação – a queda sazonal – e que pode ser mais ou menos acentuada.

Perder entre 50 a 100 fios por dia parece muito, mas é mesmo o normal para todas as mulheres.

Independentemente da causa, só se resolve a queda atacando directamente o motivo real.

Possíveis razões para queda de cabelo:

  • Stress
  • Distúrbios no corpo (por exemplo, distúrbios da tiroide, deficiência de ferro, doenças infecciosas)
  • Doenças de pele (por vezes relacionadas a micoses)
  • Flutuações hormonais (provocadas pela gravidez ou pela menopausa)
  • Predisposição genética
  • A desnutrição (causada por uma mudança radical nos hábitos alimentares ou uma dieta rigorosa)
  • Estilo de vida pouco saudável
Tratamento Caseiro Queda de Cabelo

5 Alimentos que ajudam a prevenir a queda de cabelo

A melhor forma de prevenir a queda de cabelo é aquela que vem de dentro para fora, por isso devemos investir numa alimentação variada e equilibrada.

# Ovos – são excelentes fontes de proteínas, como o colágeno – essencial para a manutenção do corpo -, além de estarem repletos de minerais como ferro, zinco,  vitamina E e selénio;

# Iogurte grego – possui as vitaminas D, auxiliar na saúde dos cabelos, tornando-os mais resistentes e fortes a quebra e à queda;

# Grãos – feijão, lentilha e soja são ricos em vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais;

# Frutas e verduras – fontes de vitaminas, minerais e aminoácidos. Ex.: laranja, alface, cenoura, brócolos, espinafre etc;

# Sementes – ricas em metionina e lisina e fontes de zinco. Ex.: amêndoas, sementes de abóbora e castanha de caju .

yoga

Fazer exercício e actividades que promovam o relaxamento

Não imagina como o stress pode contribuir para a queda do cabelo, por isso esta é a altura certa para – depois da inércia do verão — voltar a mexer-se.

Além do exercício físico ser um antídoto eficaz para o stress, pode também procurar actividades que relaxem como yoga, meditação e caminhadas.

Em casos de queda de cabelo os tratamentos caseiros podem, sim, resolver problemas superficiais. Mas, quando a causa é mais grave, e os sintomas não passam de imediato com o cuidados, o indicado é procurar um especialista para ajudar a solucionar o problema.

Embora ainda seja apenas uma especulação que exige muito mais pesquisa, a perda de cabelo pode ser reduzida seguindo uma dieta baseada em DNA.

Veja os prós e contras da dieta DNA, um artigo útil sobre esse assunto.

Queda de Cabelo

Shampoo caseiro de Aloe vera

Desintoxica o couro cabeludo, é muito eficaz contra a queda e promove o bom crescimento dos fios

A babosa / aloe vera actua limpando os folículos capilares. Ou seja, ela expulsa a gordura contida no couro cabeludo, que pode atrapalhar o crescimento dos fios.

A babosa consegue ainda regenerar e nutrir os fios, recuperando o cabelo.

Deixa os cabelos mais macios, brilhantes, fortalece e ainda evita a queda de cabelo.

Ingredientes:
3 a 4 folhas de aloe vera (50 ml de polpa)
300 ml de shampoo neutro
5 gotas de óleo de alecrim

Preparação e aplicação: Passe as folhas por água. Recorte a folha à volta de forma a que consigas abrir a folha e retirar a polpa. Bata a polpa no liquidificador. Junte o shampoo e os restantes ingredientes.

Pode usar este preparado duas vezes por semana, e nos restantes dias usar o shampoo habitual.

Queda de Cabelo

CHAMPÔ DE ALECRIM

Uma das utilizações mais fáceis e bem sucedidas é a utilização de champô de alecrim, que reduz a queda de cabelo e o deixa mais sedoso. Para melhores resultados, acrescente ao champô uma cebola cortada, deixe repousar durante 15 dias, depois retire-a e use o produto sempre que lavar o cabelo.

Massajar o couro cabeludo com infusões de alecrim cerca de três vezes por semana ou aplicar uma máscara de aloé vera com óleo essencial de alecrim pelo menos 15 minutos antes de lavar o cabelo também ajuda a combater a queda do mesmo.

Os óleos de Jojoba ou Rosa Mosqueta contêm importantes propriedades que nutrem e reparam o cabelo, apresentando-se como suplemento ideal para o tratamento da perda capilar.

4.8 / 5. Votos: 57

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo