Alimentos para combater o stress

Bem Estar Emocional 736 visitas Comentar

A alimentação muda tudo na nossa vida, por isso se diz que somos o que comemos. Também para combater o stress os alimentos podem ser os nossos aliados.

Como combater o stress?

De forma a combater ou aliviar o stress, parta sempre deste princípio:

  • Evitar;
  • Alterar;
  • Adaptar/Aceitar

1 – Aprenda a evitar o stress desnecessário. Nem todo o stress pode ser evitado, mas se aprender a dizer não, a distinguir “deveres” de “obrigações” na lista de coisas a fazer, pode eliminar muitos fatores de stress. Identificar as causas é um primeiro passo importante.

2 – Alterar a situação. Se não podemos evitar uma situação stressante, devemos tentar alterá-la e lidar com os problemas de cabeça erguida, em vez de guardarmos sentimentos negativos, aumentando o stress.

3 – Adaptar-se ao fator causador de stress. Quando não podemos mudar o factor de stress, como é o caso de uma doença, devemos tentar mudarmo-nos a nós próprios e a visão que temos sobre a situação que enfrentamos. Reformular os problemas ou concentrarmo-nos nas coisas positivas da vida. Devemos aceitar as coisas que não podemos mudar.

Haverá sempre factores de stress na vida que não podemos alterar. Aprenda a aceitar o inevitável, em vez de protestar contra uma situação e torná-la stressante.

Olhemos para o lado positivo da situação, mesmo nas circunstâncias mais stressantes pode ser uma oportunidade de aprendizagem ou crescimento pessoal.

Aprenda a aceitar-se, com o seu potencial e limitações.

combater o stress

Os alimentos que ingerimos são também muito importantes. Adote uma dieta saudável.

Corpos bem nutridos estão melhor preparados para lidar com o stress.

Abacate – pode comer fatia atrás de fatia deste fruto para diminuir a ansiedade e sem se preocupar com o facto de poder engordar. Este superalimento vai ajudá-lo a sentir-se saciado e satisfeito.

Estudos recentes indicam que as pessoas que incluem abacate na refeição do almoço reduzem em 40% o desejo de comerem mais nas três horas seguintes à refeição.

Chocolate negro – não estamos a falar de uma tablete inteira de chocolate mas está provado que o consumo moderado de chocolate negro pode ajudar a reduzir os níveis de stress. Os anti-oxidantes presentes no cacau ajudam a nivelar a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea. Dê sempre preferência ao chocolate com mais de 70% de cacau.

Legumes e frutas verdes – Grandes aliados na produção de dopamina, o químico que nos ajuda a acalmar, são legumes e frutas de cor verde, como os espinafres, agriões, couves, feijão verde, ervilhas, maçã, kiwi, lima.

combater o stress

O atum é um dos alimentos anti-stress mais referidos devido ao teor em selénio no enlatado e pelas grandes quantidades de vitamina B6, que contribui para a produção de serotonina , e que, como já sabemos, é essencial para prevenir a depressão e o stress.

Banana – Coma uma banana por dia porque é rica em vitamina B6, triptofano, potássio e magnésio, todos os que ajudam a produzir serotonina, logo, afastam o mau humor, a ansiedade e o stress.

O stress afeta a mente, o corpo e o comportamento de muitas maneiras, e todos sentimos o stress de forma diferente. Em excesso, pode levar não só, a sérios problemas de saúde física, como também pode alterar os nossos relacionamentos em casa, no trabalho e na escola, pelo impacto que pode assumir na nossa saúde mental.

Higiene do sono

Trabalhe a higiene do sono. Sentir-se cansado pode aumentar o stress, fazendo com que pensemos de forma irracional. Mantenha a calma, obtendo uma boa noite de sono, essencial para relaxar.

Lembre-se, dormir mal pode acarretar graves consequências para a sua saúde.

combater o stress

O objetivo é relaxar e convencer o corpo de que os perigos não existem. Contudo, há alimentos que fazem exatamente o oposto e que só atrapalham todo o processo.

Deste modo, deve evitar o café e todos os alimentos ricos em cafeína, pois estimulam o sistema nervoso central.

Analise o seu estilo de vida – veja como pode relaxar um pouco mais, ter uma alimentação mais saudável, dormir um pouco melhor e ser mais ativo para minimizar os níveis de stress.

Alimentos para combater o stress
4.6 (91.61%) 31 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *