8 alimentos que contribuem para ter barriga inchada

Corpo 505 visitas Comentar

A barriga inchada e a impressão de que não está a digerir convenientemente as refeições é uma sensação muito desconfortável que condiciona o seu bem-estar e performance diária já que é muito difícil estar completamente à vontade.

8 alimentos que contribuem para ter barriga inchada

Lacticínios: leite e derivados são alimentos que podem causar flatulência, gases e inchaços e que podem ser derivados de problemas como intolerância à pode haver também a incapacidade de digerir o açúcar presente no leite e derivados, o que resulta automaticamente em ter barriga inchada.

Bebidas alcoólicas: bebidas com teor alcoólico deixam a mucosa do intestino impermeável, o que resulta em desequilíbrio no funcionamento regular da flora intestinal. Tal fator induz maior volume e inchaço na região abdominal.

Bebidas gaseificadas: o gás contido em refrigerantes e outras bebidas gaseificadas contribui drasticamente para o desconforto abdominal.

Massas: a farinha refinada presente nas massas contribui para a fermentação, o que causa gases e inchaço na barriga.

Alimentos picantes: estes alimentos estimulam a libertação de ácido gástrico, o que pode causar irritação e, consequentemente, inchaço abdominal.

São exemplos destes ingredientes: pimenta em pó, pimenta do reino, caril, noz-moscada, cebola, mostarda, cravinho, alho, rábano, molho barbecue, molho de tomate e vinagre.

– Alimentos gordurosos: exigem que o estômago trabalhe mais para digeri-los. Esse tempo extra permite o acumular de gases que causa, consequentemente, inchaço.

Exemplos destes alimentos são os hambúrgueres, batatas fritas, donuts e demais alimentos fritos.

alimentos que contribuem para ter barriga inchada

– Alimentos ricos em sódio: o sal é rico em sódio e, em excesso, pode prejudicar o funcionamento do organismo e provocar distensão do estômago. Para além de contribuir para subir os níveis de pressão arterial, favorece a retenção de líquidos e, consequentemente, o inchaço abdominal.

Tenha especial cuidado com os produtos processados e industrializados, como sopas enlatadas, massas cozinhadas instantâneas, caldos industrializados, temperos prontos e outros.

– Leguminosas – Os feijões, as ervilhas, as lentilhas, a soja… todos estes alimentos são ricos em fibras e proteínas, o que pode ter muitos benefícios, mas também os torna difíceis de absorver, obrigando as bactérias dos intestinos a entrar em acção, provocando gases que levam ao desconforto e inchaço abdominal.

Para evitar a barriga inchada, evite estes alimentos ou então prefira o feijão preto, cuja digestão é mais fácil, especialmente após demolhados.

8 alimentos que contribuem para ter barriga inchada

Menos óbvio são os casos de barriga inchada por dietas. Ao restringir muito a sua alimentação, o corpo ressente-se por não estar habituado a uma eventual mudança radical na sua alimentação, por exemplo.

É por isso que uma mudança alimentar deve ser gradual e sempre acompanhada por um especialista.

Receitas caseiras para diminuir a barriga inchada

Não há segredo para melhorar os sintomas e desconforto da barriga inchada. Comer alimentos ricos em fibras, como mamão e ameixa. Estes alimentos facilitam a eliminação de fezes e gases que podem estar parados no intestino causando o inchaço.

barriga inchada

Uma das causas da má digestão é o estômago não produzir suco gástrico em quantidade suficiente. Por isso, a solução é sumo de limão, que estimula a produção desse suco gástrico.

Beba uma pequena chávena de sumo de limão antes de comer. Além disso, recomenda-se que não beba durante as refeições e que termine a refeição com uma infusão de gengibre, na qual pode adicionar tomilho e orégãos, que vai ajudar a processar os alimentos e evitar a fermentação.

Se tem uma alimentação equilibrada e pratica exercício físico mas, ainda assim, tem a barriga inchada, consulte o seu médico pois a intolerância alimentar pode estar na origem do problema e é importante fazer esse despiste.

Ao remover esse(s) alimento(s) da sua dieta, os resultados devem aparecer em poucos dias, tanto a nível visual (o inchaço deve desaparecer) como de bem-estar físico, pois deixa de sentir mau estar ou incómodo.

8 alimentos que contribuem para ter barriga inchada
4.5 (89.52%) 21 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *