10 Alimentos que reduzem risco de AVC (acidente vascular cerebral)

Corpo 379 visitas Comentar
10 Alimentos que reduzem risco de AVC (acidente vascular cerebral) 1

Um AVC (acidente vascular cerebral) é uma alteração, geralmente aguda, na função cerebral devido a células cerebrais feridas ou mortas. As alterações resultam em mudanças na capacidade de uma pessoa funcionar normalmente. O acidente vascular cerebral às vezes é chamado de ataque cerebral ou acidente cardiovascular (CVA). É como um ataque cardíaco, só que ocorre no cérebro.

O AVC ocorre por lesão de um vaso sanguíneo da circulação do sistema nervoso central mais frequentemente no cérebro mas também noutras estruturas como o cerebelo, o tronco cerebral ou, raramente, na medula espinhal. O tempo no diagnóstico e tratamento é a chave para a redução das sequelas provocadas pela doença.

Quando o suprimento de sangue para uma parte do cérebro é cortado ou muito diminuído, ocorre um acidente vascular cerebral. Se o suprimento de sangue for cortado por várias horas ou mais, as células do cérebro, sem suprimento de sangue suficiente, morrem.

Dependendo da quantidade de sangue envolvido e da localização da área de acidente vascular cerebral no cérebro, uma pessoa com acidente vascular cerebral pode mostrar muitos sinais e sintomas. Estes podem variar de dificuldades quase visíveis ao mover ou falar a paralisia ou à morte.

Esta doença não possui uma causa certa que faz com que esta aconteça, possui sim vários fatores de risco que fazem com alguns processos se desencadeiem e assim, inevitavelmente, as pessoas acabam por sofrer um acidente vascular cerebral.

A prevenção é sem dúvida o melhor tratamento para esta doença, contudo é necessário salientar que mesmo prevenindo existe sempre uma mínima probabilidade do AVC surgir, mas ainda assim a diferença é enorme e compensa prevenir.

COMO IDENTIFICAR UM AVC ?

Basta o aparecimento de um dos chamados “3Fs”: Dificuldade em falar; Desvio da face (Boca ao lado); Falta de força num braço, para suspeitar de um AVC e ligar de imediato para o 112.

Através da Via Verde AVC, os doentes poderão chegar rapidamente aos hospitais capazes de fornecer os tratamentos adequados.

Com o avançar da idade o risco de sofrer um Acidente Cerebral (AVC) aumenta, mas existem alguns alimentos que podem ajudar a reduzir esse risco.

Saiba quais são:

  • ABACATE –  O abacate é rico em potássio, algo que o organismo necessita para que os músculos realizem todos os movimentos sem complicações. Este alimento poderá ser incluído na sua alimentação das mais diversas formas, desde comido naturalmente, a inserido no pequeno-almoço, entre outras formas para tornar a sua dieta mais saborosa.

 

  • ARROZ – Tal como se sabe, o arroz é um cereal portanto deve ser ingerido, contudo quando no mesmo prato estão outros alimentos fonte de fibras e hidratos de carbono, este deve ser substituído por arroz integral.

 

  • BETERRABA – Um alimento muito útil para qualquer pessoa e de muito fácil utilização na cozinha, pode ser colocada na própria refeição ou triturada para sumos.

Alimentos que reduzem risco de avc

  • CEREAIS – Os cereais são alimentos riquíssimos em fibras, principalmente os cereais integrais, devendo ser inseridos na sua alimentação. Uma fantástica forma de os adicionar à sua dieta é colocá-los no seu pequeno-almoço, em conjunto com leite.

 

  • CHOCOLATE – Para quem diz que o chocolate faz mal, aqui está a prova que é mentira, ou melhor dizendo, desde que consumido de forma moderada. Ingerir cerca de uma barra de chocolate por semana trará muitos benefícios para a sua saúde, entre os quais a prevenção do AVC.

AVC (acidente vascular cerebral)

  • FEIJÃO – O feijão é um fantástico alimento para esta luta, tenha em atenção o que irá acompanhar o feijão no prato, pois não deverá esquecer-se que acima de tudo a alimentação deve ser equilibrada.

 

  • FRUTOS SECOS – Os frutos secos são uma mais-valia para saúde, devendo ser ingeridos diariamente mas em pequenas quantidades, cerca de uma colher de sopa de frutos secos diariamente.

 

  • LARANJA – A laranja possui flavonoides conseguindo assim reduzir o risco de AVC, este alimento deverá estar presente numa alimentação saudável.

 

  • PEIXE – Apesar de muitas pessoas dispensarem bem o peixe da sua alimentação diária este deve estar incluído nela, pelo menos, três dias por semana. Este alimento possui inúmeras regalias nutricionais, que ajudarão em muito o seu organismo.

 

  • SUMOS NATURAIS – Comece por trocar os refrigerantes por sumos naturais, verá que sentirá logo uma diferença enorme, quer em sabor quer no valor nutricional. Os sumos naturais aproveitam tudo o que a fruta tem de melhor, incluindo as vitaminas e as fibras.

Alimentos que reduzem risco de AVC

Sabia que …

A mulher tem maior risco ao longo da vida, de sofrer um acidente vascular cerebral sobretudo devido à sua maior longevidade.

A mulher por outro lado também tem mais arritmias, sobretudo a fibrilação auricular. Por outro lado, a mulher tende a sofrer de mais hipertensão do que os homens após a menopausa e têm um risco superior de AVC por diabetes.

Mas a doença não é exclusiva a certos grupos etários. Os jovens e as crianças também podem sofrer um AVC.

O acidente vascular cerebral (AVC) é a principal causa de morte em Portugal. Em todo o mundo, estima-se que: uma em cada seis pessoas terá um AVC; a cada segundo uma pessoa sofre um AVC; e a cada 6 segundos o AVC é responsável pela morte de alguém.


Mais informação:
Como reconhecer um avc

 

10 Alimentos que reduzem risco de AVC (acidente vascular cerebral)
4.8 (96.47%) 34 votos

Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/corpo/alimentos-reduzem-risco-avc/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *