Como tratar as hemorróidas naturalmente

Corpo 249 visitas Comentar

As hemorróidas representam uma das doenças mais frequentes na sociedade ocidental. Afectam ambos os sexos e calcula-se que aproximadamente 50% da população irá apresentar sintomatologia hemorroidal em algum momento da sua vida.

As hemorróidas são veias inchadas que se situam no ânus e no recto e podem ser internas se ocorrem no interior do recto, ou externas, se aparecem em redor do ânus.

As hemorróidas são a causa mais frequente de sangramento no recto.

Os problemas associados com as hemorróidas são mais comuns nos homens, mas aparecem frequentemente em mulheres durante a gravidez e após o parto.

Saiba como tratar as hemorróidas naturalmente e de forma eficaz.

 

Alimentação:

– Beba muitos líquidos – Cerca de 2 litros de água/chá por dia (não beber álcool).

– Ingira fibras diariamente.

– Diminua a ingestão de açúcar – Demasiado açúcar pode causar obstipação.

– A dieta ideal contém muitos alimentos integrais e legumes (ervilhas, lentilhas) e poucas gorduras.

– Não tome laxantes e tente ingerir poucos produtos com efeitos laxantes (tabaco, café, etc.).

 

As plantas medicinais auxiliam na prevenção e tratamento de hemorróidas, com um efeito anti-inflamatório, tónico venoso e analgésico, ajudando a cicatrizar e por consequência reduzir o seu tamanho.

Nutrientes e Plantas que podem ajudar a tratar as hemorróidas

  • Fibras (linhaça e psílio).
  • Os flavonoides e alguns extractos de plantas, como a rutina (presente em citrinos) e as proantocianidinas oligoméricas (presentes na grainha de uva ou na casca de pinheiro), apresentam bons resultados por ajudarem a fortalecer e tonificar as veias.
  •  Videira, alho, cipreste,malvas, camomila, gilbardeira (ruscus aculeatus), unha-de-gato, castanheiro-da-índia (aesculus hippocastanum) e o mirtilo (vaccinium myrtillus).
  • Cremes que contenham hipericão e hamamélia também são benéficos.

 

SEMENTES DE LINHAÇA

Ao incluir na dieta sementes de linhaça é ideal para reduzir o risco de sofrer com as hemorróidas e também é perfeito para tratá-las.

As sementes de linhaça são ricas em fibras, absorvem muita água e formam uma massa gelatinosa, que promove a boa digestão. Também ajuda a eliminar os resíduos correctamente, assim como previne a prisão de ventre e actua como um laxante natural.

tratar as hemorróidas

COMO TRATAR AS HEMORRÓIDAS NATURALMENTE

# Modifique os hábitos alimentares – o chocolate, os frutos secos, o café, evitar o álcool (quanto mais graduadas as bebidas alcoólicas, mais se podem dilatar as hemorróidas), as azeitonas, os picantes (pimenta), os mariscos, as substâncias excessivamente ácidas (a acidez provoca irritação em toda a zona anorrectal), etc.

# Combata a obstipação – a retenção de fezes durante vários dias provoca o endurecimento destas, dificultando a respectiva expulsão. Ao efectuar esforço, as hemorróidas dilatam-se e a passagem de fezes duras irrita-as e pode feri-las.

# Combata a diarreia – embora não provoquem hemorróidas, dá origem a que as fezes sejam mais ácidas ou mais alcalinas e, assim, muito mais irritantes.

# Evite os trabalhos que obriguem a estar muitas horas de pé ou muitas horas sentado.

# Evite o uso excessivo de laxantes e purgantes.

# Higienize a zona anorrectal com uma toalhita neutra depois da defecação, após o que é recomendável lavagem com um sabão de pH neutro e água tépida. Enxaguar bem, antes de aplicar algum produto.

tratar as hemorróidas naturalmente

Use gelo

Uma das  características das hemorróidas é de provocar o inchaço dos vasos sanguíneos, mas nesta matéria o gelo tem um papel preponderante. O mesmo irá garantir uma diminuição do inchaço e proporcionar alívio ao doente.

Processos simples como encher um saco de gelo cobrindo-o com um pano e sentar-se sobre ele durante 20 minutos, ajudará a afastar a dor e a combater toda a pressão rectal. Saiba que pode repetir este procedimento vezes sem conta, mas é aconselhável aguardar 10 minutos entre cada aplicação.

Mergulhe em água morna

A água morna resulta no aumento do fluxo sanguíneo, que por sua vez ajuda a aliviar o inchaço nas veias.

Deve colocar-se numa posição favorável de modo a mergulhar a região anal em água morna (banho de assento). Para melhores resultados deve efectuar este procedimento durante 15 minutos e após cada evacuação.

 

Saiba que as hemorróidas são uma patologia muito comum. Consultar um especialista e adoptar uma alimentação e hábitos de vida saudáveis permitem prevenir e minimizar o problema.

Votos: 1 | Pontuação: 5

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/corpo/como-tratar-as-hemorroidas-naturalmente/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *