Copo menstrual – vantagens e desvantagens

Corpo 333 visitas Comentar
Copo menstrual - vantagens e desvantagens 1

Usar um copo menstrual não é muito diferente do que usar um tampão. Tem inconvenientes mas as vantagens ganham o duelo.

O coletor menstrual, também chamado de copo menstrual, está a causar uma verdadeira revolução na rotina das mulheres por todo o mundo.

Começaram a ser utilizados há cerca de oitenta anos, com a primeira patente registada nos Estados Unidos da América em 1932.

Hoje, apesar de ainda desconhecido da maioria das mulheres, este objeto já é comercializado em 55 países e a sua venda cresce 15% ao ano.

Copo menstrual que constituí uma alternativa inovadora, prática, segura, económica e ecológica ao uso dos tampões e pensos higiénicos.

Trata-se de um recipiente que é introduzido na vagina durante a menstruação e serve de coletor do sangue.

É feito de silicone e existe em vários tamanhos (dependendo se já se tem filhos, do peso e outras variáveis).

É mais fácil introduzi-lo ainda fechado, em forma de “C”, na parte inferior da vagina, e rodá-lo, para se certificar se ficou bem encaixado.

Estima-se que durante a idade fértil, que dura em média dos 13 aos 45 anos, cada mulher utilize entre 10.000 e 15.000 tampões e/ou pensos higiénicos.

Durante o período menstrual (dura em média 6 dias), os pensos e tampões estão em contacto direto com a mucosa vaginal que é vascularizada, permitindo uma absorção rápida das substâncias.

O problema da grande maioria destes produtos de higiene íntima (pensos e tampões) é que são fabricados com material tóxico para o organismo

A principal diferença em relação a outros métodos de uso interno como, por exemplo, os tampões é o facto de não absorver o fluxo, recolhendo-o apenas. Este fica depois retido no copo, até o líquido ser extraído. Depois, lava-se bem e volta a introduzir-se na vagina. O procedimento é simples e rápido.

Copo Menstrual

Os copos menstruais têm quatro tamanhos

  • Tamanho S – para mulheres que nunca tiveram relações sexuais ou de estatura mais pequena e com períodos menstruais mais reduzidos
  • Tamanho M – que é o que a maioria das mulheres utiliza
  • Tamanho L – para mulheres que já tenham tido filhos e que tenham períodos abundantes
  • Tamanho XL – que é para mulheres já com alguma patologia que as faz ter hemorragias mesmo muito abundantes

Há ainda vários tipos de pega:

Em anel – que fica um pouco mais exteriorizado e por isso é mais fácil de retirar

Em bola – escolhida pela maioria das utilizadoras

Em haste – recomendado para quem se sente mais confortável em usar o copo mais profundamente na vagina

A atividade física afeta a sua tonicidade muscular. Algumas opções de copo menstrual contam com três graus de maleabilidade: do mais maleável, passando por uma rigidez normal e, por último, um modelo mais rígido (especificamente aconselhado para desportistas).

Os copos menstruais têm quatro tamanhos - Copo Menstrual

COMO USAR?

A forma de usar o copo menstrual assemelha-se à colocação de um preservativo feminino.

  • Primeiro que tudo, sempre que for utilizado pela primeira vez e nos primeiros dias da menstruação, terá de ser esterilizado com água a ferver.
  • Para o inserir, deverá estar na posição sentada para que seja mais simples.
  • Depois deve dobrar é apertar firmemente deixando a abertura para cima e inserindo depois na vagina.
  • Assim que o soltar, o copo irá abrir naturalmente formando um vácuo que, em conjunto com os músculos da vagina, o mantém preso é capaz de reter o fluxo.

COMO RETIRAR E LIMPAR - Copo Menstrual

COMO RETIRAR E LIMPAR?

Sentada, para que esteja mais confortável, deve dobrar ligeiramente o copo menstrual de forma a que entre um pouco de ar e se desfaça o vácuo formado. Caso não consiga, pode puxá-lo até onde for possível e depois então fazer pressão para o dobrar.

Depois deve então retirar o conteúdo e lavar bem o copo, secando no final.

Copo menstrual – vantagens e desvantagens

Vantagens:

  • O copo ajusta-se ao corpo e é seguro, não há risco de sujar a roupa
  • É produzido com material hipoalergénico e não há perigo de provocar o síndrome de choque tóxico
  • Consegue recolher três a cinco vezes mais fluídos do que um tampão e, por isso, pode ser utilizado durante 12 horas sem ter de ser mudado
  • Tem escala de mililitros, permitindo o controlo do fluxo (muito relevante quando há anemia ou problemas de saúde)
  • É económico – pode durar anos e fica substancialmente mais barato do que comprar mensalmente pensos e tampões
  • Pode usar durante o sono
  • É ecológico, não produz lixo nem poluição

Desvantagens:

  • De início, é necessário adquirir alguma prática para colocar e retirar o copo e pode-se sentir algum desconforto (quem não sentiu isso com os primeiros tampões?). Mas no 2º ou 3º mês, já estão especialistas.
  • É também a experiência que vai ensinar a manusear o copo sem derramar o conteúdo, por isso, cuidado nas primeiras vezes, para evitar sujar roupas e tapetes. É melhor tratar do assunto durante o banho.
  • Não será boa ideia retirá-lo numa casa-de-banho pública. Já imaginaram lavá-lo num lavatório, ao lado de outras pessoas?
  • Há que ter alguns cuidados na manutenção do copo, nomeadamente ferver em água durante 5 minutos antes de usar e depois, quando guardar

Se o copo menstrual não estiver bem posto, pode mover-se e despejar o conteúdo, uma experiência que é tudo menos agradável, sobretudo se estiver fora de casa. Alguns ginecologistas aconselham o uso de um penso higiénico nas primeiras utilizações, para que as mulheres que os usam se sintam mais seguras.

Existem diferentes formas para moldar o copo menstrual, basta experimentar e ver qual a mais confortável. E nunca se esqueça, relaxar é a palavra de ordem!

Como escolher?

Qualidade – É importante ter em conta a proveniência do seu copo menstrual. Deve fazer uma escolha criteriosa. Há algumas marcas à venda em Portugal. Todavia, é importante verificar se todas têm certificados que comprovem a sua qualidade. Escolha as opções de mercado que sejam hipoalergénicas.

Pode adquirir o seu copo menstrual em lojas online

Em suma, o copo menstrual permite um maior conforto no seu quotidiano, sem prejuízos para a sua saúde, e por um preço acessível, tendo em conta a sua validade. E é 100% amigo do ambiente.

 

Copo menstrual – vantagens e desvantagens
4.7 (93.66%) 41 votos

Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/corpo/copo-menstrual-vantagens/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *