Prisão de ventre – Alimentos que ajudam a combater

Corpo 1284 visitas Comentar

Todas as pessoas têm hábitos diferentes no que toca a ir à casa de banho, mas há quem sofra com regularidade deste desconforto intestinal. Embora a prisão de ventre possa ser causada por condições médicas, existem outros factores que podem contribuir.

Todas as pessoas têm hábitos diferentes no que toca a ir à casa de banho, mas há quem sofra com regularidade deste desconforto intestinal. Embora a prisão de ventre possa ser causada por condições médicas, existem outros factores que podem contribuir.

Apresentamos-lhe alguns alimentos que ajudam a contrariar a prisão de ventre.

Consuma mais magnésio

Este mineral não só é excelente para os intestinos, como para todo o seu corpo, porque os órgãos internos e externos precisam de magnésio.

A maior parte das pessoas tem falta de magnésio no corpo, e o açúcar, a cafeína, o stress e o excesso de tóxicos reduzem ainda mais o pouco magnésio existente.

Coma alimentos ricos em magnésio como verduras, feijões e nozes. Se necessário, pense em tomar suplementos de magnésio – 200mg a 1000mg de citrato de magnésio por dia será suficiente para ajudar um intestino preguiçoso.

Prisão de ventre foto

Prisão de ventre – Faça uma dieta rica em Fibras

“Tem de comer mais fibras”. É uma frase que quase todos nós já ouvimos e que é um cliché, mas que é verdade para quem tem ou não prisão de ventre.

Os nossos antepassados do Paleolítico consumiam em média 120g de fibra por dia. Actualmente a maioria das pessoas consome menos de 10g por dia, quando devia consumir pelo menos 25 a 35g. Isto não faz sentido nenhum, principalmente para quem tem problemas de intestinos como a prisão de ventre.

As dietas pobres em fibras resultam no “trânsito intestinal prolongado”, permitindo uma maior absorção de água e a formação de fezes duras. As fibras alimentares são consideradas alimentos funcionais, pois apresentam benefícios para manutenção da saúde e prevenção de doenças.

A utilização delas no quadro de intestino preso é de grande valia e elas apresentam grande vantagem em relação aos medicamentos, pois não viciam a mucosa intestinal e não apresentam efeitos colaterais. Porém, as fibras só têm efeito laxativo se houver grande consumo de líquidos ao decorrer do dia.

Prisão de ventre foto 2

Alimentos ricos em vitamina C

Kiwis, bróculos, morangos, limões, laranjas, pimentos, goiabas, abacaxi, couves, couve flor, couve de bruxelas, papaias, mangas, melão, espinafres, rúcula, repolho, agrião, espargos, entre outros.

É importante quando tiver vontade de evacuar, fazer o mais breve possível.

Reter fezes nessa situação, agravará a condição.

Algumas dicas para prevenir o intestino preso:

  • Não ignore o estímulo de defecar;
  • Mantenha um horário para ir a a casa de banho;
  • Tome pequeno almoço rico em fibras (granola, aveia, cereais);
  • Realize as refeições em horários regulares;
  • Aumente a ingestão de fibras;
  • Consuma 2 litros ou mais de líquidos por dia;
  • Pratique actividade física;
  • Faça uma dieta rica em farelo de cereais (farelo de trigo) e folhas vegetais;
  • Tome sumo de ameixa ou damasco pela manhã;
  • Não use laxativos;

Prisão de ventre foto 3

Truques extra: plantas e infusões

Complemente uma das opções dos alimentos acima referidos com uma infusão. Beber uma infusão após as refeições pode ser uma ajuda fundamental para o intestino.

Ervas como a camomila, oregãos, poejo, coentros, urtiga ou gengibre ajudam a uma boa digestão. Há outras plantas que possuem um efeito laxante suave, ou seja, o seu principio activo estimula o intestino, tornando as fezes mais macias e mais fáceis de eliminar.

Como exemplo, dente-de-leão, cascara sagrada, fucus ou ruibarbo. A mesma precaução dos casos anteriores: não abusar, pois podem causar cólicas.

Atenção: o nosso intestino é de hábitos. Não tente todas as opções de uma vez mostrando-lhe todos os trunfos. Vá introduzindo e experimentando.

E lembre-se sempre: uma alimentação variada, equilibrada e colorida são pontos a favor, tal como uma dieta pobre em gorduras, que não trazem mais-valia alguma para o bom funcionamento intestinal.

Mantenha um estilo de vida saudável, praticando actividade física regular.

Prisão de ventre – Alimentos que ajudam a combater
4.5 (90.18%) 55 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *