Corpo

Torcicolo – Sintomas e Causas

O torcicolo é uma contracção muscular no pescoço que pode causar desde uma leve rigidez até dores severas e incapacidade de movimento.

Normalmente é causada por uma má postura corporal ou por ter realizado qualquer movimento brusco que acaba provocando a contracção de alguns músculos do pescoço.

Regra geral, os pacientes com torcicolo apresentam dor cervical, rigidez e movimento limitado do pescoço, posição anormal da cabeça, dores severas ao tentar fazer um movimento de rotação e cefaleias.

Conselhos para evitar o torcicolo:

  • Tente manter uma boa postura corporal e a cabeça erguida em todas as actividades que realizar
  • Use um travesseiro cervical que proteja o seu pescoço enquanto dorme e um colchão que seja cómodo e firme
  • Exercite a musculatura do pescoço diariamente através de exercícios de alongamento para se livrar das tensões
  • Evite realizar movimentos bruscos e carregar objectos muito pesados

Para esticar e fortalecer o pescoço. Incline a cabeça para baixo o máximo possível e para trás o máximo possível.

Uma dica: quando inclinar a cabeça para trás, abra a boca como se fosse bocejar, porque assim os músculos são eliminados de qualquer tensão.

Normalmente, o torcicolo pode ser curado com tratamentos caseiros, como compressas mornas e massagem, no entanto, em alguns casos pode ser necessário consultar um ortopedista para iniciar o uso de remédios, como anti-espasmódico e relaxantes musculares.

compressas mornas e massagem

Nos adultos, há várias razões pelas quais o torcicolo pode desenvolver-se, embora os médicos sejam muitas vezes incapazes de especificar uma razão.

Algumas das causas comuns incluem:

– lesões no pescoço ou na coluna, provocando espasmos nos músculos

– infecção da cabeça ou do pescoço, onde a inflamação provoca a contracção dos músculos

– abcessos na garganta ou vias respiratórias superiores

– infecções de outras partes do corpo, tais como ouvidos, seios nasais, mandíbula, dentes ou couro cabeludo

O torcicolo pode ser causado por stress?

Torcicolo espasmódico (distonia): esta é a causa mais comum da rigidez do pescoço. Este tipo resulta do aumento do tónus muscular. Os factores desencadeantes mais comuns incluem stress emocional, sobrecarga física, ou movimentos bruscos.

Tratamento natural para aliviar a tensão:

Prepare um banho com um chá feito de 2 colheres de mel, 4 de folhas de alface e 3 cascas de laranja em meio litro de água fervida por 20 minutos.

Coloque o chá na banheira com água quente e tome um banho de imersão. Ajuda a relaxar a área.

Deslize várias vezes pelo pescoço uma toalha com azeite aromático de alecrim ou manjerona. Também pode-se usar umas gotas de tintura arnica.

Torcicolo congénito

O torcicolo congénito ocorre no nascimento ou pouco depois. O músculo do pescoço (músculo esternocleidomastóide) é encurtado, trazendo a cabeça do bebé ligeiramente para baixo e para um lado.

Os especialistas não sabem exactamente o que causa o encurtamento do músculo do pescoço. O músculo pode ficar lesionado antes ou durante o nascimento do bebé.

O músculo lesionado pode sangrar e inchar. E o tecido cicatrizado pode substituir parte do músculo, tornando-o mais curto.

Alguns casos de torcicolos congénitos são causados por uma anomalia óssea na porção da coluna cervical (coluna cervical).

O torcicolo espasmódico ocorre quando o músculo do pescoço é apertado mas não curto. É uma forma de distonia, o que significa movimentos involuntários e contracção prolongada do músculo.

É geralmente um sintoma de outro problema médico. Infecção, inflamação, efeitos secundários da medicina, e tiques são causas conhecidas de espasmo do músculo torcicolo.

4.7 / 5. Votos: 46

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo