Tosse seca e persistente o que tomar

Corpo 517 visitas Comentar

Quem passou o dia com tosse seca sabe como se tem vontade que o mundo acabe. Mas o que se esconde por trás de um sintoma tão comum?

A tosse é uma resposta fisiológica do organismo que tem diferentes causas.

O que causa a tosse?

A tosse tem causas variadas. Pode resultar de uma infeção respiratória como a gripe ou a constipação, pode ser sintoma de alergia ou asma, de irritação provocada por factores externos (poluição, fumo de tabaco), de doença pulmonar obstrutiva crónica ou de refluxo gastroesofágico (uma condição em que os ácidos gástricos sobem pelo esófago, podendo irritar o trato respiratório).

A tosse pode ser também provocada por insuficiência cardíaca. O mau funcionamento cardíaco pode dar origem a um edema pulmonar. Neste contexto pode ser acompanhada de secreções rosadas e espumosas, assim como de pieira. Por norma, a tosse agrava-se à noite, principalmente quando se deita. Nestes casos, é aconselhável dormir recostado em várias almofadas.

Tosse seca e irritativa

Quando constipadas, a maioria das pessoas desenvolve uma tosse incomodativa, que pode ser seca ou produtiva. A tosse seca é também conhecida como tosse persistente, tosse irritativa ou como aquela tosse que surge particularmente durante a noite, enquanto a tosse com expetoração é descrita como tosse húmida ou produtiva.

Portanto, para escolher o melhor tratamento para os sintomas da sua tosse, é importante perceber que tipo de tosse tem.

Quais são os sintomas da tosse seca e irritativa?

Os sintomas que se seguem são característicos da tosse seca:

  • Vontade permanente de tossir;
  • Tosse sem expulsão de muco;
  • Sensação de irritação, comichão e secura na garganta;
  • A tosse tem um som “seco”;
  • Sente-se o peito “limpo”, sem crepitações ou congestão das vias respiratórias;
  • A tosse pode impedir um sono tranquilo durante a noite;
  • Normalmente, sente cansaço quando sofre de tosse seca e constipação.

Tosse seca e persistente o que tomar

Alguns conselhos para a tosse seca

  • Beba muita água para hidratar e lubrificar as vias respiratórias;
  • Tome chá com limão e mel para ajudar a lubrificar as vias respiratórias;
  • Ao longo do dia, opte por rebuçados com salva, mel, gengibre ou limão preferencialmente sem açúcar, para ajudar a reduzir a irritação;
  • Evite fumar e estar em ambientes com fumo ou poluídos;
  • Eleve a cabeceira da cama pois pode ajudar a aliviar a tosse durante a noite.

Por vezes, estas medidas podem não ser suficientes, sendo necessário recorrer a medicamentos.

Antitússicos – suprimem a tosse, sendo indicados apenas na tosse seca e em situações muito específicas pois caso contrário dificultam a eliminação da expectoração;

Anti-histamínicos – úteis quando a tosse tem origem alérgica; caso contrário, têm uma ação secante e dificultam a saída da expectoração.

A utilização destes medicamentos requer cuidados específicos, principalmente em situações particulares como no caso das crianças, das mulheres grávidas e a amamentar.

A tosse é tão típica do inverno que nem perguntamos o que é e para que serve. Mas pode ser um indicador precioso daquilo que temos de errado. Ao contrário do que se pensa, não é uma doença em si, é um sintoma de que qualquer coisa não está bem, e uma defesa do organismo.

Tosse seca e persistente o que tomar

Saiba que…

A tosse de fumador pode indicar uma bronquite crónica ou mesmo um enfisema. Embora tenha os mesmos sintomas de farfalheira e falta de ar, o tratamento de uma bronquite e de um enfisema é completamente diferente: num enfisema, as unidades funcionais pulmonares, os alvéolos, rebentaram.

Por isso, não se vai dar um broncodilatador…”, explica um especialista.

Tosse seca e persistente o que tomar
4.7 (94.44%) 18 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *