Tratamento Natural da Hérnia de Disco

Corpo 453 visitas 3 Comentarios

A hérnia de disco é um problema de saúde que resulta do desgaste ou ruptura dos discos intervertebrais, que servem de almofadas protectoras entre as vértebras da coluna.

Os discos intervertebrais são feitos de um núcleo de gel mole, envolvido por uma armação exterior fibrosa mais densa e forte. Esta estrutura permite que o disco seja suficientemente firme para manter o espaço entre as vértebras mas, ao mesmo tempo, suficientemente permeável para suportar os movimentos.

A coluna lombar é composta por 5 vértebras separadas por discos cartilagíneos. Estes discos são formados por um anel fibroso periférico e um centro gelatinoso, o núcleo pulposo, que à medida que a coluna flecte, torce ou estende, sofrem consecutivas alterações da sua forma.

Estes “amortecedores” de cartilagem permitem que a coluna vertebral suporte e dissipe a carga através dos seus múltiplos níveis, mantendo a estabilidade e flexibilidade necessária à execução das tarefas diárias.

Há três segmentos distintos da coluna vertebral onde pode ocorrer uma hérnia de disco:

• Cervical entre as vértebras no pescoço.

• Torácica – entre as vértebras do tórax.

• Lombar – entre as vértebras na parte inferior da coluna, acima da bacia.

 Hérnia De Disco

Sintomas das hérnias discais

Os sintomas variam em função da localização da hérnia discal.

Na coluna lombar, ocorre dor embora seja importante reforçar que as dores lombares são comuns, afectam cerca de 20% da população e nem sempre resultam de hérnia de disco.

A manifestação mais comum de hérnia de disco na região lombar é a dor ciática, já detalhada. Pode ainda ocorrer perda de força numa das pernas, sensação de formigueiro ou de adormecimento numa perna ou numa nádega, perda de controlo dos esfíncteres ou uma sensação de queimadura.

Quando o disco herniado se localiza na região cervical, a dor localiza-se no pescoço com irradiação para os ombros ou para um braço. Pode ainda causar cefaleias na região da nuca.

Este tipo de hérnias pode associar-se a perda de força num braço, com sensação de formigueiros ou adormecimento, perda de controlo dos esfíncteres ou sensação de queimadura nos ombros, pescoço ou braços.

Tratamento Natural da Hérnia Discal - Hérnia De Disco


Tratamento Natural da Hérnia de Disco – Prevenção das hérnias discais
Embora nem sempre seja possível prevenir a herniação de um disco, existem diversos passos que podem reduzir esse risco.

  • Quando se levanta um peso, devem-se flectir os joelhos e não a coluna, de modo a não colocar pressão sobre os discos.
  • A adopção de uma postura correcta na posição sentada, na marcha e durante o levantamento de pesos é muito importante. Na posição sentada, manter as costas direitas e os ombros para trás, o abdómen para dentro e os pés bem apoiados no chão. Se estiver sentado durante longos períodos realize exercícios de extensão da coluna de um modo regular.
  • Evitar os sapatos de salto alto – calçar sapatos de salto muito alto promove o aumento da curvatura natural da coluna lombar, gerando uma hiperlordose.
  • Deve-se dormir sobre um colchão firme e numa posição lateral.
  • A manutenção de um peso adequado, uma dieta equilibrada, a prática de exercício de acordo com a idade e o estado geral de saúde são elementos-chave.
  • O exercício físico mantém os músculos das costas, pernas e abdómen mais fortes, assim suportando melhor a coluna. Os exercícios aeróbicos são muito úteis e é importante equilibrar exercícios de força e de flexibilidade na actividade física regular.
  • Não fumar é muito importante – as toxinas do tabaco provocam a diminuição do aporte de nutrientes que aos vasos que irrigam os discos intervertebrais, tornando-os mais susceptíveis a lesões.

O que é a dor ciática?

A dor ciática é uma dor num membro inferior, habitualmente com origem na região da coluna lombar, que pode estender-se até ao pé. Habitualmente é acompanhada de dormência, formigueiro ou alterações da sensibilidade, sendo por vezes descrita como um choque eléctrico. A dor pode ter intensidade variável, habitualmente agrava com a marcha, com a posição de pé e com a tosse ou os espirros.

A dor ciática não é uma entidade patológica ou doença, mas sim, na grande maioria dos casos, uma manifestação clínica de uma patologia da coluna lombar. As situações clínicas que mais frequentemente causam dor ciática são a hérnia de disco lombar, o canal lombar estenótico e a espondilolistese degenerativa. Menos frequentemente pode surgir associada a traumatismos, infecções e tumores da coluna vertebral.

É frequente que as crises de dor ciática sejam ultrapassadas pelo repouso e conservador, mas sempre que surjam sintomas mais graves, como a dor incapacitante persistente, falta de força no membro ou alterações do controlo do esfíncter vesical ou anal, o doente deve recorrer à consulta de um especialista em coluna vertebral.

Exercícios terapêuticos para as hérnias de disco lombares

Extensão da coluna lombar

Deitado, com as palmas das mãos apoiadas ao nível dos ombros. Estique progressivamente os braços, olhando em frente. Mantenha a bacia assente no chão. Retorne lentamente à posição inicial.
Repita entre 8 e 12 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

Hérnia De Disco  Hérnia Discal - Hérnia De Disco

Alongamento lombar posterior

Deitado, com os joelhos dobrados. Agarre os joelhos com ambas as mãos e puxe-os suavemente em direcção ao peito. Mantenha a posição durante 20 segundos. Retorne lentamente à posição inicial.
Repita entre 5 a 10 vezes, desde que não desperte nenhum sintoma.

 

Hérnia De Disco  Hérnia Discal - Hérnia De Disco

A responde, normalmente, ao tratamento conservador.

O tratamento implica:

  • Repouso no leito (durante um ou dois dias)
  • Banhos com água quente
  • Almofadas de aquecimento
  • Medicamentos, tais como fármacos anti-inflamatórios não-esteróides (AINE) ou relaxantes musculares
  • Medicamentos, tais como corticosteróides orais, embora haja dúvidas sobre os benefícios deste tratamento
  • Ao fim de uma a duas semanas, é recomendado um programa de exercícios, que pode incluir caminhada, bicicleta, natação e fisioterapia
  • Outros tipos de tratamento com muito bons resultados, incluem ultra-sons, massagem e acupunctura

Caso tenha havido perda de controlo de fezes ou da urina, se a pessoa apresentar evidência de lesão nervosa progressiva ou se tiver dor intensa que persista apesar de semanas de tratamento conservador, pode haver necessidade de tratamento, incluindo cirúrgico.

Na maioria dos casos, isto significa remover o fragmento do disco herniado.

Tratamento Natural da Hérnia de Disco
5 (99.05%) 42 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
3 Comentários
  1. Ana Moura

    | Responder

    Faça as minha aulas de pilates para me sentir melhor

  2. Rute

    | Responder

    Não quero ser operada, faço exercícios específicos para este problema.

  3. Rui Filipe

    | Responder

    Sei que se abusar o carregar peso, no outro dia fico de cama 🙂 boa informação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *