Diarreia – Causas e Tipos – Tratamento Natural

Corpo 1943 visitas 2 Comentarios

Quando algo perturba o equilíbrio natural do sistema digestivo, os movimentos intestinais podem tornar-se mais acelerados e há uma alteração da absorção dos alimentos. Isto leva a que, tanto os alimentos como a água sejam absorvidos em menor quantidade pelo intestino, originando a formação de dejeções mais frequentes de fezes moles e aquosas, conhecidas como diarreia.

A diarreia torna as fezes líquidas e faz com que a pessoa sinta necessidade de evacuar frequentemente. Tem causas variadas, podendo ocorrer devido à infecções intestinais, especialmente em casos agudos, mas também pode ter causas mais graves quando se torna crónica.

As diarreias que duram mais de dois dias merecem atenção especial, já que pode representar algum problema mais sério e também pode causar desidratação.

Diarreia Tratamento Natural

Conforme a sua duração, a doença pode ser classificada em aguda, persistente ou crónica:
– Aguda: quando dura até 2 semanas;
– Persistente: de 2 a 3 semanas;
– Crónica: acima de 3 semanas.

Esta classificação é importante porque o tratamento de cada um dos tipos é diferente.

Um para parar a pode ser feito em casa utilizando maçã e cenoura ralada.

1/2 cenoura ralada
1/2 maçã raspada
1/4 chávena  de mel

Numa panela em banho-maria coloque todos os ingredientes durante 30 minutos em lume baixo. A seguir, deixe arrefecer e coloque num frasco de vidro limpo com tampa. Tome 2 colheres deste xarope por dia enquanto durar a diarreia.

Travar a diarreia é a pretensão de toda a gente, quando confrontada com este problema, pois pode ser impeditivo para saír de casa. Há uma forma de resolver a diarreia com relativa facilidade, bastando para o efeito comer uma colher de farinha maizena diluída no sumo de um limão. Mexa bem e coma logo.

Água de arroz ou arroz branco cremoso: o arroz é um alimento adstringente e o seu consumo ajudará a parar a diarreia intensa e a restaurar a flora intestinal debilitada, fazendo com que as fezes deixem de ser tão líquidas. Pode preparar arroz fervido apenas com um pouco de sal e comê-lo em pequenas porções, ou optar por beber a água resultante do seu cozimento.

Diarreia tratamento

Cenouras cozidas: a cenoura é a verdura ideal para favorecer o equilíbrio da flora intestinal e ajudar o corpo a recuperar aqueles minerais perdidos, como o sódio, o potássio, o fósforo, o magnésio, o cálcio ou o enxofre.

Nas refeições seguintes não coma alimentos fritos nem fruta ácida e faça uma água de arroz e cenoura. A diarreia vai desaparecer naturalmente sem recorrer a produtos químicos.

Para aliviar os sintomas da diarreia e favorecer o bem-estar estomacal, pode ser bastante eficiente recorrer a algumas ervas medicinais e tomá-las em modo de infusão.

As ervas que podem dar melhores resultados para combater a diarreia são:

Infusão de tomilho: tem propriedades adstringentes e é uma boa ajuda para tratar a evacuação frequente, as dores estomacais e as flatulências.
Camomila: é ideal para melhorar os transtornos intestinais como a diarreia e pode ajudar a sentir-se melhor no caso de dores de estômago, náuseas ou vómitos.

Diarreia


Chá de gengibre: alivia as cãibras e dores abdominais e favorece o bom funcionamento do sistema digestivo.

Infusão de erva-doce: melhora as digestões e é útil para eliminar todas aquelas bactérias ou gérmens que podem prejudicar a sua saúde gastrointestinal.

Pode tomar 2 ou 3 chávenas de ao dia de alguma destas infusões até que a sua saúde gastrointestinal tenha recuperado por completo e a diarreia tenha desaparecido.

Vale ressaltar que nem todos os líquidos colaboram com a hidratação. Alguns têm efeito diurético. É o caso de bebidas alcoólicas, café, chá-mate e refrigerantes.

Para mais informações, clique aqui.

Diarreia – Causas e Tipos – Tratamento Natural
4.8 (95%) 24 votos


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Ana

    | Responder

    Parece que não temos controle no nosso corpo 🙁

  2. Madalena Braga

    | Responder

    Um chá de camomila ajuda sempre nestas situações mais complicadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *