Corpo

Tratamento Natural de Hemorróidas

As hemorróidas são varizes na região do ânus. Podem dar comichão ou dor e por vezes podem sangrar.

É uma doença benigna, mas que pode ser incomodativa e durar muito tempo.

Quase todas as pessoas têm hemorróidas em algum período da sua vida. Se os pais têm, os filhos têm maior probabilidade de também vir a ter.

Também é mais frequente nas mulheres grávidas.

Embora a causa mais frequente seja o esforço para evacuar, sobretudo nas pessoas com obstipação, também podem aparecer depois de diarreias prolongadas.

A hereditariedade, o envelhecimento da população, os hábitos alimentares e o estilo de vida moderno são os principais motivos para que aproximadamente 50% da população com mais de 30 anos tenha ocasionalmente ou frequentemente problemas relacionados com o surgimento de hemorroidas.

Os dados mostram que até 90% da população europeia é confrontada com problemas relacionados com hemorroidas durante a sua vida.

Um aumento deste número tem-se também verificado nas gerações mais novas entre os 18 e os 30 anos.

Tratamento Natural

As hemorróidas podem ser internas ou externas.

As internas desenvolvem-se dentro do ânus e provocam sangramento durante a evacuação, de um modo geral sem dor. Elas tendem a exteriorizar durante a evacuação.

Quando isso acontece, e se o prolapso for completo, ocorre dor intensa e não é possível tornar a interiorizar a hemorroida.

As hemorróidas externas desenvolvem-se perto do ânus e estão cobertas por pele muito sensível. De um modo geral não causam dor.

Se ocorrer a formação de um coágulo, a hemorróida externa torna-se dolorosa e mais saliente. Se romper, ocorre hemorragia.

SINTOMAS

  • Comichão e desconforto na área rectal
  • Sensação de ardor no ânus
  • Dor na área rectal
  • Sangramento sem dor durante a defecação
  • Sangue vermelho vivo no papel higiénico
  • Prolapso de hemorróidas pelo ânus (sentidas como altos em redor do ânus)
  • Dor durante ou após a defecação
  • Sensação de não ter o intestino completamente vazio após a defecação (levando a movimentos do intestino mais frequentes e a uma necessidade de fazer mais esforço)
  • Incontinência do intestino
Hemorróidas

Qual o tratamento das hemorroidas?

Os sintomas mais ligeiros podem ser aliviados mediante medidas dietéticas, como o aumento da ingestão de fibras (fruta, vegetais, pão, cereais) e de líquidos na dieta.

É importante reduzir o esforço durante a evacuação de modo a reduzir a pressão sobre as hemorróidas e impedir que elas colapsem.

Existem alguns medicamentos, como pomadas com corticóides, que podem aliviar as queixas.

Um banho de imersão durante alguns minutos oferece algum alívio.

Este tipo de medidas permite que a dor e o inchaço diminuam e que os nódulos das hemorróidas desapareçam.

O principal motivo para um número tão elevado de pessoas que sofrem de hemorróidas é a quantidade de fibras ingeridas.

Por isso, para evitar ou aliviar os sintomas é necessário introduzir na sua dieta um maior consumo de fibras, para além da ingestão de líquidos.

Tratamento Natural de Hemorróidas

As frutas e os legumes são as principais fontes de antioxidantes, como a vitamina C e o beta-caroteno, que promovem o reforço do sistema imunitário. Mas os seus benefícios são múltiplos.

Estudos mostram que os flavonóides presentes neste tipo de alimentos ajudam a fortalecer os vasos sanguíneos.

Por exemplo: ricos em ferro, os mirtilos podem ser um excelente aliado no combate às hemorróidas.

O ferro é capaz de restaurar danos nos vasos sanguíneos e aumentar a saúde geral do sistema vascular.

Os figos são óptimos para combater a obstipação uma vez que são uma excelente fonte de magnésio.

Para alcançar melhores resultados aconselha-se que os coma sem retirar a pele.

Sementes de linhaça

Ao incluir na dieta sementes de linhaça é ideal para reduzir o risco de sofrer com as hemorróidas e também é perfeito para tratá-las.

As sementes de linhaça são ricas em fibras, absorvem muita água e formam uma massa gelatinosa, que promove a boa digestão.

Também ajuda a eliminar os resíduos correctamente, assim como previne a prisão de ventre e actua como um laxante natural.

As hemorróidas são um problema causado principalmente por uma má alimentação, é por isso que a primeira etapa para tratar este problema é optar por uma dieta saudável, rica em fibras e alimentos hidratantes que favoreçam o bom funcionamento digestivo.

Também se deve consumir pelo menos 2 litros de água diários e ter hábitos saudáveis como o exercício.

Procedimentos cirúrgicos

Na maioria dos casos estas medidas são eficazes e acalmam ou tratam completamente os sintomas provocados pelas hemorróidas.

Se o problema continuar a acontecer e as hemorróidas se tornarem muito dolorosas ou se tiver algum sangramento abundante, pode ser necessário ser submetido a uma cirurgia.

Os cirurgiões podem utilizar os seguintes procedimentos:

  • Hemorroidectomia é o método clássico de remoção de hemorróidas em que os nódulos hemorroidais são completamente extraídos
  • Um procedimento em que se identificam certos vasos sanguíneos através de uma ecografia, que são depois suturados para impedir a irrigação das hemorróidas
  • Colocação de uma ligadura elástica em redor da hemorróida para que esta seque e caia. Este tratamento apenas pode ser feito numa hemorróida de cada vez e requer vários procedimentos durante um certo período de tempo
  • As hemorróidas podem também ser tratadas através de laser, corrente eléctrica ou radiação infravermelha

Saiba como tratar as hemorróidas naturalmente e de forma eficaz

# Modifique os hábitos alimentares – o chocolate, os frutos secos, o café, evitar o álcool (quanto mais graduadas as bebidas alcoólicas, mais se podem dilatar as hemorróidas), as azeitonas, os picantes (pimenta), os mariscos, as substâncias excessivamente ácidas (a acidez provoca irritação em toda a zona anorrectal), etc.

# Combata a obstipação – a retenção de fezes durante vários dias provoca o endurecimento destas, dificultando a respectiva expulsão. Ao efectuar esforço, as hemorróidas dilatam-se e a passagem de fezes duras irrita-as e pode feri-las.

# Combata a diarreia – embora não provoquem hemorróidas, dá origem a que as fezes sejam mais ácidas ou mais alcalinas e, assim, muito mais irritantes.

# Evite os trabalhos que obriguem a estar muitas horas de pé ou muitas horas sentado.

# Evite o uso excessivo de laxantes e purgantes.

# Higienize a zona anorrectal com uma toalhita neutra depois da defecação, após o que é recomendável lavagem com um sabão de pH neutro e água tépida. Enxaguar bem, antes de aplicar algum produto

Terapias frias

Para reduzir a inflamação que se produz na área do recto e do ânus, um dos remédios mais efectivos será colocar uma bolsa com gelo ou algo muito frio nesta área.

Uma das características das hemorróidas é de provocar o inchaço dos vasos sanguíneos, mas nesta matéria o gelo tem um papel preponderante. O mesmo irá garantir uma diminuição do inchaço e proporcionar alívio ao doente.

Processos simples como encher um saco de gelo cobrindo-o com um pano e sentar-se sobre ele durante 20 minutos, ajudará a afastar a dor e a combater toda a pressão rectal.

Saiba que pode repetir este procedimento vezes sem conta, mas é aconselhável aguardar 10 minutos entre cada aplicação.

4.8 / 5. Votos: 92

Sem votos! Seja o primeiro.


AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Fotos cedidas por Depositphotos.

Paulo Dias

Temos como objectivo abordar temas relacionados com tratamentos naturais.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo