Insónias – Causas, sintomas e tratamento

Curas Naturais 7112 visitas 2 Comentarios

As insónias são um dos transtornos do sono mais frequentes na população. Qualquer um, por diversas causas, pode sofrer com ela.

Uma noite em claro é o suficiente para sentir os desconfortos que as insónias provocam: mau humor, lentidão de raciocínio, falta de disposição e descontrole do apetite são alguns dos dramas vividos por quem dorme mal.

Vivemos em luzes e ambientes estranhos e o nosso relógio biológico pode ficar confuso: apanhe sol de manhã e baixe as luzes à noite, para o ajudar a regular-se.

Vá dar um passeio à hora de almoço e tente não voltar muito tarde para casa. O ideal seria esquecer os ecrãs à noite: emitem luz branca, que mantém o organismo desperto.

As causas mais comuns para as insónias:

  • diferença de fuso horário (jet lag)
  • turnos de trabalho
  • distúrbios nos padrões de sono e vigília
  • depressão
  • ansiedade ou stress
  • alegria ou excitação
  • quarto ou cama que não induzem ao sono
  • nicotina, álcool, cafeína, comida ou estimulantes na hora de dormir
  • dormir em excesso durante o dia
  • troca de medicamentos
  • interrupção abrupta de um medicamento (tais como comprimidos para dormir)


Então se tem problemas para dormir, seja porque teve um dia mau ou porque o jantar lhe caiu mal, pode experimentar algum destes remédios caseiros contra a insónia…

Leite quente:

Um remédio muito popular e tradicional é o de beber um copo de leite quente antes de ir para a cama, já que libera melatonina, uma hormona que tem relação directa com o sono.

insónia - Insónias

 

Seja qual for o motivo para perder o sono, existem muitas ervas medicinais que podem ajudar a relaxar antes de ir para a cama, conseguindo um bom efeito calmante e capazes de proporcionar uma noite de sono revigorante!

Valeriana:

A valeriana tem propriedades relaxantes e sedantes que permitem ter um sono mais profundo. Prepare uma infusão de valeriana com 20 gramas de valeriana fresca ou duas da seca e um litro de água. Beba esta infusão durante o dia, sem excessos e especialmente quando sentir que está tenso, nervoso ou ansioso.


Tratamento natural para as insónias

Papoila:

As pétalas da papoila são recomendadas para casos de nervosismo e insónia, pois as suas características sedativas ajudam a combater a ansiedade e emotividade.

Tília:

Juntamente com a camomila, será talvez das plantas mais utilizadas para proporcionar um estado de relaxamento e, consequentemente, noites melhor dormidas. A sua acção sedativa é muito útil no controlo de estados de ansiedade, tensão nervosa e insónia.

Uma bela massagem pode aliviar os sintomas do stresse e relaxar tanto os músculos quanto a mente e resultar numa noite renovadora;

Aposte na meditação, essa prática acalma a mente traz grande sensação de bem-estar.

  • Para começar a relaxar, respire profundamente vinte vezes e não imagine nada, pois qualquer estímulo pode alimentar ainda mais a sua mente. Sinta cada parte do seu corpo e o ar entrando e saindo dele.
  • Depois, concentre-se nas sensações que o ar provoca ao passar por um ponto abaixo do seu nariz. Sinta, persista em sentir o ar que sai e entra. Fique assim pelo menos cinco minutos, e, se quiser, escute uma música suave e relaxante neste período. É quase certeza de que muitos pensamentos virão tirar a sua atenção do momento presente e estimular a permanecer no piloto automático, mas não dialogue com eles, apenas concentre-se na sua respiração, e deixe-os ir embora como se fossem nuvens passando com o vento. Escolha não dar atenção aos pensamentos agora. Após uma revigorante noite de sono, tudo será resolvido por prioridades e com muita atenção.
  • Concentre-se no ar que entra e sai das suas narinas: esse é o seu treino e a coisa mais importante deste momento antes de dormir. Com o tempo de prática todos os dias, pode aumentar a quantidade de minutos que permanece nesse exercício de meditação, pois ele vai melhorar a sua concentração,  disposição e a sua capacidade de lidar com as suas emoções.
  • Não desista nunca. Você merece ter uma noite de sono de qualidade, e o foco na respiração vai ajudar muito. Assim que se sentir bem focado e muitas vezes notar que já está quase adormecer, deite-se.

 

Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/curas-naturais/insonias/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
2 Comentários
  1. Rita

    | Responder

    Sofro bastante de insónia…

  2. Guida

    | Responder

    Acordo mais cansada do que quando me deito..

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *