Tomilho – Benefícios para a saúde

Plantas & Vitaminas 2946 visitas Comentar

O tomilho, também conhecido como poejo ou timo, é uma erva aromática que, além de poder ser usado na culinária para dar sabor e aroma, também traz propriedades medicinais nas suas folhas, flores e óleo, que podem ser usados para tratar problemas como bronquite e tosse.

Planta da zona mediterrânica muito utilizada nas receitas de aves e caça e na preparação de molhos, é ideal para substituir o sal em excesso que tantas vezes consumimos.

Um forte aliado contra as constipações

Esta planta aromática é óptima não só para prevenir as constipações, mas também para aliviar os seus sintomas. Então, para prevenir esta doença, tome todas as manhãs uma infusão de tomilho com mel e 20 gotas de extracto de equinácia.

Por outro lado, saiba que o óleo essencial da Thymus vulgaris é responsável pelo seu efeito expectorante, actuando a dois níveis: exerce uma acção sobre a mucosa, fazendo com que as secrecções se tornem mais fluídas; aumenta o movimento dos cílios dos brônquios, ajudando a transportar a mucosidade para o exterior.

O Tomilho é ainda um excelente aliado para aliviar a tosse, pois os fenóis que contém (timol e carvacrol), assim como os flavonóides, são responsáveis pela sua acção anti-espasmódica.

Ajuda o funcionamento do intestino devido à alta concentração de fibras, ele também ajuda na melhora do funcionamento do intestino;

Ajuda a emagrecer – sem contar a sensação de saciedade que produz, o tomilho também ajuda a reduzir a ansiedade e a compulsão alimentar, contribuindo, assim, na queima de gordura corporal;

Aumenta a imunidade – O tomilho é abundante em vitaminas, principalmente C e A. Os altos níveis de vitamina C reforçam o sistema imunológico natural, pois ela estimula a produção de glóbulos brancos, que são a primeira linha de defesa no sistema imunológico do corpo. A vitamina C também desempenha um papel crucial na produção de colágeno, que é essencial para a criação e reparação de células, músculos, tecidos e vasos sanguíneos.

Age contra a perda de cabelo – Há evidências de que a queda de cabelo ou alopecia pode ser diminuída com o uso de tomilho. Em um estudo, foi relatado que a aplicação de óleo de lavanda em conjunto com óleos essenciais do tomilho, alecrim e cedro no couro cabeludo aumentou o crescimento do cabelo em até 44% das pessoas avaliadas no estudo após 7 meses de tratamento.

O seu óleo essencial possui propriedades anti-inflamatórias, reduzindo as dores musculares, anti-bacterianas, antifúngicas e antivirais. Graças às suas propriedades anti-sépticas, esta planta pode ainda ajudar a tratar da saúde da boca e da faringe.

Os gargarejos com infusão de tomilho são muito eficazes para aliviar as faringites e as laringites.

Uma pequena quantidade de tomilho é suficiente para aromatizar os seus pratos. Pode usar-se em qualquer prato cozinhado lentamente. O tomilho liga bem com alecrim, orégãos e salva.

Sugestões de utilização do tomilho

Na culinária, o tomilho pode ser usado na forma de tempero fresco ou seco em diversas receitas com carnes, peixes, frangos, frutos do mar, sopas, molhos, quiches, pães e no feijão. Ele ajuda a realçar o sabor.

Use o tomilho para temperar curgetes, abóboras e tomates.

tomilho

Contra-indicações do tomilho

O tomilho está contra-indicado durante a gravidez e lactação, assim como em crianças com menos de 6 anos de idade e paciente com insuficiência cardíaca, enterocolite ou no período pós-cirúrgico, pois ele pode retardar a coagulação do sangue.

Deve ser utilizado com cautela durante a menstruação, gastrite, úlcera, colite, endometriose, síndrome do intestino irritável ou em caso de doenças do fígado.

Tomilho - Benefícios para a saúde

Sabia que …

Esta erva aromática que nos habituámos a associar à pizza, possui propriedades insuspeitas. Diz-se que a sua infusão, tal como a da salsa, quando passada pelo cabelo e deixada a repousar durante 15 minutos, fortalece a raiz e diminui a queda do cabelo.

O tomilho era ainda muito apreciado como estimulante do apetite sexual.

Os lençóis da cama dos amantes deveriam ser enxaguados com água misturada com chá bem forte de tomilho!

Partilhar este artigo
  • 1
    Share
Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/plantas/tomilho/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *