Gengivite – Sintomas e Causas
A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e sustenta os dentes.
É causada pela presença da placa bacteriana, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovagem e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes.
Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos.
Uma boa higiene oral ajuda a prevenir a gengivite, eliminando continuamente a placa bacteriana que se forma depois de cada refeição.
Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida – portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:
- Dentes que parecem mais longos devido à retracção da gengiva
- Gengiva que sangra durante a escovagem ou o uso do fio dental
- Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival
- Gengiva vermelha, inchada ou flácida
- Mau hálito constante ou mau gosto na boca
- Gengiva que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa
- Mudanças na forma como os seus dentes se encaixam quando morde
Uma das maneiras mais comuns de combater a gengivite é efectuar a escovagem dos dentes com uma mistura de água oxigenada e bicarbonato de sódio, dando principal atenção à região da linha das gengivas. O bicarbonato é ideal para remover a placa, o sarro, polir os dentes e deixá-los em plenas condições.
Não é novidade que a alimentação influencia na nossa saúde e bem-estar. Mas já parou para pensar que o que consome também pode tornar a sua boca mais saudável?
Tratamento Natural para a Gengivite
Maçã
Além de ser fonte de fósforo, cálcio e vitamina D, a maçã auxilia na limpeza dos dentes. Por ter uma boa quantidade de água e ser fibrosa, o atrito da mastigação acaba causando efeito de auto limpeza.
Tangerina
A vitamina C contribui para a cicatrização de feridas e fortalece a gengiva, evitando o sangramento e, em consequência, o surgimento da gengivite. Por isso, abuse das tangerinas e do sumo de limão.
Sal
Este mineral, com as suas propriedades anticépticas e anti bacterianas é eficaz no tratamento de gengivites. O sal pode tratar todas as inflamações e inchaços nas gengivas, eliminar infecções de abcessos e acabar com o crescimento de bactérias. Adicione meia colher de chá de sal num copo de água morna e enxague de manhã e à noite.
Aloe vera
Aplicar a polpa desta planta na gengiva pode evitar o acumular de bactérias que causam a placa bacteriana. As qualidades calmantes da planta também podem aliviar a dor e a inflamação das gengivas.
Eucalipto
Fazer um chá usando 5 folhas de eucalipto e fazer bochechos várias vezes ao dia.
Certas situações podem causar pré-disposição ao desenvolvimento da gengivite. O risco pode ser acrescido em caso de gravidez, diabetes, tratamento contra o cancro ou se tem SIDA ou é seropositivo.
Mesmo que seja perfeitamente saudável, ainda assim deve prestar atenção à sua saúde oral e ir ao dentista aos primeiros sinais de gengivite.
Prevenir a gengivite é tão simples como assegurar uma boa saúde oral: lavar bem os dentes três vezes ao dia, passar o fio dental diariamente, bochechar regularmente a boca com um elixir dentífrico adequado e marcar uma consulta dentária anual.
Fotos cedidas por Depositphotos.