Benefícios do beijo para a saúde
O beijo é uma reacção química comandada pelo cérebro com imensos benefícios.
O beijo é uma forma íntima de expressar afecto e emoções, mas também pode ser extremamente irritante para muitos, especialmente se não se tiver tido muita experiência com ele.
Não saber muito sobre ele pode tornar certos encontros bastante embaraçosos para ambos os parceiros.
Todos sabem que beijar alguém nem sempre tem um significado singular, o contexto é sempre tão importante, como o ‘onde’, ‘quando’, e ‘quem’ pode mudar completamente o significado do beijo, como ele se sente, e o que ele transmite.
Durante o beijo, a alteração da actividade do coração e do cérebro foi menor do que a alteração que ocorre quando se come chocolate, mas o investigador conseguiu provar que a troca de beijos potencia uma maior transferência de testosterona entre os parceiros, o que aumenta do desejo sexual em ambos.
É considerado o melhor remédio para o stress. Beijar alguém que se ama é um calmante natural que ajuda a fortalecer o sistema imunitário.
Também eleva os batimentos cardíacos para 150 batidas por minuto o que aumenta a oxidação das células, melhorando a circulação e diminuindo insónias e enxaquecas.
Benefícios do beijo
Como toda actividade física o beijo também queima calorias.
Num beijo a pessoa perde cerca de 12 a 18 calorias. Mas a quantidade pode variar dependendo da quantidade e intensidade do beijo.
Previne problemas dentários – o beijo proporciona uma beleza melhor para os dentes além de os deixar mais saudáveis.
A troca da saliva oferece uma neutralização de ácido que provoca a cárie e também existe uma troca de minerais que provoca fortalecimento do esmalte do dente.
Pesquisas afirmam que o beijo estimula o cérebro a liberar endorfina, criando uma sensação de bem-estar.
Segundo a principal agência de terapia sexual britânica, a Relate, quanto mais excitante e apaixonado, maiores são os benefícios para a saúde.
Se você tem alergias sazonais, pode ser uma boa ideia livrar-se dela com um beijo.
Segundo um estudo feito no Japão, casais que se beijam por mais de 30 minutos apresentam menores níveis de IgE (proteína que desencadeia sintomas de alergia).
Um beijo intenso movimenta quase todos os músculos do rosto, portanto, ajuda a tonifica-los e evitar rugas.
Gerir o stress e a ansiedade
Como o beijo ajuda a reduzir os níveis de cortisol, pode potencialmente aumentar o seu sentimento de auto-estima, uma vez que os níveis de stress estão em declínio.
O efeito de redução do stress do beijo facilita a motivação no nosso comportamento, e por conseguinte reduz a ansiedade.
Reduz a pressão arterial e os níveis de colesterol
O beijo dilata os vasos sanguíneos, o que ajuda a reduzir os níveis de pressão sanguínea. Isto acontece à medida que o seu ritmo cardíaco aumenta enquanto se beija, dilatando assim os vasos sanguíneos, o que aumenta o fluxo sanguíneo e desencadeia uma diminuição da sua pressão arterial.
Além disso, à medida que os níveis de cortisol diminuem quando se beija, os níveis de colesterol também descem, uma vez que o stress é um dos principais factores que contribuem para isso.
Há múltiplas formas de beijar pessoas e todas elas significam algo diferente, dependendo da situação.
Beijos de mão
Os beijos de mão podem não ser vistos como o gesto mais romântico entre as pessoas, e é mais comummente visto como um gesto de saudação de eventos informais, e é usado como um sinal de respeito pelos mais velhos, ou pessoas superiores à sua categoria em várias culturas também.
Contudo, pode ser um momento extremamente terno e caloroso, se beijar a mão do seu parceiro enquanto o segura. Pode transmitir-lhes afecto, confiança, segurança e amor.
Bicada nos lábios
Uma bicada nos lábios é a forma mais simples de beijar o seu parceiro ou mesmo o seu filho. É a forma mais simples de mostrar afecto. Basta tocar os lábios dos seus parceiros com os seus próprios lábios.
Durante uma bicada, os lábios de ambos os parceiros são normalmente fechados e ligeiramente enrugados.
Esta é uma óptima maneira de ter um primeiro beijo com alguém de quem se gosta ou com quem se está a sair porque é suficientemente íntimo mas também não tão intenso como curtir com eles.
Agora é só beijar sem parar e esperar pelos benefícios do beijo, que serão imediatos!
Fotos cedidas por Depositphotos.