Insónias – Causas, sintomas e tratamento
As insónias são um dos transtornos do sono mais frequentes na população. Qualquer um, por diversas causas, pode sofrer com ela.
Uma noite em claro é o suficiente para sentir os desconfortos que as insónias provocam: mau humor, lentidão de raciocínio, falta de disposição e descontrole do apetite são alguns dos dramas vividos por quem dorme mal.
Vivemos em luzes e ambientes estranhos e o nosso relógio biológico pode ficar confuso: apanhe sol de manhã e baixe as luzes à noite, para o ajudar a regular-se.
Vá dar um passeio à hora de almoço e tente não voltar muito tarde para casa. O ideal seria esquecer os ecrãs à noite: emitem luz branca, que mantém o organismo desperto.
As causas mais comuns para as insónias:
- diferença de fuso horário (jet lag)
- turnos de trabalho
- distúrbios nos padrões de sono e vigília
- depressão
- ansiedade ou stress
- alegria ou excitação
- quarto ou cama que não induzem ao sono
- nicotina, álcool, cafeína, comida ou estimulantes na hora de dormir
- dormir em excesso durante o dia
- troca de medicamentos
- interrupção abrupta de um medicamento (tais como comprimidos para dormir)
Então se tem problemas para dormir, seja porque teve um dia mau ou porque o jantar lhe caiu mal, pode experimentar algum destes remédios caseiros contra a insónia…
Leite quente
Um remédio muito popular e tradicional é o de beber um copo de leite quente antes de ir para a cama, já que libera melatonina, uma hormona que tem relação directa com o sono.
Seja qual for o motivo para perder o sono, existem muitas ervas medicinais que podem ajudar a relaxar antes de ir para a cama, conseguindo um bom efeito calmante e capazes de proporcionar uma noite de sono revigorante!
Valeriana
A valeriana tem propriedades relaxantes e sedantes que permitem ter um sono mais profundo. Prepare uma infusão de valeriana com 20 gramas de valeriana fresca ou duas da seca e um litro de água.
Beba esta infusão durante o dia, sem excessos e especialmente quando sentir que está tenso, nervoso ou ansioso.
Papoila
As pétalas da papoila são recomendadas para casos de nervosismo e insónia, pois as suas características sedativas ajudam a combater a ansiedade e emotividade.
Tília
Juntamente com a camomila, será talvez das plantas mais utilizadas para proporcionar um estado de relaxamento e, consequentemente, noites melhor dormidas.
A sua acção sedativa é muito útil no controlo de estados de ansiedade, tensão nervosa e insónia.
Uma bela massagem pode aliviar os sintomas do stresse e relaxar tanto os músculos quanto a mente e resultar numa noite renovadora.
Aposte na meditação, essa prática acalma a mente traz grande sensação de bem-estar.
- Para começar a relaxar, respire profundamente vinte vezes e não imagine nada, pois qualquer estímulo pode alimentar ainda mais a sua mente. Sinta cada parte do seu corpo e o ar entrando e saindo dele.
- Depois, concentre-se nas sensações que o ar provoca ao passar por um ponto abaixo do seu nariz. Sinta, persista em sentir o ar que sai e entra. Fique assim pelo menos cinco minutos, e, se quiser, escute uma música suave e relaxante neste período. É quase certeza de que muitos pensamentos virão tirar a sua atenção do momento presente e estimular a permanecer no piloto automático, mas não dialogue com eles, apenas concentre-se na sua respiração, e deixe-os ir embora como se fossem nuvens passando com o vento. Escolha não dar atenção aos pensamentos agora. Após uma revigorante noite de sono, tudo será resolvido por prioridades e com muita atenção.
- Concentre-se no ar que entra e sai das suas narinas: esse é o seu treino e a coisa mais importante deste momento antes de dormir. Com o tempo de prática todos os dias, pode aumentar a quantidade de minutos que permanece nesse exercício de meditação, pois ele vai melhorar a sua concentração, disposição e a sua capacidade de lidar com as suas emoções.
- Não desista nunca. Você merece ter uma noite de sono de qualidade, e o foco na respiração vai ajudar muito. Assim que se sentir bem focado e muitas vezes notar que já está quase adormecer, deite-se.