Quais as melhores vitaminas para melhorar a memória

Plantas & Vitaminas 618 visitas Comentar

As vitaminas são substâncias orgânicas presentes nos alimentos que o organismo necessita – em quantidades muito pequenas – para garantir a realização de diversas funções vitais. Devido a isso, a carência de uma vitamina pode causar efeitos importantes sobre o indivíduo, atacando inclusive a memória da pessoa.

O cérebro exige um grande suporte energético e metabólico. É essencial garantir um aporte adequado dos nutrientes essenciais, bem como de outros agentes bioativos que sustentam a saúde cognitiva e aliviam as alterações do humor e stress, maximizando as capacidades de aprendizagem, compreensão, atenção, criatividade e memória.

A perda de memória e a dificuldade de concentração são condições cerebrais que afectam homens e mulheres, ocorrendo frequentemente entre os idosos, mas podem ocorrer também em casos de stress e sobrecarga de trabalho intelectual, em jovens e adultos.

Actualmente, fruto do estilo de vida moderno com stress, sobrecarga de trabalho intelectual e hábitos alimentares desajustados, a falta de concentração e memória tornaram-se um problema transversal a todas as idades, embora por motivos diferentes.

O stress mental e emocional do dia a dia, tem um impacto significativo na performance cognitiva e na adaptação psico-social. Em paralelo, algumas pessoas com estilos de vida mais activos, e com maior desgaste energético, apresentam queixas frequentes de fadiga física.

QUAIS AS MELHORES VITAMINAS PARA MELHORAR A MEMÓRIA

VITAMINA D

A deficiência de vitamina D tem sido associada à depressão e outras doenças mentais, por isso é correto dizer que é muito importante asseguramos a quantidade suficiente para o bom funcionamento do nosso organismo. Garantindo os níveis adequados de Vitamina D, também estamos cuidando da mente.

Boas fontes de vitamina C incluem frutas cítricas, tomate, batata, brócolos, morangos e pimentos.

MAGNÉSIO

O magnésio melhora o funcionamento do cérebro porque participa na transmissão de impulsos nervosos aumentando a capacidade de memória e de aprendizagem.

Alguns alimentos com magnésio são sementes de abóbora, amêndoas, avelãs e castanha-do-pará, por exemplo.

 

vitaminas para melhorar a memória

VITAMINAS DO COMPLEXO B

Outro constituinte fundamental para o cérebro proveniente da alimentação são as vitaminas do complexo B. Estas funcionam em conjunto para promover a saúde do sistema imunitário e do cérebro, para proteger os tecidos nervosos da oxidação, para melhorar a memória e para isolar as células nervosas.

Além disso são ainda um dos componentes da produção dos neurotransmissores.

As fontes alimentares de vitaminas do complexo B são muito vastas desde carne, peixe e ovo a fontes vegetais como grãos, arroz, trigo, vegetais.

MEDIDAS PREVENTIVAS

  • Adoptar uma dieta alimentar equilibrada e saudável;
  • Dormir cerca de 7 a 8 horas por noite;
  • Praticar exercício físico, pois permite uma melhor oxigenação do cérebro;
  • Manter a mente activa (através de jogos de estratégia, palavras cruzadas, etc.);
  • Beber 1,5 litro de água por dia;
  • Evitar bebidas alcoólicas e com cafeína;
  • Não fumar, pois o tabaco diminui a oxigenação do cérebro;
  • Controlar o stress, pois em excesso compromete a memória;
  • Apostar no contacto social frequente com família e amigos de forma a melhorar a sua performance cerebral;
  • Tomar notas, se necessário usar uma agenda para manter os acontecimentos organizados.

vitaminas para melhorar a memória

Uma boa alimentação também é fundamental para a conservação da memória.

Algumas vitaminas como a tiamina (vitamina B1), o ácido fólico e a cianocobalamina (vitamina B12) são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória, devendo ser utilizados, de preferência, a partir de produtos naturais, como cereais, frutas e vegetais.

A água também é muito importante pois ajuda a manter os sistemas da memória em bom funcionamento, especialmente em pessoas mais idosas.

A desidratação pode levar à confusão mental e outros transtornos de pensamento.

Portanto, para que se obtenha o pleno funcionamento, conservação e melhora da memória, o ideal é mantê-la sempre activa, tendo a boa alimentação e os hábitos saudáveis como aliados!

Votos: 18 | Pontuação: 4.7

Partilhar este artigo
  • 2
    Shares
Copyright Tratamento Natural. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
https://www.tratamento-natural.com/bem-estar-emocional/vitaminas-para-memoria/

AVISO: Este artigo é meramente informativo, não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico.
Consulte o seu médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *