Colesterol Elevado – Sintomas, Tratamentos e Causas
O colesterol elevado faz com que a gordura seja depositada nas paredes dos vasos sanguíneos e, com o tempo, pode ocorrer diminuição do fluxo de sangue em regiões importantes do corpo, como cérebro, coração e rins.
O colesterol é considerado fora dos limites normais quando o colesterol total é igual ou superior a 240mg/dl e/ou quando o colesterol bom (HDL) está abaixo de 40mg/dl.
As causas do colesterol alto são a alimentação rica em gorduras e o sedentarismo. Excesso de bebidas alcoólicas, cirrose instalada, diabetes não tratada, doenças hormonais são algumas outras causas para o colesterol alto.
Infelizmente, o colesterol alto não dá sinais de sua presença, que é acusada somente quando o indivíduo sofre das suas consequências, ou seja, quando a doença aparece.
Por isso, é muito importante realizar o exame de sangue pelo menos uma vez por ano para verificar os níveis de colesterol no sangue a fim de prevenir futuras complicações, principalmente se você se alimenta mal, é sedentário, obeso, tem aterosclerose ou possui histórico familiar de enfarte.
O colesterol elevado é um dos factores que mais provoca doenças cardiovasculares.
Os triglicéridos são outra forma de gordura produzida pelo organismo. Os seus níveis podem estar elevados em casos de excesso de peso, inactividade física, consumo de tabaco ou álcool e na presença de dietas ricas em carbohidratos.
De um modo geral, quem tem níveis elevados de triglicéridos apresenta também níveis elevados de colesterol e de LDL e níveis reduzidos de HDL.
O ponto de partida para a intervenção no colesterol envolve o aconselhamento relativo à modificação da dieta, prática de exercício físico, cessação tabágica e alteração de outros aspectos do estilo de vida que aumentam o risco de doença arterial.
Colesterol Elevado – Evite estes alimentos:
- gema do ovo (a clara pode ser consumida à vontade);
- fígado e miúdos;
- frutos do mar;
- maionese;
- gordura de carnes (inclusive pele de aves);
- enchidos (linguiça, salsicha, salame, presunto);
- sorvetes;
- leite integral, manteiga e queijos amarelos;
- alimentos produzidos com gordura vegetal hidrogenada.
Para melhorar o combate contra o colesterol alto é muito importante evitar comer alimentos muito gordurosos ou fritos, assim como alimentos industrializados, pois contêm muita gordura que contribui para o aumento do colesterol ruim.
Beber cerca de 2 litros de água por dia e fazer actividade física pelo menos 3 vezes por semana.
Soja
Os produtos de soja são conhecidos por serem remédios naturais e eles podem ajudar o reduzir o colesterol e os triglicéridos também.
A dica é substituir quantidades pequenas como 20g por dia de soja, em vez de proteína animal, vai contribuir significativamente na diminuição do colesterol alto.
Amêndoas e nozes
As leguminosas como as amêndoas e nozes são remédios naturais poderosos!
As nozes contém fibras e nutrientes, tais como a vitamina E, o ácido alfa-linolénico, o magnésio, o potássio e a arginina, que são importantes para a saúde do coração.
Sim, as nozes são ricas em calorias mas há estudos que mostram que o aumento do consumo de nozes em várias centenas de calorias diariamente não provoca aumento no peso.
Beringela
Corte uma beringela em rodelas para meio litro de água. Deixe de molho durante toda a noite, cerca de 8 horas.
Assim que acordar, tome um copo da água em jejum e o restante tome ao longo do dia. Não é necessário coar.
É recomendado trocar as beringela diariamente.
Faça o procedimento durante duas semanas, com um intervalo de 1 semana.
Alimentos permitidos
- Carne bovina magra, frango sem pele e peixe (as preparações devem ser grelhadas, cozidas ou assadas)
- Pães e cereais integrais (aveia, farelo de trigo, etc.).
- Verduras e legumes crus.
- Queijo minas, ricota ou cottage.
- Óleos vegetais, canola, girassol, milho, soja e oliva.
- Margarina vegetal
- Leguminosas e cereais.
- Sorvete de frutas (sem adição de leite)
- Verduras e legumes à vontade
- Leite desnatado, iogurte desnatado.
- Frutas: maçã, pêra, mamão, laranja, limão, abacaxi e outras
- Temperos: limão, vinagre, sal, orégão, cebola, alho salsa e cebolinha.
- Fibras: consumi-las diariamente, como aveia, flocos de cereais e folhosos.
- Arroz, macarrão, batata, mandioca, inhame, consumir em quantidades moderadas.
Os familiares de pessoas com colesterol elevado deverão ser também acompanhados, fazendo análises regulares, tendo cuidado com a dieta e praticando exercício físico, uma vez que poderão apresentar uma condição semelhante.
Fotos cedidas por Depositphotos.