Treonato de magnésio: o que é, propriedades, para que é utilizado e contra-indicações
O treonato de magnésio é um suplemento, também conhecido como L-treonato, que tem a capacidade de ser rapidamente absorvido e é utilizado para melhorar os sintomas associados à depressão e à ansiedade.
Muitas pessoas tomam frequentemente treonato de magnésio para melhorar as suas funções cognitivas, bem como a saúde cardiovascular.
Neste artigo conheça as características deste suplemento, cada vez mais consumido no mercado, bem como os possíveis riscos de uma ingestão elevada ou descontrolada de treonato de magnésio.
O que é o treonato de magnésio?
O treonato de magnésio é um sal mineral composto por magnésio e pelo aminoácido ácido L-treónico.
Este composto de L-treonato, como também é conhecido, provém do milho e é tomado como suplemento alimentar.
A novidade deste tipo de magnésio, ao contrário de outros, é que consegue atravessar a membrana hemato-encefálica e melhorar a plasticidade neuronal. Tendo um contacto direto com os neurónios, o treonato de magnésio pode ser útil para as pessoas que sofrem de ansiedade e depressão.
Propriedades do treonato de magnésio
O treonato de magnésio contém treonina e actua com maior biodisponibilidade, ou seja, o organismo consegue absorvê-lo mais rapidamente e acelerar a sua eficácia.
Este suplemento tem a capacidade de penetrar na barreira hemato-encefálica, que é constituída por células que fazem parte dos capilares sanguíneos do cérebro.
Todos os dias, as empresas farmacêuticas trabalham para criar medicamentos que possam passar por esta barreira, mas poucos medicamentos actuam diretamente ou passam por este sistema de segurança.
Por isso, graças ao sal mineral magnésio e ao aminoácido ácido L-treónico, actua eficazmente sobre os neurónios.
Para que é utilizado o treonato de magnésio
O treonato de magnésio serve para acelerar muitos processos no organismo a nível químico. Além disso, funciona como um eletrólito, melhora a função cerebral, alivia os sintomas depressivos e de ansiedade e é eficaz no tratamento de episódios de stress pós-traumático.
Quem consome treonato de magnésio também refere que este composto pode reduzir as dores no corpo, embora os seus maiores contributos sejam na área cognitiva, especialmente quando há deterioração devido à doença de Parkinson ou de Alzheimer.
Embora este suplemento seja obtido a partir do milho, é comercializado como um suplemento dietético e permite que mais magnésio chegue ao cérebro. No entanto, não se deve substituir uma alimentação equilibrada e saudável pela ingestão de treonato de magnésio.
Em caso de stress, o treonato de magnésio inibe a secreção de cortisol e regula o sistema nervoso central, permitindo que as pessoas se sintam mais firmes e calmas. Aumenta também a plasticidade neuronal, ou seja, facilita ao cérebro o estabelecimento ou a formação de novas vias de ligações neuronais.
Como tal, facilita o armazenamento de informação e, consequentemente, o processo de aprendizagem.
Como tomar o treonato de magnésio
Recomenda-se a toma de 50mg de treonato de magnésio por dia, com um máximo de 400mg por dia quando apresentado em cápsulas. Se o consumir em pó, coloque uma colher no seu sumo ou água todos os dias, de preferência às refeições.
Estima-se que este suplemento não interage com outros medicamentos, pelo que é seguro. No entanto, se sofrer de problemas cardíacos ou renais, consulte primeiro o seu médico.
Também pode obter o treonato de magnésio naturalmente a partir dos seguintes alimentos ricos em magnésio:
- Nozes
- Amêndoas
- Avelãs
- Amendoins
- Sementes de sésamo, de girassol e de abóbora
- Grão-de-bico
- Feijões
- Lentilhas
- Legumes com folhas verdes, como acelga ou espinafre.
- Peixes, como o atum e o salmão, mas recomenda-se um consumo moderado.
- Cereais integrais, como o arroz e a aveia.
É preciso ter em conta que o treonato de magnésio não é a única opção para combater os sintomas associados ao stress, à ansiedade, à depressão ou à falta de concentração.
Além disso, a toma de um suplemento de treonato de magnésio é geralmente associada a vitaminas B para reforçar os seus efeitos. No entanto, deve consultar o seu médico para saber o que é melhor para si
Contra-indicações do treonato de magnésio
O tretonato de magnésio pode causar alguns efeitos secundários, como dores de cabeça, fadiga ou aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro, entre outros. Se sofre de problemas renais, é melhor não o consumir a menos que o seu médico o aprove.
Se tomar outros medicamentos para tratar uma doença crónica, é igualmente necessária uma autorização médica.
Além disso, tal como acontece com outros suplementos, as mulheres grávidas ou a amamentar ou as crianças devem consultar o seu médico antes de tomar treonato de magnésio.
Fotos cedidas por Depositphotos.