Fungos nas Unhas Tratamento
Fungos nas Unhas e o seu tratamento. As unhas desempenham um papel importante nas extremidades dos pés e a queratina endurecida na sua constituição, protegem os dedos de lesão e pressão.
Com certeza pelo menos uma vez na vida você já ouviu falar em micose, ou até mesmo já teve alguma. Ela é uma infecção de pele causada por um fungo que se alimenta das células mortas da pele e que por isso pode causar dores e deixar a aparência desagradável.
É muito comum de ter micose após ir à praia, pois a pele fica directamente em contacto com a areia que pode ter esses fungos e quanto menos saudável estiver a sua pele, ela estará mais propensa a ter essa infecção. Porém, não é apenas na pele que a micose pode surgir, ela pode afectar unhas e até mesmo no rosto.
Como qualquer outro tecido do nosso corpo, as unhas estão também sujeitas a infecções que provocam desconforto e esteticamente tornam a unha desagradável. Uma das causas mais prováveis é a presença de fungos nas unhas.
Os fungos nas unhas afectam actualmente cerca de 30% da população europeia. Raramente afecta crianças, principalmente devido ao rápido crescimento da unha, que complica o desenvolvimento dos fungos.
Os fungos que se proliferam nas unhas dão origem a uma infecção conhecida como onicomicose (micose das unhas).
Como evitar a micose nas unhas?
Além de ser bastante incómoda, a onicomicose pode provocar descoloração, descamação e enfraquecimento das unhas. Para evitar o problema, é essencial manter as unhas das mãos e dos pés limpas e secas, pois a humidade favorece o aparecimento e o desenvolvimento dos fungos.
Os fungos nas unhas geralmente afectam mais as unhas dos pés comparativamente com as das mãos e o risco de desenvolvimento desta doença aumenta com a idade.
Os sintomas podem ser:
- A espessura da unha fica mais grossa
- A cor da unha também muda, fica esbranquiçada, às vezes amarelada e até num tom acastanhado
- Um cheiro mais forte também pode surgir nas unhas infectadas
- A unha fica descolada do dedo e, quando se mexe nela, parece que se solta com facilidade
- O contorno da unha fica inflamado e dorido. Além disso, acontece uma alteração no formato, que cresce ondulada e com bastante relevo
- Manchas brancas surgem na superfície da unha
Como tratar uma infecção fungica nas unhas?
O tratamento para unhas com fungos passa pela aplicação de medicação anti-fúngica que necessita de ter a capacidade de penetrar no tecido das unhas para eliminar os fungos.
O tratamento com medicação oral revela-se eficaz para as situações de fungos, mas como qualquer medicação oral podem ter riscos colaterais para algum tipo de pacientes. Um tratamento mais inovador e eficaz para infecções fungicas das unhas é a aplicação de laser.
O sucesso e rapidez no tratamento das infecções fungicas dependem das condições em que se encontram desde a altura em que são diagnosticadas. São altamente tratáveis por isso evite a presença de fungos que tornam as unhas feias e frágeis.
Para prevenir a infecção fungica deve proteger sempre os pés do contacto directo com o solo em piscinas, duches e vestuários, usando chinelos de piscina.
Além disso, tente sempre manter os pés secos utilizando calçado transpirável e meias que absorvam o suor, especialmente em climas quentes.
O tratamento da infecção por fungos nas unhas pode durar muito tempo e cuidados para evitar que infecte as unhas saudáveis:
- Lave sempre as mãos após tocar na unha infectada;
- Desinfecte as ferramentas utilizadas para a pedicure;
- Não utilize verniz ou unhas postiças por contribuem para o crescimento e propagação dos fungos.
Para tratar a infecção leve das unhas pode utilizar produtos que criem um ambiente desfavorável para os fungos, eliminando o problema e prevenindo a propagação da infecção.
Fungos nas Unhas Tratamento Caseiro
1 – Coloque água morna, vinagre e bicarbonato de sódio numa bacia.
Tome um banho normal e lave bem os pés, seque bem os pés e coloque-os na bacia.
Deixe-os uns vinte minutos de molho e tente fazê-lo todos os dias. Verá que em duas semanas os fungos começarão a desaparecer.
2 – Coloque vinagre numa tigela grande e misture-o em parte igual de água quente. Deixe o pé de molho na solução durante meia hora uma ou duas vezes ao dia..
Tente aplicar o vinagre nas áreas afectadas.
Quanto maior a exposição da infecção ao vinagre, melhores serão os resultados.
Uma melhora visível deverá surgir em uma ou duas semanas.
Dicas para prevenção de micoses nas unhas
- Dê atenção especial as unhas pelo menos uma vez na semana. As unhas quebradas, estragadas, sujas e sem cuidados aumentam a possibilidade de desenvolvimento de fungos causando a infecção e micose.
- Tente manter os pés sempre secos e frescos. Os fungos adoram ambientes quentes e húmidos.
- Evite os calçados fechados durante muito tempo. Em casa, ande de chinelo para o pé respirar.
- Elimine os sapatos apertados do seu armário, a pressão exercida nos dedos causada pelos saltos altos ou sapatos de bico fino também machucam as unhas e não as deixam confortáveis, favorecendo o desenvolvimento dos fungos.
Compreenda que a batalha contra os fungos pode ser demorada. Não interrompa o tratamento para garantir os melhores resultados.
ATENÇÂO – Nunca pinte uma unha infectada.
Fotos cedidas por Depositphotos.