AlimentaçãoBem Estar Emocional

Calmantes Naturais Para a Ansiedade

Ansiedade é uma condição psicológica em que o indivíduo se encontra num estado de apreensão desagradável, resultando numa preocupação maior do que a exigida pela situação, e que pode causar sintomas físicos e psicológicos, como dor de cabeça, dor no peito e falta de concentração.

O ritmo de vida acelerado que vivemos traz consigo um dos grandes males da modernidade: a Ansiedade Descontrolada.

Os sintomas mais comuns da ansiedade são as sensações de apreensão ou preocupação, de impotência, de medo ou pânico.

Estas sensações associam-se frequentemente a sintomas físicos como o aumento da frequência cardíaca e respiratória, suores, tremores, sensação de fadiga, entre outros.

Causada por aflições, angustias, perturbações, incertezas, medos e preocupações exageradas, a ansiedade gera a falta de controle sobre os pensamentos e atitudes, além da dificultar a concentração e estimular a compulsão por alimentos.

banner1 1

 

 

CALMANTES NATURAIS PARA A ANSIEDADE

CAMOMILA

Esta dica vem já do tempo das nossas avós e seus antepassados: beber chá de camomila ajuda a acalmar. Isto por que alguns dos seus componentes se ligam aos mesmos receptores cerebrais da mesma forma que medicamentos como o Valium o fariam. A diferença? É tudo natural e saudável!

É um dos chás calmantes mais conhecidos e seu efeito tranquilizante é comprovado.

 

Calmantes Naturais

 

CIDREIRA

Nomeada após a palavra grega para “abelha de mel”, a erva-cidreira tem sido usada pelo menos desde a Idade Média para reduzir o stress e a ansiedade, bem como para ajudar a dormir melhor.

A erva-cidreira é capaz de diminuir a frequência cardíaca, abaixar a pressão e, consequentemente, diminuir seu nível de ansiedade.

LAVANDA

O aroma da lavanda funciona como um anti inflamatório “emocional”: possui efeitos calmantes e tranquilizadores.

Já reparou que muitos dos ambientadores, perfumes e detergentes para o lar possuem este componente? Não é por acaso…

MARACUJÁ

O maracujá tem efeitos sedativos no ser humano, sendo muito recomendado para combater insónias, um dos grandes motivos que levam ao aparecimento da ansiedade.

 

Calmantes

 

EXERCÍCIO FÍSICO

O Exercício físico, conhecido como outra forma de regular a ansiedade, quando praticado regularmente promove a libertação de substâncias que melhoram o humor (combatendo estados de stress crónico e promovendo uma melhor acção do sistema imunitário), gastando energia excessiva que pode estar a contribuir para a manutenção da ansiedade.

Pratique uma actividade física ou de relaxamento, como ioga ou meditação.

5 / 5. Votos: 1

Sem votos! Seja o primeiro.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo